Para os interessados, a colheita de sangue irá decorrer entre as 9h30 e as 13h, deste domingo.
Doe sangue e salve vidas.
As inscrições para as próximas oficinas da Oficinas do Convento já se encontram abertas. Uma delas é a Oficina de Serigrafia, a realizar nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, consistindo na impressão sobre papel de imagens criadas por métodos directos e indirectos.
No final os participantes, para lá da competência adquirida na impressão sobre papel, terão imprimido séries de cartazes no formato 50×35 com imagens da sua autoria ou participadas.
As inscrições podem ser feitas AQUI.
A Bancada Desportiva regressa à Rádio Nova Antena com a 1ª jornada da Taça Dinis Vital em destaque, este domingo, dia 24 de setembro.
Nas primeiras entrevistas aos treinadores das equipas do concelho de Montemor-o-Novo, tentamos saber um pouco mais das expetativas e objetivos para esta época, para além das habituais antevisões aos jogos, neste caso o 1.º jogo oficial da temporada.
O Grupo União Sport que conta este ano com uma nova direção e equipa técnica, foca-se no jogo a jogo. Fábio Neves, treinador do Grupo União Sport (GUS) nesta temporada, que foi capitão do União refere que “esta pré-época começou um pouco devagar em termos de construção do plantel de 23 jogadores que ainda não está fechado” mas adianta o treinador “estamos satisfeitos com os jogadores que temos”.
O treinador alvinegro tem consciência de que “vai ser um campeonato muito competitivo, a qualidade dos jogadores também é elevada”.
Por isso o “nosso foco é semana a semana, jogo a jogo, temos que trabalhar muito e acreditar no nosso valor, mas também ter em atenção que os adversários também trabalham bem como nós e que quando nos vencem devemos dar-lhes o valor devido”.
Amanhã realiza-se o primeiro jogo oficial da época. Na 1.ª jornada da Taça Dinis Vital, no Grupo B, o GUS desloca-se ao Campo Cunha Rivara, em Arraiolos, onde vai defrontar o Lusitano Arraiolense.
Para esta partida da Taça “esperamos um jogo difícil porque a equipa do Arraiolos manteve a equipa técnica, manteve alguns jogadores do ano passado, tem uma estrutura bem montada, no entanto reforçou-se com alguns jogadores, pelo meu conhecimento mais na parte ofensiva, com qualidade e muita vontade de vencer”.
Acredito que se formos sérios, respeitarmos o adversário e implementarmos a nossa forma de jogar penso que trazemos os três primeiros pontos nesta primeira eliminatória da Taça, acrescenta Fábio Neves.
Já o Estrela Escouralense mantém a equipa técnica e renovou com 15 jogadores o que para o treinador João Rolo “dá logo outro conforto”.
João Rolo não se mostrou muito preocupado com os resultados da pré-época pois o que importa é que “estamos a querer preparar a equipa para o início da competição”.
Sobre o jogo de amanhã. João Rolo revela que tem a “máxima ambição” e não esconde que o seu objetivo é “passar a fase de grupos na Taça”.
Este ano no campeonato “queremos atingir aquilo que o ano passado ficou à distância de um, dois golos e para melhorar só a subida de divisão interessa, e é à procura disso que nós vamos”, refere o treinador do Escoural.
O Cabrela também tem um novo treinador. Nuno Oliveira é o técnico que sucede a André Repolho, e explica que “o convite surgiu inesperadamente, porque também não tinham surgido as oportunidades certas e este ano surgiu o convite do presidente do Cabrela, o Nelson e tudo se resolveu”.
Nesta primeira jornada da Taça, o Cabrela recebe o campeão da Elite da época passada – o Canaviais.
Nuno Oliveira considera que estes jogos “motivam muito os jogadores e a equipa técnica” e que é “bom para que os clubes nas divisões inferiores consigam fazer frente as equipas da Elite, especialmente o Canaviais”.
Quanto ao campeonato o treinador do Cabrela refere que a equipa “está motivada” e que “o que importa somos nós e o que vier do outro lado é lutar com as nossas armas”, que para o treinador passam pelos “nossos jogadores e o nosso campo em Cabrela”.
Acompanhe amanhã, na Rádio Nova Antena, a Bancada Desportiva com Paulo Canas e Nuno Gamito, com destaque para a deslocação do GUS ao campo do Arraiolense, na 1ª jornada da Taça Dinis Vital, marcada para as 15 horas.
O Município de Borba está a promover, junto dos munícipes, a participação na corrida Sempre Mulher a 22 de outubro (mês Internacional da Prevenção do Cancro da Mama) no Parque das Nações em Lisboa, para mais uma edição que contará com a presença especial do cantor Tony Carreira, como Embaixador da Luta Contra o Cancro da Mama.
