Obra de requalificação do interface modal do Rossio de évora recebe visita do presidente da autarquia
XVII Exposição de presépios de artesãos de Estremoz
Direção-Geral do Consumidor lança campanha sobre compra de brinquedos em segurança
Até outubro deste ano já foram divulgados aproximadamente 340 alertas sobre brinquedos perigosos que foram retirados do mercado, por apresentarem diversos riscos para os seus utilizadores.
Neste sentido, e tendo em conta a época festiva em que nos encontramos, a Direção-Geral do Consumidor lançou uma campanha onde são apresentados alguns dos riscos e cuidados a ter na compra dos brinquedos.
Tudo para saber sobre este tema no programa “Espaço Europa”, desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:
Arronches: o segundo concelho do país com melhor qualidade de vida
Arronches foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, o segundo melhor município do país, no que à qualidade de vida diz respeito, num estudo realizado, e recentemente divulgado, pela Marktest.
Naturalmente “muito satisfeito”, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, assegura que esta distinção resulta de um trabalho conjunto, quer com as forças de segurança, através da GNR e dos Bombeiros Voluntários, que fazem deste um dos concelhos “mais seguros” de Portugal, quer com as várias associações e instituições locais. “É sinal que estamos a trabalhar bem, no bom caminho”, começa por dizer o autarca.
“Com esta distinção, quem nos visita, sabe que vem para um destino que é seguro, onde que se vive bem, onde que temos todas as infraestruturas disponíveis ao serviço da população, seja a nível cultural, seja a nível desportivo ou em termos de turismo, onde temos uma natureza que merece ser desfrutada”, acrescenta João Crespo.
Este “prémio”, para o autarca, acaba ainda por ser um “motivo de atração”, para quem possa estar interessado em querer vir a residir em Arronches: “têm a certeza que vêm para um concelho onde se vive, naturalmente, bem”.
Tendo alcançado a pontuação total de 14,4, numa escala de 1 a 20, Arronches ficou, neste ranking, apenas atrás de Manteigas, que obteve 14,9 pontos. A fechar o pódio, encontra-se Porto Moniz, com 14,3 pontos.
Viana do Alentejo: Orçamento para 2024 foi chumbado pela oposição
O presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, eleito pela CDU, alertou esta segunda-feira para as consequências negativas do chumbo do orçamento municipal para 2024, apelando ao bom senso da oposição PS e PSD.
“Apelo ao bom senso da oposição, porque estamos abertos para negociar, como sempre estivemos, um entendimento” sobre o orçamento, afirmou o autarca comunista, que gere a autarquia alentejana com maioria relativa, em declarações à agência Lusa.
A proposta de orçamento para 2024, com um valor de 13 milhões de euros, foi chumbada em reunião de câmara, em que os votos a favor dos dois eleitos da CDU não foram suficientes perante os votos contra das duas vereadoras do PS e do elemento do PSD.
Contactada pela Lusa, a vereadora socialista Sara Grou justificou o voto contra com o que considerou ser “a falta de perspetivas de crescimento do concelho” e a tomada de decisões por parte da gestão CDU sobre projetos sem ouvir o PS.
“Não fecharemos as portas [a negociações] porque, a manter-se assim, o nosso concelho terá que ser gerido em duodécimos e não é isso que pretendemos, mas para existir consenso será a gestão CDU que terá uma maior responsabilidade”, referiu.
Também em declarações à Lusa, o vereador do PSD António Costa da Silva disse ter apresentado, há dois anos, um conjunto de 10 medidas que foi acolhido pela gestão CDU, mas, desde então, dessas “só foi executada meia proposta”.
O município baixou a participação no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) “de 5% para 2,5% em vez de passar para zero, como tínhamos proposto”, salientou, considerando que, desta vez, a sua disponibilidade para negociação “é muito pouca”.
Já o presidente da câmara advertiu que o chumbo do orçamento municipal vai obrigar que o município seja gerido em duodécimos no próximo ano e isso cria incertezas em relação a “três ou quatro obras que estariam preparadas para lançar em 2024”.
Uma delas, adiantou Luís Miguel Duarte, é a construção do novo Posto da GNR em Viana do Alentejo, cujo projeto “estava dentro do orçamento de 2024/2025”, na sequência de um protocolo assinado entre a autarquia e o Ministério da Administração Interna.
“Se não houver orçamento, vamos ter que ver como conseguimos fazer essa obra”, realçou.
Assinalando que também os salários podem ser afetados, o autarca explicou que estavam previstos aumentos na proposta para 2024, mas, se a câmara for gerida em duodécimos, “já não é fácil” proceder à atualização, porque “esse dinheiro não está previsto”.
