A Igreja de São Vicente em Évora acolhe, até final de março, uma exposição de fotografia de Cláudia Dias que promove uma reflexão narrativa sobre a saúde mental, em particular a questão do suicídio.
O público é convidado a “mergulhar” neste tema através de uma série de 12 fotografias com instalação sonora. A iniciativa faz parte da chamada artística do festival Artes à Rua.
O projeto para esta exposição surgiu no âmbito da cadeira de Fotografia, lecionada na Escola de Artes da Universidade de Évora, pelo docente e artista David Infante.
Este trabalho fotográfico constitui-se como reflexão narrativa sobre o tema da saúde mental, retratando alguns sítios icónicos do distrito de Évora, como o Santuário de Nossa Senhora de Aires, a vila de Viana do Alentejo ou a barragem do Divor.
A autora considera que o tema da saúde mental é hoje mais bem aceite pela sociedade em geral, “até por circunstâncias relacionadas com a pandemia.
Problemáticas como a ideação suicida e a depressão são hoje amplamente abordadas e discutidas. Goodbye é uma despedida premeditada”, afirma Claudia Dias, atualmente mestranda em Psicologia Clínica na Universidade de Évora.
Esta mostra pode ser visitada até 27 de março, de segunda-feira a sábado, entre as 9.00 horas e as 13.00 horas e as 14.00 horas e as 17.00 horas.