Grupo União Sport tem vitória arrancada a ferros em Monte Trigo perto do final

Na Liga Elite jogou-se neste domingo, 14 de Janeiro, a 11.ª jornada, que encerrou a 1.ª volta do campeonato. O Grupo União Sport teve uma deslocação extremamente difícil a Monte Trigo, que vendeu muito cara esta derrota, alcançando uma vitória muito suada por 3-4, com cambalhota no marcador já muito perto do apito final, num belo espetáculo de futebol.
Na Liga AFE, onde este domingo se disputou a 10.ª jornada, dando início à 2.ª volta do campeonato, no Grupo B, Cortiçadense perdeu em casa por 1-4 com o Escouralense. De resto, o Foros Vale Figueira averbou a segunda derrota consecutiva em casa, desta feita por 2-3 com o Santana do Campo, o Valenças foi perder por 2-0 a São Pedro da Gafanhoeira, o Cabrela bateu fora de portas o Tourega por 0-2, e o Fazendas do Cortiço descansou esta jornada.

Na partida que a RNA acompanhou com relato, e onde o GUS viajou até Monte do Trigo, Fábio Neves colocou Odilon Jr a titular, na estreia do último reforço alvinegro, mantendo André Arraiolos no 11 inicial. O União iniciou bem a partida, a dominar e a ter mais tempo de posse de bola, com o Monte Trigo a defender em bloco baixo, apostando no contra ataque. Deste modo, o Monte Trigo ia pouco à baliza do União, mas sempre que lá chegava criava perigo. Assim, a equipa da casa teve excelente oportunidade de golo, aos 10 minutos, com Nuno Brás a defender o remate de Jaleco. Um minuto depois, contra a corrente do jogo, o Monte Trigo chegaria ao golo inaugural, com Samuel a marcar na sequência de pontapé de canto. O União teve excelente reação, restabelecendo o empate, aos 17 minutos, através de jogada do lado esquerdo, com Ulisses a cruzar rasteiro e Fábio Capela a rematar para o fundo das redes à guarda de Hércules. Aos 25 minutos, o Monte Trigo volta à vantagem, em lance de bola parada e com a defensiva alvinegra a dormir, Jaleco marca um grande golo. Aos 35 minutos, Jaleco, aquele que estava a ser o melhor do Monte Trigo, sai lesionado, sendo rendido por Samuel. Aos 40 minutos, o Monte Trigo marca o 3-1, mais um grande golo, desta feita apontado por Anderson. O União teve ainda boa oportunidade de reduzir, através de um grande pontapé de André Arraiolos, com Hércules a defender. Fábio Neves não esperou pelo intervalo e, aos 43 minutos, fez entrar João Bugio para o lugar de Tomás Silva. O Monte Trigo em 4 oportunidades marcou por 3 ocasiões, mostrando ter a lição bem estudada, chegando ao intervalo a vencer com mérito por 3-1.
A 2.ª parte iniciou com o União a efetuar a sua segunda alteração, com Bruno Machado a substituir Preciado. O União entrou novamente bem nos segundos 45 minutos e a fazer perigar a baliza de Hércules. A formação unionista teve grande chance para reduzir, mas Bruno Machado falhou na cara do golo. Na primeira vez que o Monte Trigo vai à grande área do União, aos 55 minutos, Samuel remata à barra. O União conseguiria reduzir, aos 58 minutos, com Capela a cruzar e Lucas a fazer auto golo. O Monte Trigo teve então mais duas oportunidades para marcar, sempre com contra ataques extremamente perigosos. Aos 66 minutos, o União alcança o empate, com Bruno Machado, à ponta de lança, a cabecear para o 3-3. Já de noite e com a luz artificial ligada, no União, Wesley entrou para o lugar de André Arraiolos, enquanto que no Monte Trigo Levi é rendido por João Miguel. O jogo estava completamente partido e, já depois do União fazer dois remates ao travessão, mesmo ao cair do pano, Roberto Carlos empurrou para a remontada do União, aos 51 minutos.
Em suma, hoje assistimos a um belo jogo de futebol, frenético, onde não faltou incerteza, emoção, golos e oportunidades.