Existem duas formas de participação: a corrida de competição (14 euros), de cinco quilómetros e exclusiva para mulheres e a caminhada (13 euros), também de cinco quilómetros, para homens e mulheres.
A inscrição em ambas as modalidades de participação tem um custo associado que reverte para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.
O Município de Borba, consoante a modalidade de participação de cada munícipe, assegura o pagamento de 6 euros de cada modalidade, estando o restante valor a cargo do participante, que deve ser pago no Serviço de Ação Social.
As inscrições terão de ser feitas até dia 6 de outubro no Serviço de Ação Social ou por contacto telefónico (268 891 630 – opção 6).
São necessários os seguintes dados:
– Nome completo, data de nascimento, nº de t-shirt pretendido (criança 5-6 anos; criança 7-8 anos; criança 10-11 anos; XS; S; M; L; XL);
– A modalidade de participação (corrida de competição ou caminhada).
Todos os participantes terão o transporte assegurado pelo Município, assim como, direito a um Kit de participação com t-shirt, nº frontal, saco mochila promocional e brindes, oferecido pela organização da corrida e entregue atempadamente a cada participante.
O espetáculo “Gran Bolero”, do coreógrafo espanhol Jesús Rubio Camo, vai abrir a temporada artística d’ “O Espaço do Tempo”, que vai decorrer no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, hoje, dia 23 de setembro, às 21h30.
Esta é a segunda vez que o bailarino apresenta em Portugal esta coreografia, sendo que a última foi na passada edição do festival GUIdance, em Guimarães.
A coreografia conta com a participação de um grupo de bailarinos e bailarinas “virtuosos e numeroso”, revela Pedro Barreiro, diretor artístico d’ “O Espaço do Tempo”. Trata-se de “uma coreografia para um grupo grande de bailarinos, com a música ‘Bolero’, do artista Maurice Ravel, sendo este um espetáculo muito impactante”.
Pedro Barreiro não tem dúvidas que este espetáculo “fará um enorme sucesso”, considerando-o “um ótimo motivo para abrir a temporada pública em setembro”, uma vez que Jesús Rubio Camo “é um coreógrafo de craveira internacional, altamente prestigiado, sendo um privilégio acolher esta atuação neste dia 23 de setembro”.
Montemor-o-Novo recebe este domingo, dia 24 de setembro, mais uma edição da prova Run Castle, que combina corrida e superação de obstáculos naturais.
A partida desta prova está marcada para as 9 horas junto à União de Juntas da Vila, Bispo e Silveiras e termina no Castelo de Montemor-o-Novo.
A prova, que se divide num Trail Running, de 17 quilómetros, um Mini Trail de dez e uma Caminhada de oito, é organizada pelo Atlético Clube de Montemor-o-Novo. Nos últimos anos, a competição tem conseguido atrair atletas, para além da região de Évora, de Lisboa, Montijo e Barreiro.
O Run Castle foi retomado no ano passado, com quase 500 atletas, depois de tempos difíceis de pandemia, recorda o presidente do clube. Nesta nona edição, Nuno Chapa espera que se consiga ultrapassar esse número. Esperando também que este volte a ser “um grande convívio”, Nuno Chapa diz ainda que, com a prova, procura-se “dinamizar o concelho de Montemor e apoiar o turismo e a restauração”.
Para além dos vários brindes oferecidos aos participantes, será entregue uma medalha a todos aqueles que concluam a prova.
Na organização da prova, o Atlético Clube de Montemor-o-Novo conta com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Associação de Atletismo de Évora e GNR.
Neste sábado, 23 de setembro, às 6.30 horas, ocorre o equinócio que marca o início do outono.
O equinócio de outono é a designação que a Astronomia atribui ao fenómeno natural que assinala o final do verão e a chegada da nova estação. É o instante preciso em que o Sol cruza o plano do equador celeste, o que decorre em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.
A palavra equinócio, composto pelas palavras “aequus” e “nox”, significa “igual” e “noite”. Aplica-se a este momento, pois durante os equinócios, os dias e as noites, com aproximadamente 12 horas, têm a mesma duração em todas as latitudes.
Neste âmbito, registam-se dois equinócios por ano, o equinócio da primavera, em março, e o equinócio de outono, em setembro; porém, as datas dos equinócios mudam de ano para ano, consoante o ano tenha 365 ou 366 dias.
Em Portugal, o outono termina a 21 ou 22 de dezembro, dando lugar ao inverno.