Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo acontece entre os dias 23 e 28 de abril

A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo acontece entre os dias 23 e 28 de abril.  Esta será a sua XXII edição e são esperados centenas de romeiros.

O objetivo do evento “é manter uma tradição centenária, onde o intuito era de trazer os romeiros da Moita a Viana do Alentejo ao Santuário de Nossa Senhora D’ Aires, para benzerem os animais nesta altura para que corresse bem o ano”, conforme adiantou à RNA, Luís Miguel Duarte, presidente do município de Viana.

Este ano vai haver uma novidade que se prende com o número de dias, “de quatro passa a cinco dias, por forma a minimizar o esforço dos animais”. A romaria “parte da Moita este ano à terça-feira, deste modo também haverá uma alteração nas pernoitas”, referiu o edil.

Luís Miguel Duarte, acrescentou que “Depois da chegada dos romeiros a Viana do Alentejo, vai haver festa como já é habitual com grupos corais locais e danças de sevilhanas. Vai haver também uma tenda de espetáculos na Vila para envolver também a população e haver festa entre todos”.

Este é um evento organizado pelas autarquias da Moita e Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.