A.XAT – Montemor-o-Novo reconquista título de Campeão Nacional de semi-rápidas

Após um torneio exemplar, onde dominou por completo, a A.XAT Montemor-o-Novo conquistou o título nacional de semi-rápidas, recuperando ontem, 27 de janeiro, na Marinha Grande, um ceptro que havia perdido para o Vitória SC na época passada.

O conjunto alentejano venceu todos os encontros das nove jornadas, somando, por isso, 27 pontos, mais 3 do que o Estrelas de S. João de Brito, segundo classificado, e mais 4 do que o Vitória SC, terceiro. Trata-se do quarto título da especialidade da A.XAT, depois dos conquistados nas épocas de 2017/2018, 2020/2021 e 2021/2022.

Fizeram parte do conjunto campeão o grande mestre cubano YusmelBacallao, o mestre internacional cubano Lennis Martinez e os mestres FIDE portugueses José Guilherme Santos e Bruno Martins. Em termos de resultados por tabuleiros, o registo da A.XAT é impressionante, pois totalizou 32,5 pontos, cedendo apenas 3,5 pontos. Neste particular destacou-se o campeão nacional absoluto José Guilherme Santos, que ganhou todas as nove partidas no terceiro tabuleiro. Bacallao e Martinez sofreram apenas uma derrota cada um, enquanto Bruno Martins empatou por três vezes.

O Nacional de Semi-rápidas por Equipas decorreu, como é tradição, nas instalações do Sport Operário Marinhense e, nesta edição de 2023/2024, bateu todos os recordes de participação. Estiveram em ação 130 equipas, que fizeram sentar cerca de 520 jogadores nos tabuleiros marinhenses, em mais um sinal evidente do crescimento do xadrez no nosso país.

Informação: Federação Portuguesa de Xadrez

Sócios da Associação Ornitológica Montemorense em destaque no 71º Campeonato Mundial de Ornitologia

A Associação Ornitológica Montemorense divulgou que o seu sócio Ricardo Pinto, após ter sido campeão Nacional no 75º Campeonato Nacional Ornitologia (16 e 17 de dezembro de 2023), em Viana do Castelo, com a ave Cantor de Cuba, Tiaris Canora, sagrou-se campeão Mundial na sua classe, no 71º Campeonato Mundial de Ornitologia, que decorre até esta segunda-feira, 29 de janeiro, recentemente em Talavera de la Reina (Espanha), com a mesma ave.
De igual forma, a referida associação destaca o sócio Daniel Prates que, após ter sido premiado em diversos concursos nacionais, também teve uma excelente participação, com as suas aves, no 71º Campeonato Mundial de Ornitologia.

 

Grupo União Sport alcança vitória difícil com Arraiolense na Taça “Dinis Vital” a estrear-se no Parque Desportivo de Montemor

