Exposição “Centro Mutável” em Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e as Oficinas do Convento inauguraram no sábado, 11 de novembro, pelas 18h00, a exposição ‘Centro Mutável’, numa iniciativa que contou com a participação do Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes.

Esta exposição reúne trabalhos desenvolvidos pelas pessoas participantes dos workshops com Sara Bichão, Pedro Vaz e Sérgio Carronha.
A organização da exposição é da Oficinas Do Convento, Vicarte e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
 Horário da Galeria Municipal: terça a sexta-feira: 9h00 – 12h30 | 14h00 – 18h00 / sábado: 14h00 – 18h00.

Sabóia recebeu Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030

Sabóia, no concelho de Odemira, acolheu ontem, terça-feira, dia 14 de novembro, a terceira reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030.

No decorrer da reunião foram debatidos os pontos de situação do Alentejo 2020 e do Alentejo 2030, tendo sido ainda apresentado o Plano de Avaliação do Programa Regional Alentejo 2030 e o Plano Estratégico para a Comunicação do Programa Regional Alentejo 2030.

No âmbito da reunião do Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030, os membros da DGREGIO e Autoridade de Gestão, realizaram, no dia 13 de novembro, visitas a projetos como o da Requalificação da Zona Ribeirinha de Odemira (PEDU), Espaço CRIAR/CACO (Associação de Artesãos do Concelho de Odemira), bem como o da EB1 de São Teotónio (Pacto CIMAL) e da Adega da Costa Atlântica.

O Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Alentejo, para o período de programação 2021-2027, instituído pelo Despacho n.º 2789-J/2023 de 28 de fevereiro, é o órgão responsável pelo acompanhamento do desempenho do programa regional e inclui representantes dos parceiros pertinentes, garantindo uma representação equilibrada das autoridades competentes dos Estados-Membros, dos organismos intermédios e dos parceiros, nomeadamente representantes das autoridades regionais, locais, urbanas e outras autoridades públicas, dos parceiros económicos e sociais, dos organismos pertinentes que representam a sociedade civil, tais como parceiros ambientais, organizações não governamentais e organismos responsáveis pela promoção da inclusão social, dos direitos fundamentais, dos direitos das pessoas com deficiência, da igualdade de género e da não discriminação, e dos organismos de investigação e as universidades, se for caso disso.

Antes da reunião de Sabóia, o Comité de Acompanhamento do Programa Regional do Alentejo já tinha reunido em Elvas e em Fátima.

XXII Mostra de Doçaria de Alcáçovas entre os dias 8 e 10 de dezembro

A vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo vai ser palco da XXII Mostra de Doçaria, entre os dias 8 e 10 de dezembro.

Divulgar e preservar a doçaria conventual e palaciana é o principal objetivo, segundo Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Este ano o certame conta com três dias em vez dos habituais dois dias.

XXII Mostra de Doçaria de Alcáçovas é  promovida pelo município de Viana do Alentejo e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo.

‘Histórias na Biblioteca” esta sexta-feira na biblioteca Almeida Faria em Montemor

Esta sexta-feira, a Biblioteca Municipal Almeida Faria volta a ser a casa das histórias. A partir das 18h00, há nova sessão de ‘Histórias na Biblioteca”.

Através da leitura e exploração das histórias, a iniciativa pretende estimular a imaginação, desenvolver a capacidade analítica e criativa, fomentar o incentivo à leitura e tornar o livro um objeto aprazível junto das crianças.
Trata-se de uma sessão aberta a todas as idades!

Feira do Mel em Fazendas do Cortiço já conta mais uma edição

Foi no último domingo, 12 de novembro de 2023, que o Pavilhão Multiusos de Fazendas do Cortiço recebeu a XVI Feira do Mel da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Vila, N.ª Sr.ª do Bispo e Silveiras.

A Feira iniciou-se às 14h00, com um colóquio promovido pela Montemormel – Associação dos Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo. No colóquio, a Eng.ª Sandra Matias, coordenadora do Serviço Municipal de Proteção Civil falou sobre a vespa asiática, uma das grandes predadoras das abelhas e, por conseguinte, uma das maiores ameaças à atividade apícola nos tempos correntes. Nesta atividade, a União de Freguesias fez-se representar por vários membros do seu executivo.

A animação também marcou presença na Feira do Mel, já que houve motivos para cantar e dançar. O Grupo Coral Feminino Ecos do Monte proporcionaram-nos um belo momento musical e este foi seguido de baile, no qual atuou Telmo Falcão.

