Exposição “Zé Gandaia – Que memórias vestirei hoje?”
no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, a Exposição “Zé Gandaia – Que memórias vestirei hoje?”. A Exposição apresenta obras do nosso Zé Gandaia, artista que, embora nascido em Moçambique, é uma referência incontornável da vila e concelho de Arraiolos e tem deixado uma marca artística e humana indelével em todos aqueles que têm tido o privilégio de se cruzar com o homem e a sua obra. A Exposição estará patente até ao dia 19 de maio de 2024 e tem curadoria de Raquel Henriques da Silva e de Suliane Ferraz.
Exposição “Zé Gandaia – Que memórias vestirei hoje?”
Mostra Gastronómica da caça em Mora a partir de 25 de novembro
Hoje comemora-se o Dia do Não Fumador
O Dia do Não Fumador comemora-se hoje, dia 17 de novembro, esta data visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar.
A RNA saiu à rua para questionar os nossos ouvintes sobre este dia e aquilo que poderia mudar para evitar o consumo de tabaco.
A maioria acha este dia importante, principalmente para que os fumadores reflitam sobre os malefícios do tabaco, Sónia Branco afirma que este dia não é bem assinalado, “acho que é um dia importante, que não é assinalado da melhor forma como outros dias comemorativos, mas os fumadores cada vez têm mais a vida dificultada, não só pelo valor, mas também pelos espaços em que é permitido fumar”.
José Rente, não é fumador e afirma que se sente incomodado quando fumam perto de si, “as pessoas que fumam não notam, mas eu como não fumo noto muito é nos espaços não públicos, como restaurantes, bares, concordo que não fumem”.
O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas, é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cerebrovascular, este é um dia de reflexão mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fuma
Centro de Reabilitação da Cercimor assinalou o mês do cidadão idoso
No âmbito do Mês do Cidadão Idoso, decorreu na manhã de 15 de novembro, no Centro de Reabilitação da Cercimor, em Montemor-o-Novo, uma Oficina de Graffiti.
DECO esclarece detalhes sobre o funcionamento do Fundo de Garantia Automóvel
O Fundo de Garantia Automóvel, gerido pela ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), está destinado a conceder indemnizações em consequência de acidentes de viação.
É um mecanismo público e pode ser acionado sempre que o culpado do acidente seja desconhecido ou não possua seguro automóvel. O consumidor deve sempre contactar a ASF para participar a situação, caso queira ser ressarcido pelas despesas.
Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Batista, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:
O Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo visita hoje a União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre
O Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com pelouros, acompanhado por alguns Chefes de Divisão e pelo Gabinete de Apoio às Freguesias está a realizar Encontros nas Freguesias.
Esta sexta-feira visita a União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, pelas 14h30.
O objetivo destas visitas é o executivo encontrar soluções para algumas das situações identificadas, o mais brevemente possível.
Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem quatro acidentes de viação
O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 16 de novembro quatro acidentes de viação, duas colisões, um despiste, e um atropelamento dos quais resultaram danos materiais.
Foi registado ainda um incêndio num veículo ligeiro de passageiros, em Arraiolos.
No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências: três crimes contra as pessoas, dois crimes contra o património e um crime contra a vida em sociedade.
Foram ainda efetuadas três detenções, duas em fragtante delito pelo crime de furto em veículo.
No âmbito contraordenacional registaram-se 73 infrações relativas à legislação rodoviária e oito relativas à legislação policial.
A GNR mantém as operações Resina 2023, Floresta Segura 2023, Campo Seguro 2023, Escola Segura 2023/2024, operação Artémis 2023/2024.
O GUS celebra, esta sexta-feira os seus 109 anos, esta data é celebrada com um jantar de aniversário para todos os adeptos e sócios.
É importante que os sócios e adeptos compareçam, revela Nuno Malagueira, presidente do Grupo União Sport, “estamos a falar na data mais importante do clube, que é o aniversário, e nesse aspeto ponderamos, porque haveria também o jantar de natal com todos os escalões, este ano achamos que seria melhor fazer um jantar de aniversário, como o clube merece, aquilo que apelamos a todos os unionistas e sócios do clube, que façam um esforço e venham ao aniversário do clube, penso que vai ser uma noite muito importante para nós, é uma forma de reunir todos os unionistas”.
Esta noite de aniversário foi pensada de forma a agradar todos os adeptos e sócios do clube, afirma Nuno Malagueira, “a empresa que nós contratamos para fazer o catering do jantar é conceituada, pedimos várias opiniões, toda a gente fala bem dessa empresa, e portanto apostamos, também vamos ter ali uns momentos de cântico com o Fora d’oras, eu penso que vai ser uma noite muito agradável para todos”.
José Carlos Galvão terá uma homenagem neste jantar, o presidente do clube explica que “vamos homenagear o José Carlos Galvão porque é uma pessoa que acompanha muito o União, é um ex-atleta do clube, lembro-me muito bem dele, é uma pessoa que está sempre presente no Estádio 1º de Maio, gosta do clube, inclusivamente também muitas vezes vai ver os treinos, acho que é uma homenagem merecida”. Além do ex-atleta José Carlos Galvão, haverá também uma homenagem para Augusto Mesquita, que escreveu o livro sobre os 90 anos deste clube, Nuno Malagueira afirma que “este homem teve uma atitude muito digna para comigo, deslocou-se até aqui porque ele estava algo incomodado porque o clube veste uma camisola alternativa cor de laranja”.
Este clube celebra esta sexta-feira, dia 17 de novembro os seus 109 anos, e o presidente apela a todos os que gostam do GUS para que apareçam.
Um morto e oito feridos em colisão que levou ao corte da EN4
A Estrada Nacional 4 em Pegões, Montijo, esteve cortada nos dois sentidos, ontem, após uma colisão entre duas carrinhas de transporte de passageiros que provocou ontem um morto e oito feridos.
O acidente provocou um morto e oito feridos.
No local estiveram elementos dos bombeiros de Canha, Montijo, Águas de Moura, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Barreiro e GNR.