A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, já está a trabalhar no Plano de Acolhimento e Hospitalidade da Capital Europeia da Cultura, Évora 2027.
Segundo José Manuel Santos, “o objetivo é preparar com tempo uma estratégia e um dispositivo operacional de acolhimento aos visitantes que passem por Évora e ao Alentejo em 2027, por ocasião da Capital Europeia da Cultura”.
Adiantou ainda que “mobilidade, informação, animação, fluidez na visita, acesso ao património, segurança, organização de cuidados de saúde e capacitação dos agentes e do tecido empresarial são algumas das dimensões que este plano irá abordar”.
O objetivo é preparar as condições de acolhimento e de hospitalidade aos visitantes que irão acorrer em grande número a Évora e ao Alentejo em 2027.
José Manuel Santos salientou ainda que, “o nosso país tem alguma experiência em grandes eventos, e podemos considerar Capital Europeia da Cultura 2027 em Évora, as nossas pequenas Jornada Mundiais da Juventude ou uma pequena Expo 98”.
Referiu ainda que “isso implica que tenhamos que criar condições ao nível da mobilidade, segurança, assistência médica, informação turística, estacionamento ou questões ligadas à proteção civil”, uma vez que “estamos a falar de grandes concentrações de pessoas que têm determinados níveis de risco, pelo que há legislação que enquadra esse tipo de questões”.