Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada assinala-se este domingo 

O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada assinala-se este domingo, 19 de novembro. Com esta data procura-se lembrar aqueles perderam a vida ou a sua saúde nas estradas, assim como tentar prevenir mais acidentes e o registo de mais vítimas.

Só no primeiro trimestre deste ano, 101 pessoas morreram nas estradas portuguesas, na sequência dos 7.585 acidentes registados, de acordo com os últimos dados divulgados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Foram também registados 493 feridos graves e 8.828 feridos leves.

Neste último relatório relativo à sinistralidade rodoviária, a ANSR dá conta que, relativamente, aos três primeiros meses de 2022, este ano, no mesmo período, registaram-se mais 813 acidentes, mais duas vítimas mortais, mais 21 feridos graves e mais 1.003 feridos leves.

A celebração anual do Dia Europeu em Memória das Vítimas da Estrada começou em 1993, pela mão da Federação Europeia de Vítimas da Estrada (FEVR). Em 2005, a Assembleia Geral da ONU aprovou a adoção oficial do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, tal como é celebrado hoje em dia, ao terceiro domingo de novembro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que morrem, todos os anos, 1,2 milhões de pessoas na estrada e que 50 milhões de pessoas ficam feridas no mesmo período.