Olímpio Galvão: “peço que toda a gente aceite a Feira da Luz e venha ser feliz”

O Parque de Exposições e Feiras de Montemor-o-Novo volta a ser palco de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, que arrancou na noite de ontem, 30 de agosto, com um concerto de Nena, no palco principal.

O presidente da Câmara de Montemor, Olímpio Galvão, que lembra que esta é uma feira “oferecida à população”, assegura que é difícil planear todo o evento, sobretudo, tendo com conta “as dificuldades da contratação pública”. “Quase todos os trabalhadores da autarquia têm parte nesta implementação, na manutenção e até no que é o desmanchar da feira, nos dias seguintes. Passa por todos e, por isso, peço que toda a gente aceite a Feira da Luz, que venha ser feliz, encontrar ou reencontrar os amigos e desfrutar deste ambiente magnífico”, diz o autarca.

Por outro lado, Olimpío Galvão garante que a exposição “Olhares sobre Montemor”, disponível, por esta ocasião, para visita no pavilhão de exposições, superou todas as expectativas: “estes trabalhos que nos são apresentados, quer por artistas da nossa terra, quer por outros internacionais, estes vários olhares sobre Montemor-o-Novo, acho que superam muito as nossas expectativas”. Através da exposição, explica ainda, os visitantes terão oportunidade de “passear pelas ruas de Montemor”, pelo que o autarca considera que a mostra “vai ter um grande impacto”.

A Feira da Luz volta a contar com um cartaz de espetáculos que procura chegar a todos os públicos. Ainda assim, Olímpio Galvão diz ser “impossível” agradar a toda a gente: “só se cada um trouxer o seu telemóvel com auriculares e escolher a música que quer ouvir no Spotify”. “Tentamos agradar a todos os públicos, mas é impossível que toda a gente goste de todos os espetáculos de todos os dias, agora é claro que isso tem de ser conjugado também com uma perspetiva orçamental do evento”, diz ainda.

Na Expomor, que continua a ser a maior exposição de animais vivos do país, este ano, como revela o presidente da APORMOR, Joaquim Capoulas, há duas raças bovinas que se apresentam pela primeira vez. Tratam-se de “uma raça japonesa, que dizem que é a melhor carne do mundo”, e de outra americana, “apresentada há três anos, na Jornada da Muralha, em Évora”.

Até há cerca de oito ou nove anos, revela Joaquim Capoulas era mais complicado, que hoje em dia, organizar a Expomor, até porque, antes, a APORMOR tinha de “pedir às pessoas” para levar até Montemor os animais. Agora, é ao contrário: “é atender as necessidades dos criadores e das associações de criadores”.

Hoje, e à semelhança do que aconteceu no ano passado, a APORMOR vai levar as crianças e jovens até ao campo. Desta feita, a iniciativa conta com algumas surpresas.

O certame, que “projeta o território e os seus produtos endógenos”, é, segundo o presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, uma das maiores feiras realizadas no Alentejo, durante o verão. “É uma feira que devemos procurar valorizar e incentivar a que possa continuar”, diz ainda.

Esta quinta-feira, 31 de agosto, na Feira da Luz, e entre muitos outros atrativos, Blaya vai levar a sua energia contagiante ao palco principal. No Palco Tasquinhas, a animação musical vai estar a cargo de um Coletivo da Oficina de Produção.

Para além da música, na Feira da Luz/Expomor, não faltam exposições e concursos de gado, exposições culturais, atividades desportivas, atividades recreativas, workshops e muita diversão, até à próxima segunda-feira, dia 4 de setembro.

Alguns momentos da atuação de Nena para ver nos vídeos abaixo: