Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2023 é assinalado em Évora

No próximo domingo, dia 19 de novembro, a Associação GARE e a Liga de Associações Estrada Viva, organizam em Évora pelas 09h30m, uma cerimónia nacional com o objetivo de assinalar o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2023.

A organização da celebração em Portugal tem sido assegurada desde 2004 pela Estrada Viva e pela GARE, em colaboração com as diversas outras entidades. Todos os anos as organizações membro das Estrada Viva assinalam esta efeméride em Portugal, organizando a cerimónia e a campanha nacional a ela associada. 

Enquadrado na Década Global de Acção para  a Segurança Rodoviária 2021-2030, promovida pela Organização Mundial da Saúde, o tema internacional da campanha do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada é a Justiça, sob o mote geral do Dia “Lembrar, Apoiar, Agir”.

O espírito deste Dia Mundial é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida e a saúde nas estradas e ruas portuguesas significa um reconhecimento, por parte do Estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes de desastres rodoviários. Presta também homenagem às equipas de emergência, à polícia, aos profissionais médicos e outros que diariamente lidam com as consequências traumáticas da sinistralidade.