Grupo União Sport perde com Canaviais em casa com exibição fraca

Este domingo, 11 de fevereiro, teve lugar a 13.ª jornada da Liga Elite, com o Grupo União Sport (GUS) a averbar a sua segunda derrota em casa, desta feita no Parque Desportivo de Montemor, por 1-3, diante da formação do Canaviais.
Já na 12.ª jornada do Grupo B da Liga AFE, destaque para a primeira vitória da temporada do Cortiçadas de Lavre que bateu por 3-2 o Fazendas do Cortiço, após estar a perder por 0-2. De resto, na estreia do seu novo treinador Rui Pinto, o Valenças empatou 1-1 com Cabrela, e o líder Escouralense não facilitou, batendo o S. Pedrense por 0-2, numa jornada em que descansou o Foros de Vale de Figueira
Abordando a partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o GUS efetuou, provavelmente, a pior exibição da temporada, o Canaviais apresentou-se com novo treinador, já que Miguel Ângelo foi substituído por Rui Fernandes. A partida iniciou com o Grupo União Sport a manter o mesmo 11 do jogo com Arcoense. O Canaviais entrou melhor no desafio, tomando o comando da partida e, na sequência do segundo pontapé de canto, inaugurou o marcador, logo aos 6 minutos, com Castanho a empurrar a bola para o fundo da baliza alvinegra. O União foi melhorando e, aos 16 minutos, Pedro Reis teve nos pés o empate, mas adiantou um pouco a bola, perdendo-se a oportunidade. O Canaviais continuou superior quando, aos 28 minutos, Matheus passou de forma fácil por dois jogadores do União, fazendo chegar o esférico a Azinhais, que sofreu grande penalidade. Na marcação do castigo máximo, Pedro Seabra coloca a bola para o lado oposto de Nuno Brás, ampliando a vantagem para 0-2. A tarde estava difícil para o GUS, com a equipa treinada por Fábio Neves a ter muitas dificuldades para articular o seu futebol, enquanto que o Canaviais pressionava e dominava. Deste modo, o treinador unionista, não esperou mais e, aos 35 minutos de jogo, efetuou dupla alteração, com Odilon Jr. e João Bugio a renderem António Serrano e Pedro Reis. Ao intervalo o Canaviais ganhava bem por 0-2, numa 1.ª parte que dominou a seu belo prazer, com o União a pouco incomodar o guardião contrário, apresentando-se bastante desligado do jogo. Pedia-se mais agressividade ao União para os segundos 45 minutos.
No retomar da partida, o União mexeu outra vez e fez entrar André Arraiolos para o lugar de Rúben Varela, enquanto que o Canaviais manteve o mesmo 11 inicial. Após um livre de Marco Oliveira, que ainda assustou o guarda-redes do Canaviais, a formação amarela esteve perto do 0-3, com Odilon Jr a fazer o corte no momento certo. Aos 60 minutos, o Canaviais faz a sua primeira alteração, com Nqoba a render Azinhais. O Canaviais iria chegar ao 0-3, aos 62 minutos, com a equipa do União a ver jogar, e a formação forasteira a trocar a bola, sendo Miguel Serrano a apontar o golo, que significava um passo de gigante para amealhar os 3 pontos. Entretanto, no GUS, Preciado entrou para o lugar de Wesley e, no Canaviais, Castanho saiu para a entrada de Ricardo Bernardo. Aos 67 minutos, o União faz finalmente uma boa jogada, com Ruan a defender para canto. Aos 70 minutos, a formação montemorense iria finalmente reduzir para 1-3, com Odilon a estrear-se a marcar, após livre de André Arraiolos. Aos 72 minutos, Rui Fernandes faria tripla alteração no Canaviais, com Isac, Simões e Luís Ramos a substituírem Miguel Serrano, Matheus e Curado. O Canaviais baixava linhas, tentando explorar o contra ataque, enquanto que o União intensificava a pressão. Até ao final do encontro, o resultado não se alterou, com o Canaviais a vencer de forma justa, com o GUS a fazer uma exibição paupérrima, onde nada correu bem.

Resultados:
Liga Elite 13.ª jornada 
Portel – Alcaçovense (9 fev.) – não se realizou
Atlético Sc 3-2 Arcoense
Lusitano de Évora “B” 1-1 Redondense
Sporting Viana 4-0 Monte Trigo
Lusitano Arraiolense 0-2 Estrela Fc
Grupo União Sport 1-3 Canaviais

Liga AFE – 12.ª JORNADA 
Grupo A
Vera Cruz 0-1 Estremoz
Corval 1-2 Borbense
Aguiar 1-1 Calipolense
S. Manços 2-0 Oriolenses
Bencatelense 2-4 S. Bartolomeu do Outeiro

Grupo B
Valenças 1-1 Cabrela
Cortiçadas de Lavre 3-2 Fazendas do Cortiço
Tourega 0-0 Santana do Campo
S. Pedrense 0-2 Estrela Escouralense
Descansa: Foros de Vale de Figueira

Resialentejo investe 960 mil euros no novo Ecocentro de Moura

O novo Ecocentro de Moura vai ser inaugurado a 16 de fevereiro, após um investimento realizado pela empresa intermunicipal Resialentejo, que ascende a mais de 960 mil euros, e resulta de uma candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência).

O novo equipamento localiza-se no Parque Industrial de Moura e permitirá à população em geral fazer entregas de diversos resíduos, funcionando também como Estação de Transferência. O objetivo passa por apoiar o projeto porta a porta desenvolvido por este município, disponibilizando uma solução de entrega de resíduos urbanos ou equiparados a urbanos (embalagens, volumosos, resíduos de equipamento elétrico e eletrónico, resíduos verdes, metal, cartão, vidro, lâmpadas, entre outros).

A Resialentejo passa a disponibilizar seis Ecocentros, localizados nos concelhos de Barrancos, Beja, Castro Verde (Piçarras), Mértola (S. João dos Caldeireiros), Serpa (Pias), a que se junta este novo espaço localizado em Moura.

Os fluxos de materiais recebidos podem ser entregues por empresas, instituições, serviços ou cidadãos ou serem recolhidos seletivamente pelas autarquias. Os resíduos sofrem apenas um processo de acondicionamento em contentores abertos ou em compactadores devidamente identificados, sendo posteriormente encaminhados para o seu destino final. A Resialentejo e a Câmara Municipal de Moura oferecem a deposição gratuita de alguns destes materiais.

Enquanto Estação de Transferência, a infraestrutura vai receber também os Resíduos Sólidos Urbanos recolhidos pelas viaturas de recolha municipal. O novo Ecocentro pretende servir de forma mais eficaz os utilizadores, ao possibilitar que os munícipes e os empresários do Parque Industrial tenham um horário alargado para a entrega dos seus recicláveis, promovendo a entrega de resíduos volumosos. Durante os dias úteis, o horário de funcionamento será entre as 07h00 e as 13h00, e das 14h00 às 20h00. Ao sábado, o espaço estará aberto entre as 08h00 e as 13h00, e as 14h00 e as 19h00.

A inauguração do novo Ecocentro de Moura acontece no dia 16 de fevereiro, a partir das 11.30 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, além da presença do presidente do Conselho de Administração da Resialentejo, Marcelo Guerreiro.

Coruche: concurso de fotografia “Vamos fotografar o nosso património arquitetónico”

A Biblioteca Municipal de Coruche convida a comunidade local a participar no concurso de fotografia Projeto Marcas na História, este ano subordinado ao tema “Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico”.

Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche refere que este concurso “resulta de uma parceria das bibliotecas escolares, não só da Lezíria do Tejo mas também de outros municipios do Oeste e médio Tejo”.

“Pretende-se valorizar e promover, tudo o que tem a ver com o nosso património arquitetónico, tanto ao nível concelhio como ao nível da nossa região”, acrescenta.

