Grupo União Sport perde nos Canaviais mas demonstra grande atitude

Este domingo, 8 de outubro, realizou-se a 2.ª jornada do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora!
Na Liga Elite o Grupo União Sport (GUS) perdeu por 3-2 no terreno do Canaviais. Já na Liga AFE, no derby concelhio, o Foros de Vale de Figueira bateu o Fazendas do Cortiço por 1-0, o Cabrela foi ganhar por 1-2 a São Pedro da Gafanhoeira e o Escouralense bateu o Tourega, fora de casa, também por 1-2! Dar nota que o Cortiçadas de Lavre – Santana do Campo foi adiado, numa jornada em que o Valenças descansou.
O jogo que a RNA acompanhou com relato, e onde o Canaviais recebeu o GUS, desenrolou-se em mais uma tarde de muito calor, com o União a apresentar-se com as ausências de Bruno Machado e Marco Oliveira, por lesão, sendo Pedro Reis novidade no 11 inicial, tal como foram estreia no lote de disponíveis – Erick e Ulisses – que se sentaram pela primeira vez no banco de suplentes alvinegro. O União entrou melhor, e logo aos 5 minutos, numa boa jogada, esteve perto de marcar, com um excelente remate de Capela, a passar muito perto do poste esquerdo da baliza adversária. Pouco depois, o União voltou a incomodar o guardião contrário, numa nova chance de golo. Aos 32 minutos, e numa infelicidade, surge o primeiro golo da partida, um autogolo de Wesley que, após cruzamento, ao tentar fazer um corte, colocou o esférico na própria baliza. Três minutos depois, Mory coloca o marcador em 2-0, favorável à formação treinada por Miguel Ângelo. O União estava bem no jogo, mas dois erros defensivos, num ápice, mudaram a história da partida. O União efetuou uma boa 1.ª parte, mas teve 3 minutos completamente desafortunados, que determinaram o resultado que se registava ao intervalo, demasiado pesado para aquilo que se passou nos primeiros 45 minutos.
A 2.ª parte iniciou com dupla substituição no GUS, com Lito e Tomás Silva a renderem Rúben Varela e Pedro Reis. Após uma primeira ocasião para o Canaviais, aos 52 minutos, depois de um cruzamento de Gonçalo Catalão, e novamente através de auto-golo, neste caso de Ricardo Bernardo, o União conseguia reduzir para 2-1. O União estava bem melhor no encontro quando, aos 65 minutos, Lito, que tinha saído do banco, foi no um para um e, à saída do guarda-redes, rematou para a igualdade. De seguida, o Canaviais é forçado a uma substituição por lesão, com Seabra a ceder o lugar a Otávio. Aos 73 minutos, Lito teve nos pés a cambalhota no marcador, mas rematou ligeiramente ao lado. Um minuto depois, a formação da casa faz nova alteração, com Azinhais a render Rafael Freitas. Seria precisamente Azinhais, após uma grande jogada do Canaviais, a marcar o 3.º da tarde, que dava novamente vantagem à equipa da casa. Fábio Neves então não hesitou e arriscou através de uma tripla alteração, com Erick, Ulisses e Preciado a entrarem para os lugares de Catalão, Capela e Cassola. O minuto 85 foi mais um minuto eletrizante, com o Canaviais muito perto de marcar o 4.º tento, e logo de seguida o União, por Lito, a rematar ao poste. O desafio iria chegar ao seu término, com a formação montemorense a averbar a sua primeira derrota, numa grande partida de futebol, com incerteza total no resultado. Este é um resultado amargo para o GUS, mas é de enaltecer a grande atitude da equipa alvinegra, sobretudo na 2.ª parte, onde discutiu o jogo até ao último minuto, num campo extremamente difícil.

Resultados:

Liga Elite 2.ª jornada 8/10/2023 – 15h00
Alcaçovense 1-9 Portel
Arcoense 2-2 Atlético SC
Monte Trigo 0-5 SC Viana do Alentejo
Canaviais 3-2 Grupo União Sport
Redondense 0-1 Lusitano de Évora “B”
Estrela Fc 3-2 Lusitano Arraiolense

Liga AFE 2.ª jornada8/10/2023 – 15h00
Grupo A
Oriolenses 0-2 Aguiar
Corval 1-3 Estremoz
Bencatelense 0-1 Calipolense
Vera Cruz 0-2 S. Bartolomeu Outeiro
S. Manços 1-0 Borbense

Grupo B
Foros Vale Figueira 1-0 Gcd Fazendas Cortiço
Ccrd Cortiçadas de Lavre – Fc Santana Campo (adiado)
Gd S. Pedrense 1-2 Casa Povo Cabrela
Gdc Tourega 1-2 Gr. Estrela Escouralense
Descansa: Valenças SC

Convento de S. Domingos acolhe sessão de abertura do Ano Letivo da Universidade Sénior

O Convento de São Domingos recebeu a sessão de abertura do Ano Letivo 2023/2024 da Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor (GAM), ao início da tarde da passada terça-feira, dia 3 de outubro.
Alguns alunos e alunas, todos de espírito leve e jovem, juntaram-se para o arranque de mais um ano de trabalho e estímulo. Nesta sessão estiveram presentes o vice-presidente Henrique Lopes, acompanhado pela vereadora Sílvia Santos, e o presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, com a vogal da Junta Alexandra Serôdio.