“Enviámos um ofício [à oposição] a perguntar se querem apresentar propostas e nós adaptamos o nosso orçamento, dentro das possibilidades, para chegarmos a um entendimento”, frisou, indicando estar a aguardar as respostas.
Questionado sobre a alegada falta de cumprimento das medidas apresentadas pela oposição, Luís Miguel Duarte respondeu que a gestão CDU tem executado algumas das propostas feitas por PS e PSD.
Mora: Paços do Concelho recebe visita dos alunos do jardim de infância
GNR: 21 acidentes de viação no dia de ontem
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 20 de dezembro, dez acidentes de viação, sendo seis colisões e quatro despistes dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.
Foram registados ainda dois incêncios, um urbano na localidade de Reguengos de Monsaraz, do qual resultaram danos em chaminé de habitação e outro em fábrica de cortiça na localidade de Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo, tendo ardido uma pilha de cortiça.
No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências, sendo quatro crimes contra o património, um crime contra as pessoas e um crime contra o estado.
Foi ainda efetuada uma detenção em flagrante delito, pelo crime de desobediência.
No âmbito contraordenacional registaram-se 160 infrações relativas à legislação rodoviária, uma relativa à legislação polícial e uma relativa à legislação ambiental.
CCDR: Comunicação Social do Alentejo apoiada em mais de 205 mil euros
A Comissão de Acompanhamento dos Regimes de Incentivos do Estado à Comunicação Social da Comissão de Coordenação da Região do Alentejo deu o parecer favorável aos projetos apresentados pelos órgãos de Comunicação Social alentejanos, e cujo montante total ascendeu aos 205.690,76euros.
O Alentejo, tal como vem acontecendo desde 2015, ano em que as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCRR) passaram a executar as medidas respeitantes à aplicação dos regimes de incentivos do Estado à Comunicação Social, nas respetivas áreas geográficas de atuação, foi a segunda região em termos de apoio, ficando somente atrás do Norte de Portugal.
Estiveram presentes na reunião da Comissão de Acompanhamento, para além do presidente da CCDRA Alentejo, Ceia da Silvam e responsáveis do GICS, Benedita Peixe e Maria Reina Martin, os representantes do Ministério das Finanças, Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Gabinete de Estratégia Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC), Associação Portuguesa de Radiodifusão, Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Imprensa Cristã, Associação de Rádios de Inspiração Cristã e a presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Foram aprovados os 27 projetos que os órgãos de Comunicação Social do Alentejo apresentaram nas tipologias de modernização tecnológica, desenvolvimento digital, acessibilidade à comunicação social, desenvolvimento de parcerias estratégicas, literacia e educação para a comunicação social.
De referir ainda que os apoios prestados através do GICS são apenas uma parte dos apoios do Estado e da CCDR Alentejo, existem outros nomeadamente feitos através da publicidade institucional que estão fora da área de ação do GICS.
Fonte: CCDR Alentejo
Consulta Juvenil “Sem Tabus” no Centro Juvenil de Montemor
O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, tem todas as sextas-feiras, até ao final deste mês de dezembro, ao dispôr dos jovens do concelho maiores de 14 anos, o espaço “Sem Tabus”.
Trata-se de uma consulta juvenil, com o Dr. Rui Pinto e a Enfermeira Fátima Santos.
A consulta terá de ser marcada previamente.
Viana do Alentejo: Aulas de Relaxação para funcionários
No âmbito do Plano para a Igualdade de Género, o Município de Viana do Alentejo enaltece a Saúde Mental dos/as trabalhadores/as através da realização de sessões de Relaxação dinamizadas pela Psicomotricista Ana Paulos.
As técnicas de relaxação melhoram, significativamente, o bem-estar, a angústia, a motivação, a inovação e a produtividade no trabalho. O treino de atenção induzido pelas técnicas reduz fatores associados ao stress e ansiedade.
As sessões decorrem duas vezes por mês e estão disponíveis para todos os funcionários da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.
Viana do Alentejo: Jantar de Natal marcado pelo convívio
Cerca de 300 pessoas juntaram-se, no passado dia 16 de dezembro, no Centro Social de Aguiar, para o Jantar de Natal que juntou membros do executivo, trabalhadores da Autarquia, das escolas e dos centros de saúde e as suas famílias.
O convívio, marcado pela boa disposição, contou com animação musical e a habitual entrega de um cabaz aos funcionários e funcionárias e uma prenda aos mais novos.
