O 19.º aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade vai ser assinalado amanhã, dia 8 de dezembro, a partir das 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Nesta cerimónia, a autarquia vai atribuir medalhas a personalidades, instituições e associações que se notabilizaram pelos seus méritos e feitos nos mais variados domínios de atuação, contribuindo para o engrandecimento e o prestígio do concelho, mas também a trabalhadores municipais que no exercício da sua atividade se distinguiram pelo exemplar comportamento, pela competência profissional e pela dedicação à causa pública. As distinções foram propostas pelo Executivo Municipal e aprovadas pela Assembleia Municipal.
As comemorações do Dia da Cidade contemplam homenagens a duas instituições, quatro associações e 16 personalidades e empresários que têm desenvolvido ações de mérito em diversas áreas e que têm contribuído de maneira excecional para o prestígio de Reguengos de Monsaraz nos domínios científico, cívico, cultural, desportivo, social e do empreendedorismo.
Ana Paula Amendoeira, atual Diretora Regional de Cultura do Alentejo, relatora do Conselho Consultivo da UNESCO CN e investigadora sobre Património Mundial, bem como a Casa do Alentejo por ocasião do seu centenário e pelo papel determinante que tem desempenhado na defesa e afirmação da cultura alentejana no país e no mundo vão ser agraciadas com a atribuição da Medalha de Ouro. A investigadora Ana Padilha e a cardiopneumologista Sofia Rebocho vão ser distinguidas com a Medalha de Mérito Científico.
A autarquia vai atribuir a Medalha de Mérito Cívico à Sociedade Portuguesa de Autores pela parceria com a Casa António Gião para acolher refugiados da Guerra da Ucrânia, aos médicos Eduardo Pedro e Ana Veiga, à jornalista e pivot da CNN Portugal Ana Sofia Cardoso e ao treinador de basquetebol Carlos Janes Costa. A Medalha de Mérito Cultural vai ser entregue ao maestro Carlos Bia, ao arqueólogo António Carlos Valera, a Carlos Albuquerque Teixeira, Head Chef do Restaurante da Herdade do Esporão, à Comissão Social de Santo António do Baldio, ao maestro e diretor artístico João Defesa e a Vasco Ramalho, professor, investigador e diretor de vários festivais de percussão no sul do país.
A Magia D’Arte – Associação de Artesanato de Reguengos de Monsaraz vai ser agraciada com a Medalha de Mérito Social e a Medalha de Mérito Ambiental vai ser atribuída ao professor Pedro Grilo, dirigente do Clube Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. O empresário David Ramalho vai receber a Medalha de Mérito Empreendedor pelo seu desempenho profissional.
A Medalha de Mérito Desportivo vai ser entregue ao Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Reguengos de Monsaraz, a José Luís Rijo pela conquista do Troféu Promoção no Campeonato Nacional de Todo o Terreno, a António Catronga, criador da equipa de atletismo da Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz e ao Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva, que conquistou mais de uma centena de troféus e participa em diversas provas nacionais e internacionais de Trail e de BTT.
A Medalha de Bons Serviços e Dedicação ao Município de Reguengos de Monsaraz é atribuída aos trabalhadores municipais que se distinguiram exemplarmente no desempenho das suas tarefas, com mérito, dedicação e assiduidade dignos de realce e isentos de qualquer penalidade no registo disciplinar. Assim, a autarquia vai distinguir com a Medalha de Prata cinco funcionários com 25 anos de serviço efetivo e sete trabalhadores municipais vão receber a Medalha de Bronze pelos 15 anos de serviço efetivo respondendo com rigor e profissionalismo às necessidades da população.
O programa comemorativo do Dia da Cidade integra ainda às 19h30 um beberete com prova de produtos regionais e um concerto com a banda La Bohème, que vai subir ao palco durante e depois da cerimónia de homenagem aos agraciados. Este quinteto formado por Luís Cartaxo (guitarra), Joana Lopes (voz), Filipe Dias (saxofone e clarinete), Luís Salgado (bateria) e José Monteiro (contrabaixo) vai interpretar versões de músicas de Smooth Jazz e Bossa Nova.


O plano de investimentos para 2024, da empresa intermunicipal Resialentejo, totaliza os 8 milhões de euros e foi estabelecido tendo como base as ambiciosas metas estabelecidas no PERSU 2030 (Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos), melhorando a eficácia do serviço prestado nos oito concelhos onde atua, e promovendo a sustentabilidade no Baixo Alentejo. 


O Museu Interativo do Megalitismo de Mora preparou um conjunto de atividades alusivas à época festiva que se aproxima. Com estas atividades poderá escrever a “Carta Rupestre ao Pai Natal”, recriar “Colares Pré-Históricos”, tecer uma “Manta de lã” e caçar, porque às “Quintas-feiras são dias de caça”.
Até 06 de janeiro, está a decorrer uma campanha na Biblioteca / Centro Lúdico de Montoito, o objetivo é a recolha de materiais que já não façam falta a muitas famílias.
Entre os dias 08 de dezembro e 06 de janeiro, Arraiolos vai colocar ao dispôr da população do concelho um comboio de Natal.
No âmbito da Semana Europeia de Resíduos, que assinalou entre os dias 18 a 26 de novembro, e pretendeu sensibilizar para a redução do uso de embalagens, o Europe Direct Alto Alentejo, promove a partir de 16, um passatempo.
No próximo dia 08 de dezembro, por forma a assinalar a época natalícia, a Câmara Municipal de Alvito, vai ter o mercadinho de natal.
Os seis anos da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO são assinalados, amanhã, 7 de dezembro, em Estremoz.
O Nutriclube de Culinária é uma atividade promovida pelo Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, onde os jovens maiores de 14 anos têm aulas de culinária quinzenalmente, no Centro Juvenil, às quartas-feiras.
Florindo Pais, um montemorense que dedicou 50 anos da sua vida à Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, vai expor os seus trabalhos na Galeria Municipal da cidade.