Este domingo, jogou-se a 4.ª jornada da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”, marcando o início da 2.ª volta da 1.ª fase desta competição.
No Grupo A no derby do concelho de Montemor, o Valenças alcançou a sua primeira vitória da temporada, em Cortiçadas de Lavre, ganhando por 1-2. No Grupo B, o Grupo União Sport jogou no Parque Desportivo de Montemor, obtendo uma vitória suada por 2-1, com o Arraiolense a vencer ao intervalo. No Grupo C, o Grupo Estrela Escouralense foi a Vendas Novas perder por 3-0 com o Estrela FC. Já no Grupo D, o Foros de Vale de Figueira alcançou um empate 2-2 em Corval, após estar a perder por 2-0, e o Fazendas do Cortiço foi até ao terreno do Redondense perder por 5-1. Finalmente, o Cabrela, no Grupo F, perdeu nos Canaviais por 3-0.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, a receção do Grupo União Sport ao Lusitano Arraiolense, a formação treinada por Fábio Neves apresentou-se com as baixas por lesão de Preciado e Guilherme Francisco, com o regresso à baliza de Willian Paes, e Pedro Reis e Bruno Machado a integrarem o 11 titular. Até aos 15 minutos não houve oportunidades. Aos 19 minutos, André Arraiolos teve oportunidade de inaugurar o marcador, aparecendo isolado e rematando forte, mas Henrique Peixe defendeu bem. Pouco depois, foi o Arraiolense a efetuar jogada com algum perigo. Aos 31 minutos, nova excelente chance para o União marcar, mas Roberto Carlos falhou um golo cantado, rematando por cima, após boa jogada e cruzamento de Bruno Machado. O Arraiolos chegou à vantagem aos 45 minutos, contra a corrente do jogo, no segundo de dois pontapés de canto consecutivos em que, no primeiro, Sacoto deixou o aviso, mas depois, Mateus cabeceou para o fundo das redes alvinegras, com a bola ainda a bater no poste. Ao intervalo o GUS perdia e pagava caro a falha na concretização.
A 2.ª parte iniciou logo com uma oportunidade do Arraiolense, que deixou bem claro que apostava em defender bem e em contra ataques venenosos. Aos 50 minutos, esteve à vista novamente o segundo golo do Arraiolense, mas Odilon fez um grande corte. Fábio Neves não esperou mais e, aos 52 minutos, fez entrar Fábio Capela e Luís Madeira para os lugares de Pedro Reis e André Arraiolos. Aos 56 minutos, Majó, o novo treinador do Arraiolense, efetua a primeira alteração, com Tiago Mendes a render Rodrigo Bugio. Aos 57 minutos, o União restabelece a igualdade, com Luís Madeira a abrir de forma exemplar para Gonçalo Catalão, que cruzou rasteiro para Bruno Machado faturar. Dar nota que as substituições no GUS deram resultado, nomeadamente a entrada de Madeira, permitindo uma substancial melhoria por parte do União. O União iria conseguir a cambalhota no marcador, aos 65 minutos, com o central Ulisses a corresponder bem a um cruzamento de Marco Oliveira, rematando para o 2-1. Pouco depois, o Lusitano Arraiolense fez nova alteração com Igor Barros a entrar para o lugar de Jonatan. O jogo não estava fechado, com o Arraiolos a não baixar os braços, levando inclusivamente uma bola ao poste. Majó iria esgotar as substituições da equipa visitante, com Tira-Picos a ser rendido por Francisco Pinto. No quinto pontapé de canto do Arraiolense, a equipa de Arraiolos só não foi feliz porque Willian Paes fez grande defesa ao remate de Francisco Pinto. Aos 80 minutos, o União mexeu novamente, fazendo entrar Rúben Varela e António Serrano, para as saídas de João Bugio e Bruno Machado. Já nos 5 minutos de descontos, o União facilitava na retaguarda, com o Arraiolense ainda a acreditar no empate, tentando aproveitar erros defensivos da equipa montemorense. A partida iria terminar com o GUS a somar os 3 pontos, efetuando uma exibição quanto baste para segurar o 1.º lugar do grupo, numa vitória que não foi nada fácil, e em que o União parece que se desligou do jogo após alcançar o segundo golo, aliás, em termos de oportunidades o Arraiolos não ficou atrás do GUS e deu boa réplica à formação alvinegra.

RESULTADOS: Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” – 4.ª jornada
GRUPO A
Cortiçadas de Lavre 1-2 Valenças Sport Club
Atlético Sc 4-2 Monte Trigo

GRUPO B
Grupo União Sport 2-1 Lusitano Arraiolense
Vera Cruz 0-2 Aguiar

GRUPO C
Estrela FC 3-0 Estrela Escouralense
S. Pedrense 0-3 Calipolense

GRUPO D
Redondense 5-1 Fazendas do Cortiço
Corval 2-2 Foros de Vale de Figueira

GRUPO E
Arcoense 5-1 Borbense
S. Bartolomeu do Outeiro 3-0 Estremoz

GRUPO G
Lusitano Évora B 7-0 S. Manços
Alcaçovense 2-0 Bencatelense

GRUPO F
Canaviais 3-0 Cabrela
Tourega 1-3 Santana do Campo

GRUPO H
Sp. Viana 1-0 Portel
Descansa Oriolenses

Município de Alvito associado da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

Esta semana, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago dá as boas vindas ao associado Município de Alvito, localizado no Caminho Via Nascente Alentejo e Ribatejo,  destacando uma das suas joias patrimoniais no Caminho de Santiago, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção (Alvito)

A primeira igreja paroquial de Alvito foi erguida por obra dos monges trinitários e por graça do legado do Chanceler Estêvão Anes. Em testamento de 1279, este doara todo o território da vila de Alvito e de Vila Nova com os termos e direitos ao Convento da Santíssima Trindade de Santarém em contrapartida de algumas obrigações.

Uma das cláusulas principais era a construção de uma igreja que promovesse celebrações religiosas. A última vontade do chanceler foi cumprida: sob o orago da Santa Maria, a igreja tomou forma. Em 1481 terá tido início a construção das capelas funerárias da família Lobos da Silveira, instituídas por D. Maria de Sousa, mulher do 1º Barão de Alvito, D. João Fernandes da Silveira.

