Na Liga Elite jogou-se neste domingo, 14 de Janeiro, a 11.ª jornada, que encerrou a 1.ª volta do campeonato. O Grupo União Sport teve uma deslocação extremamente difícil a Monte Trigo, que vendeu muito cara esta derrota, alcançando uma vitória muito suada por 3-4, com cambalhota no marcador já muito perto do apito final, num belo espetáculo de futebol.
Na Liga AFE, onde este domingo se disputou a 10.ª jornada, dando início à 2.ª volta do campeonato, no Grupo B, Cortiçadense perdeu em casa por 1-4 com o Escouralense. De resto, o Foros Vale Figueira averbou a segunda derrota consecutiva em casa, desta feita por 2-3 com o Santana do Campo, o Valenças foi perder por 2-0 a São Pedro da Gafanhoeira, o Cabrela bateu fora de portas o Tourega por 0-2, e o Fazendas do Cortiço descansou esta jornada.
Na partida que a RNA acompanhou com relato, e onde o GUS viajou até Monte do Trigo, Fábio Neves colocou Odilon Jr a titular, na estreia do último reforço alvinegro, mantendo André Arraiolos no 11 inicial. O União iniciou bem a partida, a dominar e a ter mais tempo de posse de bola, com o Monte Trigo a defender em bloco baixo, apostando no contra ataque. Deste modo, o Monte Trigo ia pouco à baliza do União, mas sempre que lá chegava criava perigo. Assim, a equipa da casa teve excelente oportunidade de golo, aos 10 minutos, com Nuno Brás a defender o remate de Jaleco. Um minuto depois, contra a corrente do jogo, o Monte Trigo chegaria ao golo inaugural, com Samuel a marcar na sequência de pontapé de canto. O União teve excelente reação, restabelecendo o empate, aos 17 minutos, através de jogada do lado esquerdo, com Ulisses a cruzar rasteiro e Fábio Capela a rematar para o fundo das redes à guarda de Hércules. Aos 25 minutos, o Monte Trigo volta à vantagem, em lance de bola parada e com a defensiva alvinegra a dormir, Jaleco marca um grande golo. Aos 35 minutos, Jaleco, aquele que estava a ser o melhor do Monte Trigo, sai lesionado, sendo rendido por Samuel. Aos 40 minutos, o Monte Trigo marca o 3-1, mais um grande golo, desta feita apontado por Anderson. O União teve ainda boa oportunidade de reduzir, através de um grande pontapé de André Arraiolos, com Hércules a defender. Fábio Neves não esperou pelo intervalo e, aos 43 minutos, fez entrar João Bugio para o lugar de Tomás Silva. O Monte Trigo em 4 oportunidades marcou por 3 ocasiões, mostrando ter a lição bem estudada, chegando ao intervalo a vencer com mérito por 3-1.
A 2.ª parte iniciou com o União a efetuar a sua segunda alteração, com Bruno Machado a substituir Preciado. O União entrou novamente bem nos segundos 45 minutos e a fazer perigar a baliza de Hércules. A formação unionista teve grande chance para reduzir, mas Bruno Machado falhou na cara do golo. Na primeira vez que o Monte Trigo vai à grande área do União, aos 55 minutos, Samuel remata à barra. O União conseguiria reduzir, aos 58 minutos, com Capela a cruzar e Lucas a fazer auto golo. O Monte Trigo teve então mais duas oportunidades para marcar, sempre com contra ataques extremamente perigosos. Aos 66 minutos, o União alcança o empate, com Bruno Machado, à ponta de lança, a cabecear para o 3-3. Já de noite e com a luz artificial ligada, no União, Wesley entrou para o lugar de André Arraiolos, enquanto que no Monte Trigo Levi é rendido por João Miguel. O jogo estava completamente partido e, já depois do União fazer dois remates ao travessão, mesmo ao cair do pano, Roberto Carlos empurrou para a remontada do União, aos 51 minutos.
Em suma, hoje assistimos a um belo jogo de futebol, frenético, onde não faltou incerteza, emoção, golos e oportunidades.
Resultados:
Liga Elite 11.ª jornada14/01
Atlético SC 2-2 Sp. Viana
Alcaçovense 1-2 Lusit. Évora B
Estrela Vendas Novas 2-0 Redondense
GDR Canaviais 4-0 Arraiolense
Arcoense 2-2 GD Portel
Monte Trigo 3-4 Grupo União Sport
Liga AFE – 10.ª JORNADA
Grupo A
Oriolenses 1-4 Borbense
São Manços 0-2 Estremoz
Corval 1-0 SB Outeiro
Vera Cruz 0-3 O Calipolense
Bencatelense 0-1 Aguiar
Grupo B
Cortiçadense 1-4 Escouralense
Foros Vale Figueira 2-3 Santana do Campo
GDS Pedrense 2-0 Valenças
GD Tourega 0-2 GD Cabrela
Descansa Fazendas do Cortiço