Ao longo da tarde, houve venda de produtos com mel e seus derivados, feira de artesanato, pinturas faciais para os mais pequenos e o Concurso de Bolo de Mel. A tarde não seria a mesma, contudo, sem o habitual lanche oferecido pela ARPI de Fazendas do Cortiço.

Câmara Municipal de Mora alerta para a correta utilização dos contentores de cinzas e brasas

A Câmara Municipal de Mora tem, nos últimos tempos, verificado a incorreta utilização dos contentores que se destinam à deposição de cinzas, com a colocação de outros tipos de resíduos.

Os contentores das cinzas têm como objetivo a deposição apenas de cinzas e brasas, sobrantes dos lumes que habitualmente se fazem ao longo do inverno para aquecimentos de espaços e pessoas.
Em todo o Concelho, a autarquia tem disponível um conjunto de equipamentos destinados a todos os tipos de lixos. Nomeadamente: ecopontos para deposição de reciclagem (cartão, plástico, vidro), pilhão para recolha de pilhas, oleão destinado aos óleos alimentares, moloks e/ou contentores para deposição de lixo orgânico e contentores para cinzas/brasas.

Exposição de presépios patente no Centro Cultural de Cabeção

Visite até 23 de dezembro, no Centro Cultural de Cabeção, a Exposição “Presépios do Mundo”.

Expostos estão presépios pertencentes à coleção particular de João André. Participam como convidadas Ana Dias, Maria Etelvina e Minela.
“Presépios do Mundo” pode ser visitada de segunda a domingo.

Visita guiada a vários pontos de Montemor no próxima sábado

No próximo dia 18 de novembro, a partir das 10h00, realiza-se uma visita guiada que se inicia na exposição ‘A Misericórdia de Montemor-o-Novo’, patente no Arquivo Municipal.
A visita segue depois para o Recolhimento de N.ª Sra. da Luz, Hospital do Espírito Santo e de Santo André, Igreja da Misericórdia e Sala do Despacho.
A dinamização da visita cabe à historiadora de arte Filomena Caetano, numa organização do Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, com apoio da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo.

Chamada aberta a artistas / criativos do concelho de Viana do Alentejo

Sexta-feira, 17 de novembro é o último dia para a chamada aberta a artistas / criativos do concelho de Viana do Alentejo. Trata-se de um projeto de auscultação dos jovens estudantes de Viana do Alentejo, para o desenvolvimento da atividade cultural na freguesia de Alcáçovas.
Jovens que são criativos, tiram fotografias, cantam ,dançam, pintam ou interessam-se pela área artística e cultural, como produção de eventos, podem e devem concorrer.
Nesta fase do projeto serão selecionados os artistas que farão parte do programa do evento.
Os cruzamentos disciplinares, como poesia escrita e visual, poderão ser explorados e conduzirão o percurso do evento.

Poule de obstáculos em Montemor-o-Novo dia 26 de Novembro

No próximo dia 26 de Novembro, tem lugar no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo, pelas 9h30, uma poule de obstáculos, numa organização da escola de equitação de Montemor-o-Novo Equimor.

Pedro Mariano da direção da Equimor, adiantou à RNA, que esta é uma prova direcionada para cavaleiros principiantes na disciplina, e que não têm tantas obrigações como teria uma prova federada.

 

“Quem foi à Guerra” encerrou ARCA23 em Montemor

A 5ª edição do evento transdisciplinar ARCA23 chegou ao fim a 11 de novembro, no Cineteatro Curvo Semedo, com a exibição de “Quem vai à guerra”, de Marta Pessoa, numa iniciativa que contou com a parceria do Núcleo da Liga dos Combates de Montemor-o-Novo. Antes do início da exibição deste documentário, e perante uma plateia onde a maioria dos presentes era antigo combatente e/ou familiar de antigo combatente, Pedro Conceição do Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo, José Leal, Presidente do Núcleo da Liga de Combatentes de Montemor-o-Novo, e Henrique Lopes, Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, deixaram breves palavras em que enalteceram a importância e simbolismo da projeção desta película.

Entre 1961 e 1974, milhares de homens foram mobilizados e enviados para Angola, Moçambique e Guiné-Bissau para combater numa longa Guerra Colonial. Passados cerca de 60 anos desde o início desta guerra, este é um assunto, ainda hoje, delicado e complicado, apoiado por um discurso exclusivamente masculino, como se a guerra só aos ex-combatentes pertencesse e só a eles afetasse. No entanto, quando um país está em guerra, ninguém fica alguém de fora.

