Celebra-se hoje o Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes, celebra-se hoje, 14 de novembro, este dia foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, este dia tem como objetivo dar resposta aoa aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

Em 2007, esta data tornou-se o dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

Este dia coincide com o aniversário de Frederick Banting. Juntamente com Charles Best, Frederick Banting criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos.

As campanhas do Dia Mundial da Diabetes têm como objetivo consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes.

Para as pessoas que sofrem de diabetes as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento sobre ela. Através da compreensão da doença torna-se mais fácil prevenir as suas complicações.

Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um a cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes.

Em Portugal, as comemorações têm a promoção da Sociedade Portuguesa de Diabetologia juntamente com a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.

Caminhadas pela diabetes são um exemplo de atividades realizadas neste dia.