A planta de cruz latina, com a nave central maior e laterais mais baixas, moldam um conjunto que revela afinidades com a igreja de Viana do Alentejo. Na primeira metade do século XVII, o seu interior irá revestir-se à moda das últimas tendências adotadas em muitos templos da época: azulejos de padrão em amarelo, azul e branco ou apenas amarelo e branco.

A capela-mor recebeu, antes de 1625, um revestimento azulejar em enxaquetado monocromático, azul e branco, e o seu teto foi ornamentado por caixotões recobertos por pinturas de brutesco. Nos séculos XVII e XVIII, como em muitas outras igrejas do país, seguiu-se o hábito de abrir capelas ao longo das naves, multiplicaram-se os altares por iniciativa de confrarias e irmandades.

Também as pinturas murais que decoram esta emblemática igreja merecem o seu destaque, sobretudo a mais antiga do séc. XV – que representa –  Santo André, Santiago e Sebastião.

No exterior, projetam-se gárgulas góticas, animais fantásticos ou pequenos demónios que parecem verter as águas pluviais como se expelissem o mal e, no restante corpo da igreja, outras já manuelinas, em forma de canhão.

Resultados 10.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora > 27 e 28 janeiro 2024

Joga-se este fim-de-semana, 27 e 28 de janeiro, a 10.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora 2023/2024. Com a grande maioria dos jogos a terem tido lugar este sábado, 27 de janeiro, sendo a exceção o jogo onde o AJ Orada teve receção ao Barbus/Borba Jovem, que teve lugar na tarde deste domingo. Dar nota que o jogo que opunha Montoito a Machedense, não chegou ao seu término, com a equipa do Machedense a abandonar o terreno de jogo a 10 minutos do final do encontro, em desacordo com a equipa de arbitragem.

Resultados:
Inatel Évora 1ª Fase 2023/24 – JORNADA 10
Jogos – 27/01
Montoito SC 1-0 UD Machedense (não finalizado)
ACD S. Domingos 3-3 ACD Cano
GDR Afeiteira 1-1 GDCR Graça do Divor
JD Terrugem 3-1 SU Perolivense
SC Brotense 1-1 Foros da Fonte Seca
Folga: UFC Bardeiras e Vimieiro
Dia 28/01
AJ Orada 1-2- Barbus/Borba Jovem

Coruche: Inscrições abertas para a 7ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade

Estão abertas as candidaturas para a 7.ª Edição do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça, promovido pelo Município de Coruche e por um conjunto alargado de parceiros.

Em 2024 a iniciativa pretende impulsionar abordagens empreendedoras, criativas e inovadoras de valorização do Montado de Sobro, dos seus recursos endógenos e do seu principal e mais reconhecido produto – a cortiça -, continuando a desbravar caminho nos capítulos da inovação e da sustentabilidade.

A concurso estão duas categorias: “Design e Novos Produtos da Cortiça” e “Moda” (coordenados e calçado). As inscrições estão abertas até 1 de março de 2024 e o prémio é de 750 euros para os vencedores de cada uma das categorias e subcategorias.

Évora: Primeira feira de emprego do Turismo no Alentejo a 20 de fevereiro

A Bolsa de Empregabilidade há mais de 7 anos que se especializa em recrutamento através da realização de feiras de emprego e outras ações de recrutamento, online e offline, que ajudaram a empregar centenas de profissionais.

A primeira feira de emprego do Turismo no Alentejo, realiza-se na Arena de Évora no próximo dia 20 de fevereiro. O objetivo segundo José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “passa por apoiar as empresas na área do turismo e restauração, na contratação de recursos para a sua atividade. Esta feira é direcionada a jovens que acabaram cursos profissionais ou licenciaturas nestas áreas”.

Vão estar presentes 50 cadeias hoteleiras da região. José Santos referiu à RNA que “espera que ao final do dia já haja contratos de trabalho celebrados, por forma a que as empresas possam estar melhor preparadas para a época turística que se vai intensificar a partir dos meses de março e de abril”.

A primeira feira de emprego do Turismo no Alentejo, realiza-se na Arena de Évora no próximo dia 20 de fevereiro.

Montemor: Cercimor tem novo website

A desenvolvido de acordo com uma nova conceção em termos de acessibilidade, procurando oferecer uma solução mais eficiente e intuitiva para os usuários, conforme adiantou à RNA Cistina Saloio, presidente da direção da instituição.

“O design e a usabilidade foram trabalhados de forma a criar um site acessível a todos, independentemente das suas habilidades e limitações, tornando a navegação pelo site mais fácil e rápida”.