Óptica Havaneza faz rastreios de despistagem visual a crianças da EB de São Mateus

A convite dos professores responsáveis pela EB1/JI de São Mateus, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, a Óptica Havaneza, promoveu durante o mês de fevereiro, a realização de rastreios de despistagem visual a cerca de 30 alunos do 1º ciclo do ensino Básico, desta instituição.

Esta iniciativa, que decorreu nas instalações da EB1/JI de S. Mateus em Montemor-o- Novo, integra o projeto Saúde Visual XXI, projeto piloto levado a cabo pela Óptica Havaneza, que tem como um dos principais objetivos, a deteção atempada e a prevenção de patologias, contribuindo para o sucesso do processo de aprendizagem e o pleno desenvolvimento das crianças e de toda a comunidade.

A deteção precoce dos problemas de saúde, antes de apresentarem sinais evidentes da sua existência, é fundamental no tratamento e diagnóstico final. A apresentação dos resultados foi feita de forma individual e confidencial, através de carta dirigida a cada encarregado de educação.

“Dança Participativa” da Companhia de Dança Contemporânea de Évora continua junto das escolas em março

Foto: Companhia de Dança Contemporânea de Évora

A iniciativa “Dança Participativa” da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, continua a expandir a sua presença, incorporando mais estabelecimentos de ensino no seu circuito de atividades pela cidade e concelho de Évora.

Em 2024, a “Dança Participativa” apresenta-se com uma variedade de atividades que abrangem oficinas de dança contemporânea, assistência a ensaios abertos na Black Box, visitas culturais, conversas e a presença de artistas nas escolas.

Estas iniciativas visam sensibilizar, capacitar, qualificar e envolver públicos diversos através de ações de educação artística não formal. O objetivo é despertar e motivar os participantes para a apreciação e experimentação de diversas linguagens da dança, integrando momentos de formação, partilha de conhecimento, emoções e valores.

Durante o mês de março, a “Dança Participativa” apresentará oficinas de dança contemporânea destinadas ao primeiro ciclo, jardim de infância e 9º ano de escolaridade, estabelecendo uma articulação com o ensino formal.

As escolas Básicas do Bairro de Almeirim, Graça do Divor, S. Manços, Senhora da Glória e Nossa Senhora de Machede, assim como o jardim de infância de Nossa Senhora de Machede e a Escola Secundária Gabriel Pereira, receberão novamente a “Dança Participativa”. Adicionalmente, a Escola Básica Galopim de Carvalho integrará pela primeira vez o projeto, com um total de 9 sessões ao longo do mês.

A participação nas atividades é gratuita, mediante inscrição prévia. A “Dança Participativa” está inserida na programação de 2024 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes, e da Câmara Municipal de Évora. Tem o apoio local da Escola EB1 do Bairro de Almeirim, EB1 São Manços, EB1 Graça do Divor, EB1 Senhora da Glória, EB1 e Jardim de Infância Nossa Senhora de Machede e Escola Secundária Gabriel Pereira.

Alandroal leva o Festival do Peixe do Rio até à BTL em Lisboa 

Numa altura em que em Alandroal se realiza o Festival do Peixe do Rio, o chef José Júlio Vintém, e num “momento especial de promoção da gastronomia do concelho”, vai promover um shoowcocking na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre até domingo, 3 de março.

À semelhança de outros municípios de todo o Alentejo, também o de Alandroal está representado neste que é o mais importante evento na área do turismo em Portugal, através do stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

“Vamos mostrar o que fazemos sempre, articulando o que é feito no concelho, com os nossos convidados, a tradição, com a inovação, porque só assim é que se consegue evoluir”, diz o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo.

Tiago Salgueiro apresenta nova edição de “Do Japão para o Alentejo” em Évora

A nova edição do livro “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tensho em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584”, de Tiago Salgueiro, é lançada na quinta-feira, 29 de fevereiro, pelas 18 horas, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, em Évora.

