Elvas: momento único no Coliseu com perto de 2 mil crianças a tocar Ronca e Cantar ao Menino

O Coliseu de Elvas foi palco esta manhã de sexta-feira, 15 de dezembro, para um momento único: perto de duas mil crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho tocaram a ronca e cantaram ao menino, em uníssono.

A iniciativa foi levada a cabo pela Associação Juvenil ARKUS e o Grupo Roncas D’ Elvas, nomeadamente através de Vitória e Carlos Mendes, que durante os últimos meses estiveram nas escolas do concelho, a ensinar os mais novos esta tradição ancestral.

O professor Carlos Beirão, presidente da associação juvenil, afirma que “valeu a pena todo o trabalho” desenvolvido, que assume não ter sido fácil, demonstrando-se “muito feliz pelo resultado final”.

Esta iniciativa é, para Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, uma forma de “continuar a manter viva” uma tradição que é muito característica da cidade. “Agradeço ao professor Carlos Beirão, por ter desenvolvido este projeto, que sensibiliza todas as faixas etárias, e para mim é das formas mais interessantes para revitalizar aquilo que é o Natal de Elvas”.

O objetivo principal desta atividade passa por inscrever a iniciativa no Livro de Recordes do Guinness. Ver crianças agarradas a este instrumento, diz o presidente, “é uma verdadeira responsabilidade, para recordar as tradições, usos e costumes dos nossos antepassados, para não deixarmos morrer o que de bom eles nos deixaram”.

No próximo ano, garante ainda o presidente, já se pensa em “multiplicar o número de crianças a tocar roncas”, agradecendo a todos aqueles que contribuíram para que esta iniciativa pudesse acontecer.