Os Prémios Mesa Marcada acabam de anunciar o segundo dos seus prémios especiais, o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2023, que este ano distingue a Herdade do Freixo do Meio, que tem Alfredo Cunhal Sendim, de 57 anos de idade, como proprietário e mentor.
Reconhecido como um dos principais produtores biológicos de Portugal, empregando 35 pessoas da região, a Herdade do Freixo do Meio sofreu uma grande transformação na segunda metade dos anos 1980, quando Alfredo Cunhal Sendim decidiu enveredar por este tipo de produção, então rara entre nós. Uma opção que foi reforçada em 2008, após uma divisão entre irmãos das propriedades da herança, quando se tornou o único responsável pela herdade. São mais de 600 hectares, na zona de Montemor-o-Novo, onde se produzem frutas, vegetais, cereais, carnes de porco, vaca, borrego, frango ou peru, muitas vezes transformados na própria propriedade.
A Herdade do Freixo do Meio foi eleita pelo mesmo painel que escolheu o Prémio Carreira Cutipol 2023, atribuído a Rui Paula, composto por 30 chefes de cozinha* que, em seu nome ou do restaurante, integraram o top 10 ou venceram um dos prémios especiais do Mesa Marcada dos últimos cinco anos.
Ambas as distinções anunciadas fazem parte dos Prémios Mesa Marcada 2023.Os prémios 10 Chefes e Restaurantes Preferidos 2023, bem como a lista completa e todos os outros prémios especiais, serão conhecidos no próximo dia 22 de janeiro, às 18h, no decorrer da cerimónia que se realizará no Centro de Congressos do Estoril.