Grupo União Sport ganha por 4-0 ao Lusitano de Évora B com grande exibição

Este sábado, 11 de novembro, em partida antecipada da Liga Elite, o Grupo União Sport recebeu no Estádio 1.ª de Maio, na semana que antecede o seu Centésimo Nono Aniversário, a formação do Lusitano de Évora B, que comemora precisamente neste sábado, 112 anos de existência. Esta foi uma excelente vitória por 4-0 do União, com uma exibição de encher o olho. Com Marco Oliveira no 11 inicial da formação alvinegra, o União inaugurou o marcador na primeira ocasião que teve. O golo madrugador surgiu aos 7 minutos, com Roberto Carlos a encostar para o primeiro da tarde, correspondendo bem a um cruzamento de Marco Oliveira. O jogo corria de feição ao GUS, que praticava um futebol bastante agradável, criando várias jogadas de perigo, com a defensiva verde e branca a oscilar. Aos 30 minutos, o Lusitano ficou reduzido a 10 unidades, com Vasco Fialho a ver cartão vermelho por falta sobre Lito, uma decisão do árbitro que talvez tenha sido demasiado dura. Aos 42 minutos, Fábio Capela, aquele que se estava a cotar como o melhor em campo, um maestro endiabrado, após simulação que sentou o adversário, rematou para um golaço que dava maior colorido ao resultado. Ao intervalo o União vencia por 2-0, numa 1.ª parte muito positiva e de muito bom nível da turma treinada por Fábio Neves, com o União a vencer e convencer.
Os segundos 45 minutos iniciaram sem substituições em ambas as equipas. O União, logo ao segundo minuto da 2ª parte, numa jogada de Capela e Lito, concretizou o 3-0, com Lito a fazer um chapéu ao guarda-redes do Lusitano, com a formação treinada por João Guerra a protestar a validação deste tento, dizendo que o esférico não terá entrado na baliza. Pouco depois o Lusitano criou perigo, mas Tojo rematou ao lado. Aos 59 minutos, ambos os treinadores mexeram, com o Lusitano a fazer tripla alteração, fazendo entrar Gonçalo Safara, Gonçalo Oliveira e João Matos para os lugares de Miguel Rosado, Henrique Júlio e Pedro Mochila, enquanto que no União entraram Michael Preciado e Wesley Oliveira, para os lugares de Ruben Varela e Lito. Aos 77 minutos, com calma na troca de bola, Gonçalo Catalão recebe a redondinha e bate Tomás Grilo, colocando o União a ganhar por 4-0. Aos 80 minutos, Gonçalo Ambrósio, Pedro Reis e Tomás silva renderam António Serrano, João Bugio e Guilherme Francisco. Aos 84 minutos, no Lusitano de Évora, entraram ainda Gonçalo Carriço e Passinhas, saindo Rosado e Tojo. Aos 85 minutos, o Lusitano cria a sua melhor oportunidade na partida, mas Nuno Brás defende bem. Aos 88 minutos, Bruno Machado, vindo de lesão, rende Gonçalo Catalão.

O jogo iria chegar ao seu término, com o União a regressar às vitórias, efetuando uma exibição convincente e segura, numa vitória justa e expressiva, que até podia ter sido por números mais amplos.