Visita à Gruta do Escoural com direito a workshop e demonstração de fogo

Antes da inauguração do Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, no passado dia 28 de outubro, decorreu uma visita diferente à Gruta do Escoural acompanhada de um workshop de arte rupestre com pigmentos naturais, incluindo demonstração de fogo, disparo de propulsor e zagaia.
Com o apoio das técnicas digitais foi possível visitar alguns dos recantos da gruta do Escoural e conhecer a arte pré-histórica que povoa as suas paredes. Ainda dentro da Gruta foi demonstrada a técnica de fazer fogo com vários instrumentos, à semelhança do que se fazia no Paleolítico Superior pelos primeiros homens que exploraram os seus meandros. Os participantes puderam ainda observar a arte rupestre à luz de uma pequena chama, sempre respeitando ao máximo a salvaguarda deste monumento.
No exterior, foram explicados os materiais que eram usados na arte rupestre da pré-história e explorada a veia artística de todos os presentes com os mesmos. Houve ainda oportunidade de manejar algumas das armas que eram utilizadas na caça neste período da evolução humana.
Tanto a visita como o workshop foram dinamizados pelos arqueólogos Carlos Carpetudo, Mário Carvalho e Sira Camacho, com o apoio da funcionária da Gruta do Escoural, Sónia Contador.