Skip to content

Grupo União Sport termina ano com a segunda derrota consecutiva e fortes críticas à arbitragem

Neste fim-de-semana, 16 e 17 de dezembro, teve lugar a última jornada de 2023 do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.
Na 9.ª jornada da Liga Elite, neste domingo, 17 de dezembro, o Grupo União Sport (GUS) foi a Viana do Alentejo, somar a sua segunda derrota consecutiva, perdendo com o Sporting de Viana por 1-0, num jogo em que no final, o treinador Fábio Neves e o Presidente do GUS, Nuno Malagueira, deixaram fortes críticas à arbitragem, com o Presidente a deixar um apelo para que os árbitros sejam isentos e que respeitem o GUS, acrescentando que “não nos vão deitar abaixo”, pois “parece que nos querem empurrar para qualquer lado”.
Já na Liga AFE, onde se realizou a 8.ª jornada, as despedidas de 2023 foram feitas com 3 derbys este fim-de-semana. No sábado, o Cabrela recebeu o Foros de Vale de Figueira averbando a sua primeira derrota, com o Foros a vencer por 0-1. No outro derby de sábado, o Valenças empatou em casa 3-3 com o Cortiçadas de Lavre, após a equipa forasteira estar a ganhar por 0-3. Já neste domingo, o Estrela Escouralense empatou no seu Campo 25 de Abril 2-2 com o Fazendas do Cortiço, permitindo aos Foros isolar-se na 1.ª posição da tabela classificativa.

Em relação ao jogo que a RNA acompanhou com relato, a deslocação do União ao terreno do Sp. Viana, a formação treinada por Fábio Neves apresentou-se com alterações no 11 inicial, com Willian Paes na baliza, e a entrada de Wesley Oliveira. Nos convocados merece referência André Arraiolos, júnior de 1.º ano, que se sentou no banco de suplentes e viria a entrar nos segundos 45 minutos. Dar nota também da informação de que, após a saída de Carlos Cassola, também Lito, que saiu para o estrangeiro, já não faz parte do plantel unionista. Sobre o jogo jogado, a equipa da casa entrou forte e teve logo aos 2 minutos grande oportunidade, com Matheus na cara de Willian Paes, que fechou bem a sua baliza. Pouco depois, os mesmos protagonistas, mas o mesmo desfecho. Mas, à terceira foi de vez, aos 11 minutos, o Viana marcou, aproveitando a passividade da defesa alvinegra, com Brandão vindo da direita, a rematar para o golo inaugural. A defesa do União não estava bem, enquanto que o Sp. Viana pressionava bem o portador da bola. Por volta dos 20 minutos terá ficado uma grande penalidade por assinalar, que beneficiava o União, por carga sobre Preciado, que o árbitro José Godinho, entendeu não assinalar. Depois, o Viana esteve muito perto do 2-0, com Brandão a disparar para a baliza, mas a bola esbarrou no poste. O União, por seu turno, tentava reentrar na partida, com Bugio a tentar a sua sorte de longe. Aos 39 minutos, no União, Ulisses Santos saiu lesionado, sendo rendido por Luís Madeira, que entrou muito bem no encontro. Ao intervalo o Sp. Viana vencia de forma justa.
A 2.ª parte iniciou sem substituições e com Viana a criar logo no 1.º minuto duas chances de ampliar a vantagem. Após isso, o União cresceu no jogo e reagiu, e ainda se gritou golo, após boa jogada de Capela, com o golo de Preciado a ser anulado pelo auxiliar, que assinalou fora de jogo, o que valeu muitos protestos por parte do banco alvinegro. Aos 59 minutos, o treinador do Viana, Luís Coxola, efetuou dupla alteração, com Vaqueira e Angélico a entrarem para os lugares de Djerman e Kababa. Com o União mais balanceado no ataque, o Viana esteve perto de marcar, através de contra-ataque venenoso. Entretanto, o Viana faz nova substituição com Barreto a render o perdulário Matheus. O União estava a fazer uma melhor 2.ª parte, com o Viana a cair muito, mas o jogo estava a ficar muito confuso e faltoso. Aos 82 minutos, Fábio Neves, treinador do GUS, fez entrar André Arraiolos, que substituiu Preciado, com o jogador ainda júnior a estrear-se na equipa principal do União. Pouco depois, parece ficar outra grande penalidade por marcar, esta favorável ao Viana, por falta sobre Barreto. O Viana podia ter fechado o jogo, após erro defensivo, mas a jogada terminou em canto. Já em cima dos 90 minutos, no União, Pedro Reis entra para o lugar de João Bugio, enquanto que no Sp. Viana, Brandão e Levy são rendidos por Garcia e Anderson. O União terminou com o central Wesley a servir de ponta de lança, quando faltavam jogar 7 minutos de tempo de compensação. O jogo estava partido e os últimos minutos esfumaram-se com o resultado da 1.ª parte a manter-se, permitindo ao Viana regressar às vitórias. A terminar, é preciso sublinhar que a equipa de arbitragem não fez um trabalho feliz.

Resultados:
Liga Elite > 9.ª Jornada > 17 dez. 2023
Alcaçovense 0-4 Estrela FC (16/12)
Arcoense 1-2 Lusitano de Évora “B”
Sp. Viana Alentejo 1-0 Grupo União Sport
Canaviais 0-1 Redondense
Monte Trigo 3-1 Lusitano Arraiolense
Atlético SC 1-2 Portel

Liga AFE > 8.ª jornada > 17 dez. 2023
Grupo A
Aguiar 5-3 Corval (10/12)
Estremoz 0-0 Oriolenses
Calipolense 1-1 S. Manços
S. Bartolomeu Outeiro 3-3 Borbense
Vera Cruz 0-1 Bencatelense

Grupo B
Cabrela 0-1 Foros de Vale de Figueira (16/12))
Valenças 3-3 Cortiçadas de Lavre (16/12)
Estrela Escouralense 2-2 Fazendas do Cortiço
S. Pedrense 3-1 Tourega

Compartilhe este artigo: