O Museu do Campo Alentejano, em Avis, recebe, no próximo dia 18 de novembro, às 16 horas, a iniciativa “Dois Dedos de Conversa” sobre “A Luta das Oito Horas nos Campos do Sul”, que conta com a participação de diversos convidados.
Esta iniciativa, que tem entrada livre, tem como objetivo recordar os tempos de luta pelas oito horas de trabalho nos campos agrícolas. Em Portugal, desde 1919 que os trabalhadores da indústria e do comércio trabalhavam diariamente oito horas, mas o mesmo não acontecia com os trabalhadores agrícolas, que trabalhavam de sol a sol.
A conquista da jornada de oito horas de trabalho nos campos só aconteceu em maio de 1962. Foram muitos os homens e mulheres de diferentes gerações que durante longos anos lutaram por esta conquista no concelho de Avis. Para que as suas histórias não sejam esquecidas, nesta sessão, e no decorrer de uma conversa informal, será dado espaço a algumas pessoas que ainda testemunharam na primeira pessoa estes acontecimentos e a outras que vão recordar as lutas travadas a partir daí.