“Dança Participativa” da Companhia de Dança Contemporânea de Évora continua junto das escolas em março

Foto: Companhia de Dança Contemporânea de Évora

A iniciativa “Dança Participativa” da Companhia de Dança Contemporânea de Évora, continua a expandir a sua presença, incorporando mais estabelecimentos de ensino no seu circuito de atividades pela cidade e concelho de Évora.

Em 2024, a “Dança Participativa” apresenta-se com uma variedade de atividades que abrangem oficinas de dança contemporânea, assistência a ensaios abertos na Black Box, visitas culturais, conversas e a presença de artistas nas escolas.

Estas iniciativas visam sensibilizar, capacitar, qualificar e envolver públicos diversos através de ações de educação artística não formal. O objetivo é despertar e motivar os participantes para a apreciação e experimentação de diversas linguagens da dança, integrando momentos de formação, partilha de conhecimento, emoções e valores.

Durante o mês de março, a “Dança Participativa” apresentará oficinas de dança contemporânea destinadas ao primeiro ciclo, jardim de infância e 9º ano de escolaridade, estabelecendo uma articulação com o ensino formal.

As escolas Básicas do Bairro de Almeirim, Graça do Divor, S. Manços, Senhora da Glória e Nossa Senhora de Machede, assim como o jardim de infância de Nossa Senhora de Machede e a Escola Secundária Gabriel Pereira, receberão novamente a “Dança Participativa”. Adicionalmente, a Escola Básica Galopim de Carvalho integrará pela primeira vez o projeto, com um total de 9 sessões ao longo do mês.

A participação nas atividades é gratuita, mediante inscrição prévia. A “Dança Participativa” está inserida na programação de 2024 da CDCE, tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Direção Geral das Artes, e da Câmara Municipal de Évora. Tem o apoio local da Escola EB1 do Bairro de Almeirim, EB1 São Manços, EB1 Graça do Divor, EB1 Senhora da Glória, EB1 e Jardim de Infância Nossa Senhora de Machede e Escola Secundária Gabriel Pereira.