Câmara Municipal de Montemor-o-Novo recebe alunos premiados no projeto “Cientista Regressa à Escola”

O início da reunião  de Câmara Municipal de Montemor-o-Novo de 4 de outubro ficou marcado pela presença de três alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo que foram vencedores a nível nacional, do programa educativo “Cientista Regressa à Escola”.

Martim Figueiredo Prates, pela Melhor frase, e Luísa Carvalho Pinto Martins de Sousa, pelo Melhor Desenho, ambos da EB nº 2 de Montemor-o-Novo, e alunos da professora Isabel Gomes, foram premiados no ano letivo 2021/22, no âmbito de uma oficina com a cientista Ana Tavares. Já no Ano letivo 2022/23, Isabela Maria Setúbal Carpetudo, aluna da professora Ana Maria Bate-Pé, na EB nº 5 de Montemor-o-Novo, foi premiada pelo Melhor desenho, na sequência de uma oficina com a cientista Margarida Padeira Nunes.

Na presença dos seus pais, e contando com a participação da professora Delfina Santos, da Direção do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, deu os parabéns aos três alunos pelo excelente resultado, referindo que “é um orgulho para todos nós, termos três jovens premiados a nível nacional, neste interessantíssimo projeto “Cientista Regressa à Escola”.

Para além do presidente, todos os vereadores deixaram palavras de reconhecimento a estes alunos, tendo o Município ofertado uma simbólica lembrança a cada um. No final, efetuou-se um intervalo na Reunião de Câmara, para uma foto na escadaria dos Paços do Concelho, para mais tarde recordar.

O projeto “Cientista Regressa à Escola” foi lançado em 2021, e leva cientistas de diversas áreas de volta à sua antiga escola primária (1.º ciclo). Tal como o presidente da Câmara Municipal explicou, neste programa, cientistas de diversas áreas desenvolvem oficinas de ciência, únicas e didáticas, através das quais estabelecem ligações com as crianças da sua terra natal. Através deste projeto aumenta-se o número de crianças que conhecem um cientista pela primeira vez nas suas vidas, o que faz com que se crie uma onda de entusiasmo pela ciência e se quebrem estereótipos acerca da ciência e das pessoas cientistas, promovendo ainda a literacia científica nas escolas portuguesas.

No ano letivo de 2022/23, realizaram-se 65 oficinas de ciência distribuídas por Portugal Continental e ilhas, contando com a participação de 33 cientistas, alcançando-se 1079 crianças, que foram desafiadas a criar um projeto (vídeo, maquete ou desenho) sobre o que aprenderam nas oficinas.

Segunda jornada do Campeonato de Futebol de Évora joga-se este domingo

A segunda jornada da Liga AFE e da liga Elite, do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora joga-se este domingo, dia 8 de outubro.

O Foros de Vale de Figueira, joga em casa com o Fazendas do Cortiço. Para o treinador do Foros, Gonçalo Teixeira, esta equipa “é uma das candidatas a estar nos lugares cimeiros neste campenato” pois “as suas ideias e os processos já estavam o ano passado bem definidos, reforçaram-se em setores que achavam que tinham alguma lacuna com reforços e qualidade.” Gonçalo Teixeira espera “um jogo extremamente complicado que vai ser decidido certamente no detalhe”.

Neste derby do concelho de Montemor, que é a estreia do Fazendas do Cortiço no campeonato Fábio Regouga antevê “uma deslocação difícil ao Foros de Vale Figueira, que este ano vai ser diferente, com a atenuante de estar demasiado calor para esta altura do ano, o que vai provavelmente condicionar o jogo de ambas as partes”. O treinador do Fazendas do Cortiço admite que “queremos entrar com o pé direito no campeonato e continuar com vitórias e bons resultados, continuarmos o caminho que iniciámos o ano passado”.

Quanto ao Cortiçadense, que arrancou a Liga AFE com uma derrota de 5-0, recebe esta jornada o Santana do Campo. Carlos Constantino enaltece a atitude do adversário, por isso o Cortiçadense “vai ter de ter mais vontade do que ele para conseguir ganhar o jogo, que não vai ser fácil mas nós vamos lutar ate ao último minuto para conseguirmos presentear os adeptos com uma vitória no nosso primeiro jogo em casa”

Já o Estrela Escouralense, que goleou o Cortiçadense o domingo passado, nesta 2.ª jornada desloca-se à Tourega. João Rolo, treinador do Escouralense, antevê um jogo difícil pois ” eu conheço muito bem o valor daqueles jogadores e a forma como o treinador trabalha, com muita qualidade”, n entanto João Roulo tem as ideias bem definidas: “temos que ir a procura daquilo que interessa que são os 3 pontos, mas respeitando aquilo que é o valor do nosso adversário.”