Resultados:

Liga Elite 11.ª jornada14/01
Atlético SC 2-2 Sp. Viana
Alcaçovense 1-2 Lusit. Évora B
Estrela Vendas Novas 2-0 Redondense
GDR Canaviais 4-0 Arraiolense
Arcoense 2-2 GD Portel
Monte Trigo 3-4 Grupo União Sport

Liga AFE – 10.ª JORNADA
Grupo A
Oriolenses 1-4 Borbense
São Manços 0-2 Estremoz
Corval 1-0 SB Outeiro
Vera Cruz 0-3 O Calipolense
Bencatelense 0-1 Aguiar

Grupo B
Cortiçadense 1-4 Escouralense
Foros Vale Figueira 2-3 Santana do Campo
GDS Pedrense 2-0 Valenças
GD Tourega 0-2 GD Cabrela
Descansa Fazendas do Cortiço

Município de Vila Viçosa promove I Feira de Doçaria Conventual 

O Claustro do Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa, será palco, no último fim de semana deste mês (dias 26, 27 e 28 de janeiro), da primeira Feira de Doçaria Conventual, em que o público vai poder desfrutar de um vasto programa cultural.

Para levar a efeito o evento, o Município de Vila Viçosa associou-se à associação Qualifica, “que tem dado o seu apoio técnico relativamente a esta matéria”, explica o vice-presidente Tiago Salgueiro, que adianta que o objetivo do evento é, acima de tudo, “promover a doçaria conventual” local. “Fizemos um levantamento do receituário dos antigos conventos de Vila Viçosa, no sentido de proporcionar a oportunidade de valorizar e promover a doçaria do concelho”, acrescenta.

Contando com um programa “bastante interessante”, esta primeira edição da feira vai incluir um “vasto programa cultural”, como um concurso de doces conventuais, uma oficina de bolachas e biscoitos, espetáculos musicais, animação e várias atividades para crianças.

No evento, revela ainda Tiago Salgueiro, vão participar empresas locais, regionais e locais, sendo esta também uma “oportunidade de dinamização turística, que associa a parte gastronómica à patrimonial”.

O programa completo do evento:

Estremoz: Expo Clássicos e Feira de Coleccionismo a 3 e 4 de fevereiro

O Parque de Feiras e Exposições de Estremoz volta, a 3 e 4 de fevereiro, a ser palco da Expo Clássicos e de mais uma Feira de Coleccionismo, eventos organizados e dinamizados pela Associação de Veículos Clássicos de Estremoz.

Com cerca de cem viaturas em exposição, entre carros clássicos e motas, e coleccionadores oriundos de norte a sul do país, bem como de Espanha, estes dois eventos, que decorrem em simultâneo, revela o presidente da associação, Joaquim Mira, receberam, no ano passado, cerca de oito mil visitantes. “Este ano, esperamos que se mantenham esses números ou, se possível, aumentar o número de visitantes”, assegura.

Nesta, que será a sexta edição da Expo Clássicos, é possível encontrar “uma grande diversidade de marcas e modelos” de veículos clássicos, dos anos 50 aos 80. Também “tudo que o seja colecionável poderá estar nesta feira, bem como peças e acessórios para os referidos clássicos”.

As entradas na 6ª Expo Clássicos e 4ª Feira de Coleccionismo de Estremoz são gratuitas. No sábado (3 de fevereiro), vão estar abertas das 9h30 às 20 horas e, no domingo (dia 4), entre as 10 e as 18 horas.

Vendas Novas: Autarquia transfere mais de 371 mil euros para as juntas de freguesia

Os contratos Interadministrativos de delegação de competências e o auto de transferência de verbas foram ontem assinados, dia 9 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, entre o Município e as Juntas de Freguesia do Concelho, com definição das responsabilidades de cada entidade para este ano de 2024.