Com o apoio do Município de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança, em 2012, o autor calipolense lançou a primeira edição da obra. Nessa altura, segundo explica, procurou-se investigar os motivo e os objetivos da visita, em pleno século XVI, da embaixada, “que pertencia a uma família nobre do Japão”, à Corte dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa.

“Foram efetuadas duas edições, nesse período, e foi feita uma tradução para japonês, em 2014. O livro deu origem também a uma peça de teatro e, no ano passado, foi-me lançado o desafio, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, para que a obra fosse novamente editada, uma vez que as edições anteriores tinham esgotado”, adianta o autor.

Nesta nova edição, a obra conta com “algumas atualizações ao projeto original”, com novas imagens, dando-lhe “uma nova dinâmica” adianta Tiago Salgueiro, tendo também como objetivo promover a vertente turística, quer de Vila Viçosa, quer de Évora.

“Tanto Évora como Vila Viçosa têm vindo a ser motivo de visita para os turistas japoneses e, tendo em conta que 2023 também foi um ano bastante intenso, do ponto de vista turístico, com o crescente número de turistas, vindos também do continente asiático. A nossa ideia aqui é contribuir para essa valorização e dinamização, através desta história, que é interessante do ponto de vista histórico, mas que também apela a novas dinâmicas do ponto de vista turístico”, explica ainda Tiago Salgueiro.

Esta nova edição da obra, editada pela Colibri, conta com prefácio do professor Vítor Serrão.

Vila Viçosa promove-se enquanto destino de turismo religioso na BTL

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o mais importante evento na área do turismo em Portugal, que já teve início na FIL, no Parque das Nações, estende-se até domingo, 3 de março.

À semelhança do que acontece com os municípios do Alto Alentejo, também os do Alentejo Central estão representados no evento, através do stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O Município de Vila Viçosa, contudo, tem dupla representação no certame, uma vez que, como explica o presidente Inácio Esperança, está também, juntamente com outros municípios do país, num stand dedicado ao turismo religioso.

“Foi-nos lançado o desafio pelo Município de Ourém, de estarmos, com mais de 17 municípios do país num stand de turismo religioso, no pavilhão 2. Obviamente que Vila Viçosa não podia deixar de estar presente, porque é um dos maiores e melhores destinos de turismo religioso, pois é lá que está a padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição”, assegura o autarca.

Ao longo do evento, nos dois stands em que Vila Viçosa está representada, “haverá uma grande dinamização, através da participação de empresas locais, degustação de vinhos e produtos tradicionais, bem como apresentação de livros e o anúncio oficial da III Feira de Inspiração Renascentista”.

Município de Montemor-o-Novo planta 100 azinheiras na Herdade da Adua

Nos passados dias 22 e 23 de fevereiro, diversos serviços da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (Planeamento Ambiental, Gabinete Técnico Florestal e Jardins e Espaços Verdes) realizaram uma retancha, numa parcela de compensação na Herdade da Adua, em que foram plantadas 100 Azinheiras (Quercus rotundifolia), provenientes de uma candidatura ao Programa Floresta Comum.

Este projeto foi acordado com ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, tendo o Município assumido o compromisso de efetuar plantações na Herdade da Adua, de forma a compensar o abate de árvores realizado aquando da última expansão da Zona Industrial da Adua.

Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo com o maior stand na BTL

O mais importante evento na área do turismo em Portugal, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), tem início esta quarta-feira, 28 de feveiro, na FIL, no Parque das Nações e onde, até domingo, 3 de março, os municípios da região marcam presença para se promover e dar a conhecer o que de melhor têm para oferecer aos visitantes.

Com “muita animação e iniciativas”, nesta que esta é “a grande montra do turismo nacional”, o “maior stand da feira” é o da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, revela o presidente José Manuel Santos. “Vamos ter todo o Alentejo e Ribatejo na feira e, este ano, procurámos melhorar aquilo que é a oferta dentro do stand. Vamos ter mais iniciativas de iniciativa própria do Entidade Regional, passatempos, animação”, adianta.

