Decorreu no passado sábado, 9 de dezembro, pelas 18h00, a inauguração da exposição ‘Miniaturas de Florindo Pais’, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.
Um mestre na arte dos bombeiros e da sua fanfarra, da qual foi um dos fundadores e chefiou por mais de 30 anos, e trabalhador agrícola ao longo de uma grande parte da sua vida, Florindo Pais centrou esta exposição nos carros de Bombeiros e nas máquinas agrícolas, que recriou em madeira.
Na parede da Galeria lê-se precisamente uma mensagem do artista: «Todas estas réplicas fazem parte da minha história de vida e trabalho, ao longo de 65 anos». E é impossível não olhar para a exposição com afeto, seja pela forma artesanal com que a fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e um agricultor e os seus animais surgem esculpidos em madeira, ou pela conotação tão pessoal da exposição.
Na inauguração desta mostra de Miniaturas esteve presente e interveio, em representação do Município de Montemor-o-Novo, o Vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes. Também o Vereador António Pinetra, enquanto Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, marcou presença no evento.
Entre o público, destacam-se também muitos elementos da corporação e o próprio Comandante Hugo Ventura.
A exposição ‘Miniaturas de Florindo Pais’ está patente na Galeria Municipal até ao dia 6 de janeiro, podendo ser visitada de terça-feira a sexta-feira (de manhã, entre as 9h00 e as 12h30 e à tarde, das 14h00 às 18h00) e sábado (das 14h00 até às 18h00).