No que se refere à Junta de Freguesia de Vendas Novas, foi assinada uma adenda ao contrato de transferência de competências e respetivo auto de transferência de recursos, para atualização dos valores para recursos humanos e equipamentos, decorrentes dos acertos salariais das deliberações recentes do Governo e da previsão da passagem de um Assistente Operacional para Encarregado Operacional.

Relativamente ao contrato com a Junta de Freguesia de Landeira, esta entidade fica responsável por assegurar a limpeza das fossas existentes na freguesia, dado não existir, de momento, capacidade do Município para afetar recursos a essa tarefa. Será também assegurado por esta freguesia, o apoio ao serviço de refeições escolares servidas aos alunos da Escola Básica existente na Freguesia de Landeira.

Irá também colaborar nos diferentes eventos e atividades que ambas as entidades venham a realizar e será responsável por transportar para a sede de Concelho os cidadãos participantes em iniciativas municipais, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos; executar as leituras e cobranças dos consumos de água; efetuar a cobrança das faturas referentes às refeições escolares dos alunos da EB Landeira e a cobrança da comparticipação familiar nos passes escolares dos alunos da Freguesia.

Por sua vez, o Município assegura as inumações e exumações no cemitério local; fornece em tempo útil os materiais e equipamentos necessários destinados à execução destas competências; cede durante um ano um assistente operacional, concede 3 mil euros para combustível a ser usado nas deslocações às atividades na sede de Concelho e dá ainda um apoio financeiro de mais de 9 mil euros para contratação de assistente operacional, em regime de part-time, para apoio às refeições escolares.

Para além disto, o valor de mais de 291 mil euros será transferido da DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais para a Junta de Vendas Novas e de mais de 68 mil euros para a Junta de Landeira, correspondendo, no geral, ao pagamento de vencimentos, à compra de fardamento, encargos administrativos, combustíveis, formação, serviços especializados e materiais necessários ao desempenho das funções. Estes valores são subtraídos diretamente ao orçamento do Município.

O Município continua na persecução da adoção de uma estreita cooperação com as Juntas de Freguesia de Vendas Novas e de Landeira, bem como da sua constante autonomização, considerando que estando mais próximas da comunidade, ainda conseguem dar uma resposta mais rápida e concreta aos desafios que o serviço público coloca.

Resultados 9.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora > 13 e 14 janeiro 2024

Joga-se este fim-de-semana, 13 e 14 de janeiro, a 9.ª jornada da Liga de Futebol Inatel Évora 2023/2024. Com a grande maioria dos jogos a terem lugar este sábado, 14 de janeiro, sendo a exceção o jogo onde o Machedense recebe em sua casa o Brotense, que tem lugar na tarde deste domingo.

Deixamos os resultados até ao momento:
Inatel Évora 1ª Fase 2023/24 – JORNADA 9
Jogos – 13/01
Barbus/Borba Jovem – Montoito SC
SU Perolivense 1 – 6 AJ Orada
Foros da Fonte Seca 4 – 0 ACD S. Domingos
ACD Cano 2 – 1 Bardeiras e Vimieiro
GDCR Graça do Divor 0 – 0 JD Terrugem
Folga: GDR Afeiteira

Jogo dia 14/01
UD Machedense – SC Brotense

Atletas de Mora convocados para a seleção regional de juvenis

Os atletas da Escola Municipal de Natação de Mora, Miguel Vitorino e Guilherme Marques, foram convocados para representar a Seleção Regional de Juvenis da Associação de Natação do Alentejo (ANAlentejo), a decorrer no dia 20 de janeiro, na Taça Vale do Tejo, em Abrantes.

Esta é uma prova destinada à participação de seleções regionais de todo o país, no escalão de Infantis e Juvenis.

O atleta Miguel Vitorino irá nadar as provas de 200 metros Estilos, 100 metros Costas e a estafeta 4×100 metros Estilos.

Por sua vez, o atleta Guilherme Marques irá nadar as provas dos 100 metros Mariposa e a estafeta 4×100 metros Estilos.

