Tiago Salgueiro apresenta nova edição de “Do Japão para o Alentejo” em Évora

A nova edição do livro “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tensho em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584”, de Tiago Salgueiro, é lançada na quinta-feira, 29 de fevereiro, pelas 18 horas, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, em Évora.

Com o apoio do Município de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança, em 2012, o autor calipolense lançou a primeira edição da obra. Nessa altura, segundo explica, procurou-se investigar os motivo e os objetivos da visita, em pleno século XVI, da embaixada, “que pertencia a uma família nobre do Japão”, à Corte dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa.

“Foram efetuadas duas edições, nesse período, e foi feita uma tradução para japonês, em 2014. O livro deu origem também a uma peça de teatro e, no ano passado, foi-me lançado o desafio, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, para que a obra fosse novamente editada, uma vez que as edições anteriores tinham esgotado”, adianta o autor.

Nesta nova edição, a obra conta com “algumas atualizações ao projeto original”, com novas imagens, dando-lhe “uma nova dinâmica” adianta Tiago Salgueiro, tendo também como objetivo promover a vertente turística, quer de Vila Viçosa, quer de Évora.

“Tanto Évora como Vila Viçosa têm vindo a ser motivo de visita para os turistas japoneses e, tendo em conta que 2023 também foi um ano bastante intenso, do ponto de vista turístico, com o crescente número de turistas, vindos também do continente asiático. A nossa ideia aqui é contribuir para essa valorização e dinamização, através desta história, que é interessante do ponto de vista histórico, mas que também apela a novas dinâmicas do ponto de vista turístico”, explica ainda Tiago Salgueiro.

Esta nova edição da obra, editada pela Colibri, conta com prefácio do professor Vítor Serrão.