Vindima: visitantes da Adega Mayor podem ser enólogos por um dia

A Adega Mayor, em Campo Maior, está de portas abertas, desde o passado dia 13, para mostrar, de perto, como nascem e se transformam os vinhos, no decorrer de mais uma edição da Vindima Mayor.

Numa altura de “festa”, em que se está “a vindimar, a colher as uvas e a transformá-las em vinho”, as visitas à adega do Grupo Nabeiro são acompanhadas, entre outros, de provas de vinhos, dando-se também a conhecer todo o processo, através de diferentes programas, limitados a grupos de 12 pessoas. Os grupos, explica a CEO da Adega Mayor, Rita Nabeiro, não são grandes para que as pessoas “possam desfrutar da experiência”.

A par das habituais visitas guiadas à Adega Mayor, neste momento, por ocasião da vindima, são três os programas disponíveis para os visitantes. “Estes programas só se realizam sob algum tipo de condicionantes, porque temos que estar a vindimar nas datas em que as pessoas pretendem fazer a visita, tem que ser sob confirmação prévia, dado que implica toda uma logística”, ressalva a CEO.

A visita mais simples começa com um encontro na adega, incluindo ainda “uma pequena experiência de vindima, que não dura mais que uma hora”, uma explicação sobre como a vindima se processa, culminando com um workshop vínico, em que se dão a conhecer os “segredos da prova e dos vinhos que a Adega Mayor oferece”.

O programa intermédio, adianta Rita Nabeiro, para além de tudo aquilo que inclui o mais simples, conta com um almoço, em formato de piquenique. O programa mais completo da edição deste ano da Vindima Mayor, com um dia inteiro de atividades na adega, dá aos visitantes a possibilidade de serem “enólogos por um dia”. “A pessoa pode fazer o seu próprio blend e levar para casa uma garrafa feita por si, com as orientações da nossa equipa”, adianta a CEO.

Assegurando que esta é uma atividade “muito interessante para se fazer entre amigos ou família”, Rita Nabeiro garante que a experiência acaba sempre por “criar boas memórias” a quem nela participa.

Esta, que é uma oportunidade única para aprender a vindimar, em Campo Maior, pode ser feita até 18 de setembro. Os preços para participar na Vindima Mayor variam entre os 45 e os cem euros, consoante o programa escolhido. Tudo para saber sobre estes programa no site da Adega Mayor.