Cada concorrente pode participar com uma única fotografia, inédita, da sua autoria, tirada a um elemento do património arquitetónico do respetivo concelho, acompanhada de um título ou de uma frase alusiva ao tema, com o máximo de 160 caracteres.

As fotografias devem ser enviadas até 31 de março de 2024 para o endereço de email marcasnahistoria@gmail.com, acompanhadas da grelha disponibilizada pela organização.

PCP apresenta manifesto eleitoral para a região Alentejo

No âmbito da pré-campanha eleitoral para as eleições legislativas do próximo dia 10 de março, a Direção Regional do Alentejo do PCP apresenta na próxima quarta-feira, dia 14 de fevereiro, o Manifesto Eleitoral “O Alentejo tem futuro – Mais CDU, vida melhor”.

Segundo o partido, “trata-se de um importante documento que sintetiza uma visão integrada de desenvolvimento para toda a região Alentejo assente num conjunto de medidas e projetos concretos que abarcam uma visão de conjunto das necessidades e potencialidade de desenvolvimento do Alentejo”.

A apresentação deste manifesto será realizada em quatro conferências de imprensa, realizadas no mesmo dia (14 de fevereiro), uma em cada uma das quatro sub-regiões do Alentejo, direcionadas à comunicação social nacional, regional e local, e que contarão com a participação de candidatos da CDU e dirigentes do PCP.

No distrito de Évora, esta conferência de imprensa está marcada para as 11 horas de dia 14, no Centro de Trabalho de Portalegre do PCP. Participam Alma Rivera, 1ª Candidata da CDU pelo Círculo Eleitoral de Évora; Noel Moreira, Candidato da CDU pelo Círculo Eleitoral de Évora, Membro do Executivo da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP; e Nuno do Ó, Candidato da CDU pelo Círculo Eleitoral de Évora.

Câmara de Coruche anuncia oferta pública de venda de terreno para empreendimento turístico

Foto: Municipio de Coruche

O Município de Coruche anuncia a intenção de venda de um terreno destinado à construção de um empreendimento turístico junto à Ermida de Nossa Senhora do Castelo e da Calçadinha, estrategicamente localizado no perímetro urbano da Vila, pelo preço mínimo de 188.227,80 euros. O terreno, com área de 9.682,90 metros quadrados, destina-se ao desenvolvimento de um projeto turístico assente na construção de um empreendimento hoteleiro.

O projeto deve cumprir requisitos específicos, como sejam a criação de um estabelecimento hoteleiro com mínimo de quatro estrelas, oferecendo entre 100 e 190 camas. A construção deve contemplar a utilização de recursos endógenos locais e o projeto deve promover espaços de lazer e bem-estar, com ofertas complementares, como restaurante e bar.

O prazo para apresentação de propostas encerra às 17.00 horas do 45.o dia a contar da publicitação do respetivo edital, consultável online no site da Câmara de Coruche.

Considerando o défice de camas do setor turístico de Coruche, o executivo da Câmara Municipal considera de inegável interesse público a criação de condições para a promoção da instalação de uma unidade hoteleira que assegure um efetivo aumento da capacidade de hospedagem. Face à urgência da necessidade de dotar o Concelho de um projeto hoteleiro capaz de responder às necessidades municipais, Francisco Oliveira, presidente do Município, considera ser indispensável alienar o terreno «para que o Concelho possa aspirar a um desenvolvimento turístico estruturado, contínuo e sustentável».

Gabinete de Apoio na Demência de Coruche presta apoio de proximidade

Todas as terceiras sextas-feiras do mês, a equipa especializada do Gabinete de Apoio na Demência de Coruche e da Associação Alzheimer Portugal presta atendimento e apoio de proximidade à comunidade local, pessoas com demência, familiares, cuidadores formais e população em geral.

Trata-se de uma resposta especializada e descentralizada que proporciona uma intervenção centrada na pessoa, no seu local de residência, promovendo a qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores.