Já se encontram abertas as inscrições para o Corso Carnavalesco de 2024, da Vila de Redondo.
As inscrições terão de ser feitas até dia 15 de dezembro, pelo 266 989 346 ou geral@cm-redondo.pt.
Dia 23 de novembro de 1519, Mora recebeu Foral atribuído por D. Manuel I.
Foram assinados, recentemente, Contratos-Programa entre o Município de Montemor-o-Novo e duas associações desportivas do concelho, de relevante contributo para a dinâmica desportiva no território do Município. Na assinatura destes acordos, válidos para a época 2023/2024, o executivo municipal foi representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo (CMMN), Olímpio Galvão. Também esteve presente nestas assinaturas, o Vereador com o pelouro do Desporto e Juventude, António Pinto Xavier.
Considerando que a prática desportiva e a sua promoção são direitos fundamentais de todos os cidadãos, o Município de Montemor-o-Novo perspetiva conceder um apoio que poderá atingir um valor máximo de 1.000€ para o Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Montemor-o-Novo e de 5.250€ para o Valenças Sport Club, do Ciborro. Para o Município tratam-se de duas associações que prestam um importante contributo para a dinâmica desportiva do concelho e têm um evidente interesse público.
O período de candidaturas ao aviso de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, está aberto até ao próximo dia 31 de janeiro de 2024.
Este aviso, destina-se a apoios para abordagens locais inovadoras de desenvolvimento social e de promoção de estratégias locais de inclusão ativa, que prossigam os objetivos das políticas de integração das pessoas em situação de sem abrigo e de combate à pobreza.
Integrado no Programa Regional Alentejo 2021-2027, com uma dotação de 800 mil euros a uma taxa máxima de cofinanciamento do FSE de 85%, podem aceder aos apoios as entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que tenham no seu objeto social, ou prática reconhecida, a intervenção junto de pessoas em risco de exclusão, e nomeadamente em situação de sem-abrigo.
São elegíveis, no âmbito do Aviso publicado em 21 de novembro de 2023, as ações que integrem a criação de equipas pluridisciplinares de gestores de caso que assegurem o acompanhamento psicossocial e o acesso aos recursos existentes na comunidade, bem como a respostas integradas, dirigidas a pessoas em risco de exclusão social, nomeadamente em situação de sem-abrigo, bem como ações de desenvolvimento de respostas que implementem ações ocupacionais adequadas às características e vulnerabilidades das pessoas em situação de sem-abrigo, promovendo a empregabilidade e a inserção profissional.
São também elegíveis as ações que dão respostas que se revelem necessárias para assegurar abrigo e acolhimento temporário de pessoas sem teto e favoreçam o combate ao estigma sobre a condição de sem-abrigo.
A GNR tem a decorrer, a partir desta sexta-feira, 24 de novembro, e até dia 31 de dezembro, a operação “Comércio Seguro 2023”, promovendo ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento de fluxo de pessoas em espaços e áreas de comércio.
Durante a operação, explica a GNR em comunicado, “serão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), os quais irão realizar ações de sensibilização junto de comerciantes e clientes, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais”.
Deste modo, a partir da Black Friday e até ao final das festividades do Natal, “a GNR irá reforçar o patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos lojistas e clientes, considerando que nesta época existe um potencial aumento das transações monetárias”.
Nesta edição da Operação “Comércio Seguro 2023”, a GNR te,como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com vista à realização de ações de esclarecimento e formação, no âmbito das burlas, em especial as relativas a “falsos funcionários” associadas à prestação dos serviços energéticos.
O programa Vale Eficiência tem 162 milhões de euros para distribuir por cerca de cem mil famílias até 2025.
Através desta medida, o Governo, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, operacionalizado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, pretende financiar a aquisição de serviços, materiais ou equipamentos para melhorar o desempenho energético das habitações de famílias em situação de vulnerabilidade económica e de carência energética.
Tudo para saber sobre este tema, na edição desta semana da rubrica da DECO, com a jurista da delegação do Alentejo Ana Sofia Rosa. Para ouvir no podcast abaixo:
“Quer comprar prendinhas para alguém?” é o nome da campanha que esta Farmácia de Montemor-o-Novo lançou na passada segunda-feira, 20 de novembro, e que já é um fenómeno ao registar inúmeras visualizações e partilhas nas redes sociais. Também na Rádio Nova Antena a campanha decorre até 25 de dezembro.
Para muitos pode ser uma surpresa, mas para quem acompanha regularmente a atividade da Farmácia já sabe que na quadra natalícia a equipa da Novalentejo brinda os seus utentes com uma surpresa criativa, conjugando de forma distinta a componente ética do seu trabalho diário de dispensa de medicamentos, a vertente comercial e a promoção dos valores humanísticos do Natal, reforçando o seu lema: Estamos cá para ajudar no que precisar!
Neste ano de 2023, a proposta é trazer um pouco de leveza e alegria aos nossos dias pois muitas vezes rir é (mesmo) o melhor remédio. O resultado é uma campanha em torno do universo musical, inspirada na música “Preço Certo” de Pedro Mafama.
Na música “Natal na Novalentejo é especial!” como no vídeo, a equipa da Farmácia Novalentejo surpreende nesta receita inesperada, ao dar o exemplo e a pôr de lado qualquer tipo de timidez cantando e dançando para desejar a todos um bem-disposto e divertido Feliz Natal.
O vídeo encontra-se publicado no Youtube, Instagram, Facebook e Tik Tok da Novalentejo, mas não é tudo: até 25 de dezembro, convidam o público a entrar no espírito e a partilhar uma coreografia ao som desta música, identificando a Farmácia Novalentejo (informações disponíveis nas redes sociais da farmácia). Haverá ainda a oferta de um cabaz de produtos da Farmácia como prémio para a coreografia mais original. Está lançado o desafio.
A alegria contagia. E o Natal na Farmácia Novalentejo é mesmo especial!
Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S0h3IYyUU2U
Créditos: Captação de Áudio, Mistura e Produção: Pedro Loios
Letra: Equipa Farmácia Novalentejo
Produção, Captação e Edição de Vídeo: Ficha Tripla
Música Original: Pedro Mafama – Preço Certo
Para mais informações:
Alexandra Pereira Diretora Técnica
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, realiza hoje, sexta-feira, dia 24 de novembro, uma visita ao concelho de Alandroal.
Esta visita, que tem como objetivo abordar questões sobre os projetos que se encontram em desenvolvimento, atualmente.
A visita tem início às 15 horas, junto ao Largo do Castelo de Terena, em Alandroal.
A Terapeutica Casa João Cidade, em Montemor-o-Novo, é candidata ao programa “Bairro Feliz” do supermercado Pingo Doce local.
“O Nosso Lugar à Sombra”, é o nome do projeto em questão, que segundo João Aleixo, diretor técnico da instituição, “o objetivo é a aquisição de equipamentos para criação de um espaço exterior para os clientes utilizarem quer em momentos de lazer quer noutros momentos diferenciados”.
João Aleixo apela ao voto dos montemorenses, que o podem fazer até dia até dia 25 de novembro na loja Pingo Doce de Montemor.
Évora prepara-se para viver um fim-de-semana desportivo memorável nos dias 25 e 26 de novembro por ocasião da meia maratona da cidade que, uma vez mais, irá assinalar a classificação pela UNESCO do Centro Histórico como Património Mundial. Com um número recorde de inscritos, 4000 participantes irão dar vida às diferentes vertentes da competição, dividindo-se entre a prova principal (21,1kms), uma competição de 10 km, corrida para a pequenada e uma caminhada (5 km).
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 23 de novembro, seis acidentes de viação, sendo duas colisões, dois despiste e dois atropelamentos, dos quais resultaram danos materiais.
Forom também registados dois incêndios, um urbano e outro em veículo ligeiro, nas localidades de Viana do Alentejo e borba, tendo um provocado danos em ecoponto e o outro no veículo respetivamente.