Isabel Galriça Neto no Centro de Convívio Almansor

Reflexão “Ser Compassivo na Sociedade Atual”, com a Dr.ª Isabel Galriça Neto, tem lugar estedomingo, dia 14 de janeiro, pelas 15h00, no Centro de Convívio Almançor, situado na Rua Horta das Almas n.º 6 em Montemor-o-Novo.

Isabel Galriça Neto é médica desde 1985. Dedica-se aos Cuidados Paliativos (CP) há mais de 25 anos. Foi presidente da Associação Portuguesa de CP. É diretora da Unidade de CP do Hospital da Luz-Lisboa, docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Universidade Católica.

Preside à Competência de Medicina Paliativa da Ordem dos Médicos. Assume que tem sido um privilégio trabalhar nesta área e já cuidou de mais de seis mil doentes e respetivas famílias. Foi deputada à Assembleia da República durante dez anos. É comendadora da Ordem do Mérito desde 2004.

Montemor: Balanço Startup Montemor-o-Novo em 2023

O ano de 2024 começou com um balanço dos principais indicadores alcançados no 4º trimestre de 2023, nomeadamente as cinco demostrações de interesse nos serviços da incubadora e os 19 pedidos recebidos no âmbito do programa Startup Visa, as cinco reuniões de acompanhamento com as empresas incubadas, a participação na Websummit 2023, as filmagens de vídeos e entrevistas às empresas da incubadora, a dinamização da 2ª edição do mês do empreendedorismo e a integração naRNI – Portugal Incubators.

Fazendo um balanço do ano de 2023, é importante realçar alguns marcos alcançados como o 10º aniversário da incubadora, as quatro novas empresas incubadas que levaram a uma taxa de taxa de 100% de ocupação dos espaços box, a participação de 24 iniciativas ao longo do ano, as 28 demonstrações nos serviços da incubadora, os dois protocolos estabelecidos com consultores na área de logística, uma nova edição do concurso de ideias de negócios e da iniciativa mês do empreendedorismo, a acreditação à medida empreende XXI, a renovação da certificação Startup Visa e a integração da RNI – Portugal Incubators.

Em 2024 será dada a continuidade às principais iniciativas desenvolvidas no ano anterior, não esquecendo a importância de inovar e melhorar ainda mais os serviços que foi prestado aos empreendedores e à comunidade local.

Lavre foi a Santana do Mato vencer por 0-2

O Lavre deslocou-se este sábado, 13 de janeiro, a Santana do Mato, para defrontar o Santanense, em jogo da 8.ª jornada do Grupo A, da 1.ª fase do Campeonato Distrital do Inatel de Santarém. O Lavre venceu esta partida, por 0-2, com os golos a surgirem na 2.ª parte através de Vadim e Diguinho.
A 1.ª parte foi dividida, com o Lavre a ter mais bola e controlo de jogo, mas com o nulo no marcador a manter-se ao intervalo.
Na 2.ª parte houve algumas mudanças táticas e de posicionamento de jogadores, por parte do Lavrense, melhorando com isso a qualidade do seu jogo. Logo no início dos segundos 45 minutos o Lavre chegaria ao golo, fruto de uma boa jogada coletiva, com Vadim ao segundo poste a corresponder bem a um cruzamento do lado esquerdo. A equipa da casa sentiu o golo e o Lavre aproveitou para ampliar a vantagem, com Diguinho na cara do guarda-redes a fazer o 0-2. Até ao final do desafio o Lavre podia ter ampliado o marcador, mas tal também seria injusto para aquilo que o Santanense efetuou neste encontro. A partida também permitiu dar minutos a jogadores menos utilizados.
Com esta vitória, o Lavre continua a depender somente de si próprio para passar à fase de campeão. Na próxima semana o Lavre joga ao domingo, viajando até às Areias (Benavente), num jogo entre 1.º e 2.º classificado, cujo resultado pode ditar muito do que pode ser a classificação desta série.