“Quem vai à guerra” conta com as participações de Ana Maria Gomes, Anabela Oliveira, Aura Teles, Beatriz Neto, Clementina Rebanda, Conceição Cristino, Conceição Silva, Cristina Pinto, Ercília Pedro, Fernanda Cota, Giselda Pessoa, Isilda Alves, Júlia Lemos, Lucília Costa, Manuela Castelo, Manuela Mendes, Margarida Simão, Maria Alice Carneiro, Maria Arminda Santos, Maria Augusta Filipe, Maria de Lourdes Costa, Maria Laura Silva, Maria Odete Barata, Maria Rosa Redondo, Natércia Neves, Rosa Serra.

III Festival de Música, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida no Montijo

No âmbito da Agenda Sénior 2023, realiza-se hoje, dia 15 de novembro, às 15h00, o III
Festival de Música, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo.
O festival conta com a participação do Grupo de Sinfonias e Tradições, da Escola Sinfonias e Eventos, do Conservatório Regional de Artes do Montijo, do Grupo Musical da Academia Sénior da Atalaia, Alto-Estanqueiro e Jardia, de Tempos e Contratempos, da Universidade Sénior; do Grupo Força de Viver, da Academia Sénior de Sarilhos Grandes, do Grupo Vozes da Rádio, da Academia Sénior de Pegões e Canha e do Coro do Atelier Sénior.

Sessão sobre Diabetes na ARPI de Montemor

A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Montemor promove esta quinta-feira, dia 16 de novembro, uma sessão sobre Diabetes pelas 14:30 horas com a Dra. Carla Godinho.

A Associação convida a todos os interessados a participarem nesta sessão.

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem oito acidentes de viação

O Comando Territorial da GNR de Évora, registou no dia 14 de novembro, oito acidentes de viação, cinco colisões e três despites, dos quais resultaram doid feridos leves.

No âmbito da criminalidade foram registadas 10 ocorrências: quarto crimes contra as pessoas, cinco contra o património e uma por  crime cometido contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional registaram-se 130 infrações relativas à legislação rodoviária e uma relativa à legislação policial.

 

Último dia da 22.ª edição da Festa Mundial da Animação em Montemor-o-Novo

Termina esta quinta-feira, em Montemor-o-Novo a 22.ª edição da Festa Mundial da Animação, sendo uma extensão desta importante iniciativa, numa parceria com a Casa da Animação.

Os últimos dias têm sido dedicados a turmas ás turmas do 2º, 3º ciclo e secundário.

A 22.ª edição da Festa Mundial da Animação, incluiu sessões para todos os alunos do concelho de Montemor-o-Novo.

O Município de Montemor-o-Novo acolhe a Odisseia Nacional

O Município de Montemor-o-Novo acolhe a Odisseia Nacional, iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II. Nos dias 17 e 18 de novembro, o projeto Um Coletivo apresenta-nos ‘Penélope’, a partir do livro homónimo de Alice Sampaio, que será apresentado na Escola Secundária de Montemor-o-Novo.
Na tarde de sábado, o Largo São João de Deus é palco para a performance ‘A Sementeira’.

“Assassinos da lua das flores” sábado no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor

No próximo sábado, dia 18 de novembro, há cinema a partir das 15h00 no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.
Neste sábado, a tela do Cineteatro Curvo Semedo terá uma obra-prima em exibição: ‘Assassinos da Lua das Flores’ é um dos filmes deste final de ano 2023. Trata-se de um drama verdadeiramente épico com selo de Martin Scorsese e com Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone e Robert de Niro nos principais papéis.
Sinopse:
Na viragem do século 20, o petróleo trouxe fortuna à Nação Osage, e os seus habitantes tornaram-se pessoas ricas de um dia para o outro. A riqueza destes Nativos Americanos, rapidamente atraiu intrusos brancos, que manipularam, extorquiram tudo o puderam, até recorrerem ao assassinato. Baseado numa história verídica e contada através do improvável romance de Ernest Burkhart e Mollie Kyle, “Assassinos da Lua das Flores” é um épico western, onde o verdadeiro amor cruza caminhos da mais cruel traição. Baseado no livro best-seller de David Grann, o argumento é de Eric Roth e Martin Scorsese.

Reunião de Câmara de Montemor esta quarta-feira às 15 horas

A vigésima terceira reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 15 de novembro, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.

Euromilhões com jackpot de 52 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 52 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou, ontem, terça-feira, 14 de novembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 486 mil euros, contemplou um apostador no estrangeiro.

O terceiro prémio, de 28 mil euros, foi para quatro apostadores, um deles em Portugal.

O quarto prémio, de 1181 euros, saiu a 30 apostadores, quatro deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 13 – 16 – 36 – 44 – 50 e pelas estrelas 03 e 05.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.