Grupo União Sport averba em Portel a sua 3.ª derrota

Neste domingo, 3 de dezembro, teve lugar mais uma jornada do Distrital da Associação de Futebol de Évora. Na 8.ª jornada da Liga Elite, o Grupo União Sport (GUS) deslocou-se ao Campo D. Nuno Alvares Pereira, em Portel, onde perdeu com o Grupo Desportivo Portel por 3-1, resultado revelador que a equipa treinada por João Rolo é candidata.
Na Liga AFE, onde se realizou a 7.ª jornada, e onde houve 2 derbys, com o Foros de Vale de Figueira a bater o Valenças por 1-0 e o Fazendas do Cortiço a empatar 2-2 no seu Campo 25 de Abril com o Cabrela. O Estrela Escouralense foi até Santana do Campo ganhar por 0-1 e o Cortiçadas de Lavre perdeu em casa com o São Pedrense por 2-3.

Acerca da partida que a RNA acompanhou com relato, e onde o União teve deslocação a Portel, o jogo iniciou de forma equilibrada. Aos 15 minutos, após cruzamento para o interior da área, a defensiva alvinegra facilitou, e Thalison aproveitou para, no miolo da área, cabecear para o golo inaugural. Aos 21 minutos, o Portel ampliou a vantagem, através de jogada do lado direito, com a turma treinada por João Rolo a fazer tudo bem feito, e Lukão de cabeça a alcançar o 2-0. Nada saía bem à equipa unionista, com o Portel a ser superior. Aos 34 minutos, o União teve finalmente uma ocasião, mas Capela não foi lesto e a defensiva do Portel cortou a jogada. Em cima do apito final dos primeiros 45 minutos, o Portel esteve muito perto do terceiro da tarde, dispondo de duas chances de marcar. O Portel, muito poderoso ofensivamente e fisicamente, vencia por 2-0 ao intervalo de forma inequívoca, com o União a ter uma 1.ª parte para a esquecer, onde nem sequer rematou à baliza do adversário.
A 2.ª parte iniciou com dupla substituição no GUS, com Preciado e Eric a serem rendidos por Luís Madeira e Lito. O Portel, aos 60 minutos, vê um golo anulado por fora de jogo, em jogada que deixa dúvidas. Aos 62 minutos, no União, Rúben Varela saiu lesionado, entrando para o seu lugar Wesley. O Portel apresentava-se mais comedido e na expetativa na 2.ª parte, com o União a estar mais tempo instalado no meio campo contrário. Aos 64 minutos, o União concretiza o seu primeiro remate à baliza enquadrado e, pouco depois, a equipa da casa tem também boa oportunidade, mas o árbitro assinala falta sobre Nuno Brás. O Portel faz então duas alterações, aos 67 minutos, Duvan e Gabriel Herrera entram para os lugares de Lukão e Medina. Aos 70 minutos, Fábio Capela cruzou rasteiro para Roberto Carlos reduzir para o 2-1. Quando se pensava que o jogo estava relançado, no minuto seguinte, Thalison bisa na partida e faz o 3-1, a corresponder bem a um cruzamento. Leonardo Pereira, no Portel, foi para jogo ao minuto 78, entrando para o lugar de Ike. Aos 80 minutos, Thalison remata para boa defesa de Nuno Brás. Em cima dos 90 minutos, foram efetuadas as últimas alterações. No União, Tomás Silva substitui Capela, enquanto que no Portel é feita dupla substituição, com Relíquias e Sunny a entrarem para os lugares de Thalison e Lopez. Aos 52 minutos, Roberto Carlos bisa no encontro e faz o 3-2, com o Portel terminar a partida com o credo na boca. Apesar disso, o jogo terminaria com a vitória do Portel de João Rolo, com a formação alvinegra a somar novo desaire.

Resultados:
Liga Elite > 8ª jornada
Lusitano Arraiolense 1-2 Atlético Sc
Portel 3-2 Grupo União Sport
Alcaçovense 1-1 Sp. Viana do Alentejo
Estrela Fc 2-0 Canaviais
Lusitano de Évora “B” 2-0 Monte Trigo
Redondense 1-0 Arcoense

Liga AFE > 7.ª jornada > 26 nov
Grupo A
Borbense 2-2 Calipolense
S. Bartolomeu do Outeiro 3-1 Estremoz
Oriolenses 5-2 Vera Cruz
Corval 3-1 Bencatelense
S. Manços 0-1 Aguiar

Grupo B
Foros de Vale de Figueira 1-0 Valenças SC
Fazendas do Cortiço 2-2 Cabrela
Cortiçadas de Lavre 2-3 S. Pedrense
Santana do Campo 0-1 Escouralense
Descansa: Tourega