No decorrer da BTL, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo irá lançar os calendários de eventos de ambas as regiões, bem como um portal, para “promover a oferta de walking e cicling”. Por outro lado, destaca José Manuel Santos, o stand terá áreas de atendimentos específicas para cada uma das regiões. “Vamos valorizar muito a questão do marketing e da promoção”, acrescenta.

No certame, a Entidade Regional de Turismo, para além do seu stand, estará ainda representada no auditório 1 da FIL, onde vão “decorrer os cinco grandes eventos da feira”. “Vamos patrocinar esse auditório, que vai ter a nossa marca e onde vamos promover os nossos vídeos: o do Alentejo e o da Cidade do Vinho do Ribatejo”, explica ainda o presidente.

Com toda esta aposta, pretende-se “tornar a presença na BTL mais agressiva, no bom sentido”. Considerando o investimento “significativo” que é feito, José Manuel Santos espera que se possa “tirar o maior partido para a região”, sendo que, no stand, irão decorrer reuniões com operadores e empresas ligadas ao turismo. A par disso, haverá uma área específica para a comunicação social.

Cabo Verde, um destino de eleição dos turistas portugueses, é o destino internacional convidado da edição deste ano da BTL. O evento, até às 17 horas de sexta-feira, é apenas destinado a profissionais do setor, estando aberto, a partir daí, e até às 20 horas de domingo, ao público em geral.

“À conversa com o comércio local” com o “Talho Central”

Esta semana é o “Talho Central” que está em destaque, na rubrica “À conversa com o comércio local”.

António Augusto, proprietário adiantou à RNA, contou à RNA, que depois de trabalhar no ramo à vários anos e precisamente neste talho, “o negócio foi posto à venda e decidiu comprar e já lá vão 25 anos”.

Este comércio local segundo diz o empresário, ainda tem “muita afluência de clientes”, que procuram este tipo de venda mais personalizada.

Tudo para saber sobre este estabelecimento, com António Augusto, na rubrica “À conversa com o comércio local”, que pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Feira medieval regressa a Montemor-o-Novo

A Feira Medieval está de regresso ao Castelo de Montemor-o-Novo e já tem data marcada.

Nesta organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o apoio da Turismo do Alentejo, poderá embarcar numa viagem no tempo absolutamente imperdível.

É o retorno triunfante da Feira Medieval a Montemor-o-Novo, cuja última edição foi em 2005, num evento que transporta os visitantes para uma época em que a vila dentro de muralhas se enchia de vida com os seus habitantes, artesãos, almocreves, nobres e membros do clero.

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, o burburinho das multidões, os aromas exóticos das especiarias, a música de alaúdes e flautas vão voltar a inundar o nosso Castelo.

“Comunidade de Leitores” esta quinta-feira na Biblioteca Municipal Almeida Faria

A Biblioteca Municipal Almeida Faria em Montemor-o-Novo,  promove mensalmente, na última quinta-feira do mês, uma atividade denominada “Comunidade de Leitores”, pelas 18h00.

O objetivo é a discussão de uma obra literária. “Pretende-se contribuir para a formação de um público leitor, critico e criativo”, conforme adiantou à RNA, Sara Cochixo, animadora sócio-cultural da biblioteca municipal.

A próxima sessão deste da Comunidade de Leitores na Biblioteca Municipal Almeida Faria, terá lugar amanhã, pelas 18h00.

GNR de Évora registou ontem dois acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia de ontem 27 de fevereiro, dois acidentes de viação, sendo dois despistes dos quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registados 13 ocorrências, oito crimes contra as pessoas, quatro crimes contra o património e um crime contra o estado.

No âmbito contraordenacional registaram-se 52 infrações relativas à legislação rodoviária, duas relativa à legislação ambiental e uma relativa à legistação policial.

