Conheça as novas medidas do Governo de apoio aos jovens

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira, 6 de setembro, que o Governo vai aprovar um conjunto de medidas de apoio aos jovens.

Estas medidas, que abrangem os estudantes do ensino obrigatório e do superior, são ainda destinadas àqueles que enfrentam os primeiros anos de trabalho, em Portugal.

Para os alunos do ensino obrigatório, a partir de janeiro, os passes de transportes passarão a ser gratuitos para todas as crianças e jovens até aos 23 anos.

Os alunos que concluírem a escolaridade obrigatória irão receber um passe que lhes permitirá passar uma semana na rede das pousadas de juventude e ainda quatro bilhetes de viagem na CP para conhecer o país.

Ao completarem 18 anos, os jovens recebem ainda um “cheque-livro”.

No que diz respeito aos estudantes do ensino superior público, as propinas pagas serão devolvidas por cada ano de trabalho em Portugal. Esta medida também se vai aplicar a jovens que beneficiam da Acção Social Escolar.

Os rendimentos do primeiro ano de trabalho beneficiarão de IRS zero. No segundo ano, os beneficiários vão pagar apenas 25% do IRS correspondente; no terceiro e no quarto só pagam metade, e no quinto 75% do imposto.