Hoje comemora-se o Dia do Não Fumador

O Dia do Não Fumador comemora-se hoje, dia 17 de novembro, esta data visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar.

A RNA saiu à rua para questionar os nossos ouvintes sobre este dia e aquilo que poderia mudar para evitar o consumo de tabaco.

A maioria acha este dia importante, principalmente para que os fumadores reflitam sobre os malefícios do tabaco, Sónia Branco afirma que este dia não é bem assinalado, “acho que é um dia importante, que não é assinalado da melhor forma como outros dias comemorativos, mas os fumadores cada vez têm mais a vida dificultada, não só pelo valor, mas também pelos espaços em que é permitido fumar”.

José Rente, não é fumador e afirma que se sente incomodado quando fumam perto de si, “as pessoas que fumam não notam, mas eu como não fumo noto muito é nos espaços não públicos, como restaurantes, bares, concordo que não fumem”.

O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas, é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cerebrovascular, este é um dia de reflexão mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fuma