Borba dá a conhecer todos os eventos do concelho na BTL

Integrado no stand da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Município de Borba aproveita a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), até domingo, 3 de março, para, entre outras coisas, dar a conhecer todos os eventos que se realizam, ao longo do ano, no concelho.

“Vamos apresentar todas as datas e um resumo de todos os nossos eventos. Cada manhã, cada tarde, cada período destes dias, na BTL, vai ter uma animação diferente”, começa por explicar a vereadora Sofia Dias.

Com o intuito de promover tudo o que de melhor se faz em Borba, revela ainda a vereadora, estarão presentes algumas das adegas, para provas de vinho, e alguns alojamentos locais, “para que se promovam e captem visitantes para o concelho”.

A já famosa “Roda da Sorte” estará também presente no stand do Município de Borba. “O único objetivo é que as pessoas possam levar experiências de Borba, porque temos mais de 150 vouchers para utilizarem no nosso concelho, nas mais diversas áreas, desde restauração, a cafetaria e a alojamentos locais”, diz ainda Sofia Dias.

Fim-de-semana de títulos para o Grupo Desportivo de Pavia

O passado fim-de-semana foi de conquista de títulos para o Grupo Desportivo de Pavia (GDP).

Os atletas Telmo Piado, Thiago Vieira, Martim Prates, Guilherme Miguens e Rodrigo Chaveiro, e a respetiva equipa técnica, rumaram até Braga para defender as cores do Grupo Desportivo de Pavia, nos dias 24 e 25 de fevereiro, nos Campeonatos Nacionais de Sub-20 em Pista Coberta.

E foi de medalha ao peito que regressaram ao Concelho de Mora.

O atleta Guilherme Miguens bateu o seu recorde pessoal e regional de Pista Coberta, conquistando o 4º lugar nacional nos 400 metros.

Por sua vez e em trabalho de equipa, o Grupo Desportivo de Pavia consagrou-se Vice-Campeão de Pista Coberta de Sub-20 na Estafeta de 4×400.

Ao Grupo Desportivo de Pavia, o Município de Mora felicita por todo o trabalho desenvolvido, espelho dos resultados agora conquistados.

Montemor-o-Novo presente da BTL até domingo

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o mais importante evento na área do turismo em Portugal, que já teve início na FIL, no Parque das Nações, estende-se até domingo, 3 de março.

O município de Montemor-o-Novo está representado no evento, através do stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

António Xavier, vereador da Câmara de Montemor referiu à RNA que o que vai estar em destaque é “a gruta do Escoural, sobretudo  pelo trabalho desenvolvido no novo centro interpretativo do Escoural e também com o objetivo que temos de promover a gruta e tentar mostrá-la a mais pessoas”.

“Quem está na BTL poder ver a gruta através de óculos de realidade aumentada, mas também vamos promover o concelho no seu todo na perspetiva da natureza, da cultura, da gastronomia que é o que nos diferencia enquanto concelho”.

O vereador salientou ainda que vão haver “uma série de iniciativas privadas a mostrar o que de muito bom se faz em Montemor-o-Novo, como por exemplo o Festival de Lavre e outras empresas que ao longo do certame vão mostrar o seu trabalho e permitir que quem visitar a BTL conheça também não só o trabalho do município mas também o trabalho das entidades privadas”.

Terceiro prémio do Euromilhões sai em Portugal

Os mais de 11 mil euros (11.567,83 euros) do terceiro prémio do Euromilhões, do sorteio de ontem, 27 de fevereiro, saíram a um jogador com aposta registada em Portugal, a par de outros dez no estrangeiro.

Já o segundo prémio, de 61.868,95 euros, saiu a oito apostadores no estrangeiro.

No sorteio de ontem não houve totalistas, pelo que o próximo “jackpot” será de 39 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 3, 4, 9, 12 e 20 e as estrelas 5 e 6.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.