Nesta jornada o Cabrela defronta o São Pedrense. Nuno Oliveira, treinador do Cabrela sabe “são 90 minutos de jogo em que duas equipas querem o mesmo: querem vencer e vão lutar com as suas próprias armas”. Apesar das vantagens que a equipa de São Pedro da Gafanhoeira tem o treinador do Cabrela admite que “vamos com motivação e com trabaho efetuado durante a semana para tentar alcançar os 3 pontos”.

Esta jornada é a vez do Valenças descansar. Recordamos que a equipa do Ciborro começou o campeonato a perder em casa com o São Pedrense, por 1-2.

Acompanhe esta tarde os jogos da segunda jornada da Liga Elite e da liga da Associação, do distrital de Évora, aqui na RNA, através da Bancada desportiva com Paulo canas e nuno Gamito. Com destaque para o jogo entre o GUS e o Canaviais, marcado para este domingo, 8 de outubro, às 15 horas.

Ano Letivo na Academia Sénior de Estremoz começam esta segunda-feira

Está prestes a começar mais um ano letivo na Academia Sénior de Estremoz, que ao longo dos anos tem vindo a aumentar o leque de disciplinas, professores e alunos.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sónia Caldeira, adianta que este ano foram cerca de 150 as pessoas inscritas para o ano letivo 2023/2024 que se inicia na próxima segunda-feira, dia 9 de outubro.

“A nossa academia já tem muitos anos, já vem desde 2007/2008, mas neste momento está com o maior número de alunos de sempre, são cerca de 150 as inscrições” que segundo a autarca conta com “um leque muito variado de disciplinas, de forma a dar resposta aquilo que são as inscrições dos nossos idosos.”

Apesar de “não gostarmos de dizer que não a ninguém” a lista de espera para frequentar as aulas, deste novo ano letivo já é grande.

O início deste ano letivo traz tabém novas disciplinas como a pintura e artes decorativas, a barrística onde “vamos também ensinar os nossos séniores a produzir o boneco de estremoz e ainda “uma proposta muito interessante que veio da unidade de cuidados do centro de saúde de Estremoz que é o cuidar com arte, e estamos também muito espectantes porque achamos que vai ser muto interessante essa disciplina, que também já tem as inscrições esgotadas”, acrescenta a autarca.

Para Sónia Caldeira a presença diária dos idosos nas atividades promovidas pela Academia Sénior é “um motivo de orgulho e satisfação que as coisas funcionam bem” e percebemos também que estas atividades são uma forma que lhes permite não viverem tão isolados, poderem conviver uns com os outros e sairem de casa”. E para a autarca “é isso que nos faz continuar a querer ter aqui bem viva e ativa a nossa academia sénior”.

Oficina da Criança promove iniciativa “Uma fruta por dia… Não sabes o bem que te fazia”

A Oficina da Criança está a promover a iniciativa “Uma fruta por dia… Não sabes o bem que te fazia” durante todo o mês de outubro, entre as 14 e as 18 horas.
Integrada no programa do Mês da Alimentação, esta iniciativa pretende passar mensagens de sensibilização de boas práticas na alimentação e quais os benefícios de uma alimentação saudável.
Estas sessões destinam-se a crianças dos 5 aos 14 anos de idade.

Aulas de teatro do Projeto Ruínas já começaram neste “ano especial”

As aulas de teatro do Projeto Ruínas, deste ano letivo, já começaram na oficina da Criança. Estes projetos são, segundo Catarina Caetano, produtora de espetáculos, uma parceria com o Município de Montemor.

De acordo com Catarina Caetao, este ano letivo “vai ser um ano especial porque vamos celebrar o décimo aniversário das oficinas do Teatro e do Imaginário e todo o programa ao longo do ano vai ser direcionado para essas celebrações”.

Neste projeto que se foca sobretudo na formação da área do teatro e da formação artística, os grupos são formados e divididos com base na idade, “que vai desde os três anos até à idade adulta”, segundo Catarina Caetano.

A produtora refere quais os horários das oficinas do Teatro, do Imaginário e da turma de adultos, que já começou no início de setembro “é um formato diferente, que se trabalha as temáticas por módulos”, acrescenta Catarina Caetano.

As aulas de teatro deste que é um projeto cuja “adesão tem vindo a crescer ao longo dos anos”, são limitadas “porque a natureza do próprio trabalho e o facto de estar muitas vezes sozinha com o grupo faz com que se torne muito difícil de construir alguma coisa” e é por este motivo que “o nosso limite ronda os 20 participantes”.