No âmbito da criminalidade foram registadas quatro ocorrências: um crimes contra o património, um crime contra as pessoas, um crime contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.
Foram ainda efetuadas duas detenções em flagrante delito, uma pelo crime de estado de embriaguez e outra pelo crime de condução sem habilitação legal.
No âmbito contraordenacional registaram-se 40 infrações relativas à legislação rodoviária, quatro relativas à legislação ambiental e três relativa à legislação policial.
A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, operação Artémis 2023/2024.
Tiago Teotónio Pereira, vogal da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030, apresentou, recentemente, no evento de lançamento da plataforma “Aproveitar Talentos”, organizado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão (DG REGIO) em Bruxelas, a proposta do Alentejo em ser uma região piloto para a atração de talento, assim como a visão estratégica do Alentejo em prol do crescimento sustentável e da promoção de oportunidades para os seus habitantes.
Na sua intervenção, Tiago Teotónio Pereira salientou que a “região possui ferramentas de requalificação para adaptar as competências aos novos desafios. As novas centralidades desempenham um papel único a nível nacional e europeu”, assegurou, destacando ainda que “Sines como território na vanguarda da energia verde e do hidrogénio, Alqueva como epicentro de um vasto cluster agroalimentar, e Évora e Ponte de Sor como líderes em engenharia aeronáutica” são exemplos do que considera como o “novo” Alentejo, que exige talento para “alavancar o seu desenvolvimento”.
Por tudo isto, segundo o vogal do Programa Regional do Alentejo 2030, “é importante estabelecer estratégias de ação para reter os jovens das instituições de ensino superior e trabalhar no sentido do regresso daqueles que estudaram e saíram da região. Este esforço deverá ter uma estrutura dinâmica permanente com capacidade de comunicar novas ofertas e posicionar o território para atrair talento”.
Tiago Pereira destacou ainda que “o reconhecimento do potencial de algumas comodidades do Alentejo, nomeadamente em questões de paisagem, cultura ou tempo para a criatividade, pode muito bem desempenhar um papel fundamental na criação de uma região mais competitiva”. Mas também “as oportunidades geradas em setores emergentes e estabelecidos como a aeronáutica, a energia, a inovação inteligente, a Inteligência artificial ou a economia azul, bem como em sectores tradicionais como a agricultura e a pedra Natural”. Assim, o esforço da região tem sido centrado principalmente “na criação de infraestruturas de inovação e de incentivo e transferência de conhecimento”.
Para o dirigente, o projeto que levará o Alentejo a ser uma região de atração de talentos, assenta nos desafios de qualidade, nas condições de vida e tolerância social e laboral e na “eficácia do sistema regional de educação e formação na produção e atualização de competências e qualificações para uma melhor qualidade de emprego e gestão de talentos na região”.
Refira-se que lançamento da plataforma “Aproveitar Talentos” decorre da Comunicação sobre Aproveitamento de Talentos nas Regiões da Europa e faz parte do Mecanismo de Reforço de Talentos, uma iniciativa específica de oito pilares que procura impulsionar o talento em todas as regiões da UE.
O evento de lançamento da plataforma Aproveitar Talentos foi aberto pela comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.
Fonte: CCDR Alentejo
Os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e a equipa do Monte de Magia aliaram-se na organização de um evento solidário.
Em causa está a aquisição de uma ambulância para integrar a frota da corporação montemorense.
A ação solidária consiste numa aula de yoga que se vai realizar dia 26 de Novembro, das 10h às 12h, no Parque de Exposições Municipal.
Para participar terá de proceder ao pagamento de um donativo mínimo de 5 euros e assim, estará a ajudar na angariação de fundos para uma nova ambulância.
Neste momento ainda faltam cerca de 20 mil euros.
Aproveite esta oportunidade para relaxar e ajudar uma causa que diz respeito a todos nós.
Tem lugar hoje às 21h30, um concerto com Gongori, nas Oficinad no Convento em Montemor-o-Novo.