Grupo União Sport perde com Canaviais em casa com exibição fraca

Este domingo, 11 de fevereiro, teve lugar a 13.ª jornada da Liga Elite, com o Grupo União Sport (GUS) a averbar a sua segunda derrota em casa, desta feita no Parque Desportivo de Montemor, por 1-3, diante da formação do Canaviais.
Já na 12.ª jornada do Grupo B da Liga AFE, destaque para a primeira vitória da temporada do Cortiçadas de Lavre que bateu por 3-2 o Fazendas do Cortiço, após estar a perder por 0-2. De resto, na estreia do seu novo treinador Rui Pinto, o Valenças empatou 1-1 com Cabrela, e o líder Escouralense não facilitou, batendo o S. Pedrense por 0-2, numa jornada em que descansou o Foros de Vale de Figueira
Abordando a partida que a RNA acompanhou com relato, e em que o GUS efetuou, provavelmente, a pior exibição da temporada, o Canaviais apresentou-se com novo treinador, já que Miguel Ângelo foi substituído por Rui Fernandes. A partida iniciou com o Grupo União Sport a manter o mesmo 11 do jogo com Arcoense. O Canaviais entrou melhor no desafio, tomando o comando da partida e, na sequência do segundo pontapé de canto, inaugurou o marcador, logo aos 6 minutos, com Castanho a empurrar a bola para o fundo da baliza alvinegra. O União foi melhorando e, aos 16 minutos, Pedro Reis teve nos pés o empate, mas adiantou um pouco a bola, perdendo-se a oportunidade. O Canaviais continuou superior quando, aos 28 minutos, Matheus passou de forma fácil por dois jogadores do União, fazendo chegar o esférico a Azinhais, que sofreu grande penalidade. Na marcação do castigo máximo, Pedro Seabra coloca a bola para o lado oposto de Nuno Brás, ampliando a vantagem para 0-2. A tarde estava difícil para o GUS, com a equipa treinada por Fábio Neves a ter muitas dificuldades para articular o seu futebol, enquanto que o Canaviais pressionava e dominava. Deste modo, o treinador unionista, não esperou mais e, aos 35 minutos de jogo, efetuou dupla alteração, com Odilon Jr. e João Bugio a renderem António Serrano e Pedro Reis. Ao intervalo o Canaviais ganhava bem por 0-2, numa 1.ª parte que dominou a seu belo prazer, com o União a pouco incomodar o guardião contrário, apresentando-se bastante desligado do jogo. Pedia-se mais agressividade ao União para os segundos 45 minutos.
No retomar da partida, o União mexeu outra vez e fez entrar André Arraiolos para o lugar de Rúben Varela, enquanto que o Canaviais manteve o mesmo 11 inicial. Após um livre de Marco Oliveira, que ainda assustou o guarda-redes do Canaviais, a formação amarela esteve perto do 0-3, com Odilon Jr a fazer o corte no momento certo. Aos 60 minutos, o Canaviais faz a sua primeira alteração, com Nqoba a render Azinhais. O Canaviais iria chegar ao 0-3, aos 62 minutos, com a equipa do União a ver jogar, e a formação forasteira a trocar a bola, sendo Miguel Serrano a apontar o golo, que significava um passo de gigante para amealhar os 3 pontos. Entretanto, no GUS, Preciado entrou para o lugar de Wesley e, no Canaviais, Castanho saiu para a entrada de Ricardo Bernardo. Aos 67 minutos, o União faz finalmente uma boa jogada, com Ruan a defender para canto. Aos 70 minutos, a formação montemorense iria finalmente reduzir para 1-3, com Odilon a estrear-se a marcar, após livre de André Arraiolos. Aos 72 minutos, Rui Fernandes faria tripla alteração no Canaviais, com Isac, Simões e Luís Ramos a substituírem Miguel Serrano, Matheus e Curado. O Canaviais baixava linhas, tentando explorar o contra ataque, enquanto que o União intensificava a pressão. Até ao final do encontro, o resultado não se alterou, com o Canaviais a vencer de forma justa, com o GUS a fazer uma exibição paupérrima, onde nada correu bem.

Resultados:
Liga Elite 13.ª jornada 
Portel – Alcaçovense (9 fev.) – não se realizou
Atlético Sc 3-2 Arcoense
Lusitano de Évora “B” 1-1 Redondense
Sporting Viana 4-0 Monte Trigo
Lusitano Arraiolense 0-2 Estrela Fc
Grupo União Sport 1-3 Canaviais

Liga AFE – 12.ª JORNADA 
Grupo A
Vera Cruz 0-1 Estremoz
Corval 1-2 Borbense
Aguiar 1-1 Calipolense
S. Manços 2-0 Oriolenses
Bencatelense 2-4 S. Bartolomeu do Outeiro

Grupo B
Valenças 1-1 Cabrela
Cortiçadas de Lavre 3-2 Fazendas do Cortiço
Tourega 0-0 Santana do Campo
S. Pedrense 0-2 Estrela Escouralense
Descansa: Foros de Vale de Figueira