Durante a iniciativa foram ainda homenageados/as trabalhadores/as que completaram 25 e 40 anos ao serviço da Função Pública, reconhecendo o seu desempenho e sentido de responsabilidade durante o exercício das suas funções.
No decorrer do convívio, o presidente da Câmara, Luis Miguel Duarte, agradeceu a todos por mais um ano de trabalho, desejando um Bom Natal e um Feliz 2024.
Sahara Desert Challenge 2023: de Coruche a Dakar
O Sahara Desert Challenge, grande aventura transariana que liga os continentes de Europa e África, atravessando cinco países – Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal , rumo a Dakar, regressa pela 10.ª edição, com partida de Coruche a 27 de dezembro de 2023 e chegada a Dakar, Senegal, a 10 de janeiro de 2024.
A expedição, que recria os grandes momentos de evasão e aventura do mítico Rally Dakar, resulta de uma parceria entre o Município de Coruche, que assume a qualidade de main sponsor da expedição, e o Sahara Desert Challenge.
Ao longo de mais de 5500 quilómetros, uma comitiva de 20 motorizadas, 27 veículos todo-o-terreno e 76 participantes, num total de 87 pessoas oriundas de países como Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Suíça, Áustria, Suécia, Austrália, Brasil, Países Baixos, África do Sul e Ucrânia, transporta o nome de Coruche além fronteiras.
19.ª edição do Festival Terras sem Sombra foi um sucesso em Montemor
A 19.ª edição do Festival Terras sem Sombra, representado por José António Falcão e Sara Fonseca, marcou presença dias 9 e 10 de dezembro, no concelho de Montemor-o-Novo.
Numa organização Pedra Angular, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, Direção Regional de Cultura, Embaixada de Itália, Instituto Italiano de Cultura e Fundação Millennium BCP, este foi um fim-de-semana de boa memória e a repetir, que juntou música, património e biodiversidade.
O programa iniciou na tarde de sábado, 9 de dezembro, com uma visita de património aos “Tesouros Escondidos à Vista de Todos: Artes Decorativas no Centro Histórico da Cidade”, com orientação de técnicos do Município. Tendo como ponto de partida o Edifício da Câmara Municipal, onde a comitiva foi recebida pela vereadora Sílvia Santos, a visita passou por vários locais, onde se incluiu a oficina/loja de Etelvina Santos, com a sua arte do mobiliário pintado, a Sociedade Pedrista, e a Casa Passinhas, que está há 93 anos na mesma família.
Já no serão de sábado, a Igreja da Misericórdia encheu-se, contando no público com o Vice-Presidente Henrique Lopes e o vereador António Pinto Xavier.
A enchente deveu-se ao reputado Ensemble Micrologus (Itália), que protagonizou um concerto absolutamente brilhante, dedicado à música da época renascentista.
Montemor: Encontro de Natal dos trabalhadores do município
Foi no Cineteatro Curvo Semedo, ao final da tarde de terça-feira, 19 de dezembro, que os trabalhadores do Município de Montemor-o-Novo, se reuniram para um salutar e informal Encontro de Natal.
O objetivo do executivo com pelouros, composto pelo Presidente da Câmara Municipal Olímpio Galvão, o Vice-Presidente Henrique Lopes, e os Vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier, foi prestar um simbólico agradecimento aos trabalhadores que vestem a camisola do Município, neste momento de convívio.
Olímpio Galvão, sempre com a sua postura descontraída e próxima, deixou palavras de reconhecimento e gratidão a todos os trabalhadores, pela empenhada colaboração com o executivo, no ano de 2023, mesmo por vezes sem as condições ideais de trabalho, algo em que este executivo está a trabalhar. Para Olímpio Galvão, os trabalhadores são o coração do Município e são fundamentais para executar as suas decisões e pôr em prática o programa autárquico votado pela população em setembro de 2021. O Presidente da Câmara deu nota ainda dos grandes investimentos que irão surgir em 2024, como são exemplo o Convento da Saudação e o Cineteatro Curvo Semedo.
A abrilhantar este convívio esteve a Oficina de Produção (OP) do Centro Juvenil, um projeto dinamizado por Pedro Loios (também conhecido por ZINKO), há cerca de 5 anos. A OP esteve representada pelos irmãos Laura e António Martins, ela em cima do palco e ele em frente do mesmo. A Laura está a lançar uma carreira a solo, e conquistou todos os presentes, que no final a aplaudiram de pé, com quatro temas, três deles originais.
Seguiu-se um beberete no foyer do Curvo Semedo, momento de boas e animadas conversas, e a entrega no final de presentes compostos, maioritariamente, por produtos locais, oferecidos pelo Município a cada um dos seus trabalhadores.