Skip to content

Feira da Luz volta a ser espaço de cultura, economia, diversão e reencontros

Entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro de 2023, decorre mais uma edição da Feira da Luz / Expomor, evento de enorme relevância cultural e social que assume também o propósito de promover a atividade económica aos níveis local, regional e nacional.

A história da Feira da Luz remonta, pelo menos, ao século XV e tem sido, na sua história recente e mais que nunca, um veículo indispensável para a divulgação do concelho de Montemor-o-Novo e da região Alentejo. Mas importa notar que a Feira da Luz não é apenas economia. É espaço de encontros, reencontros, diversão e de muito contacto com a cultura.

A música é uma das suas principais componentes, tendo passado pelos palcos da Feira da Luz alguns dos maiores nomes da música portuguesa, partilhando também espaço com talentosos artistas locais. 2023 não será exceção.

Na programação do certame constam também outras atividades culturais, desportivas e recreativas e espaços: espetáculos, workshops, exposições, promoção às freguesias do Município de Montemor-o-Novo, Feira do Livro, não faltando as diversões para os todos.

A produção agropecuária é, também, um dos pilares do desenvolvimento do concelho de Montemor-o-Novo, sendo que a APORMOR, coorganizadora da Feira da Luz, oferece, na Expomor, um vasto programa nessa área, composto por exposição e concursos de gado, leilões e Espaço RCM Spot.

A abertura oficial da Feira da Luz/Expomor está agendada para as 21 horas, de dia 30 de agosto. Para além da intervenção do presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, estão previstas intervenções da APORMOR e da CCDR Alentejo. Irão participar nesta abertura a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e a Banda Filarmónica da Casa do Povo de Cabrela, que traz como convidado o fadista João Paulo Marques.

Neste evento, um dos maiores da região Alentejo, encontra-se o que de melhor existe em Montemor, nas mais variadas vertentes: hospitalidade, inovação, atividades económicas, cultura, movimento associativo, espetáculos, exposições, desporto e tradição.

Com uma programação musical diversa e de qualidade, o Palco Principal será espaço de espetáculos com Nena, Blaya, Pedro Mafama, Tito Paris, Ana Bacalhau e Polo Norte & Miguel Gameiro.

No Palco Tasquinhas, os visitantes poderão desfrutar de um grande ambiente com os espetáculos de Mambo Jambo, Davi Feat Laura Coletivo Oficina de Produção Musical (Centro Juvenil), DJ´s RFM Rich & Mendes, PearlBand e Omiri.

É novidade desta edição o Palco Mostras, onde associações culturais do concelho de Montemor, que são apoiadas pela DGARTES, irão apresentar-se ao final da tarde!

Já o RCM Spot, instalado no recinto da APORMOR, também promete muita música e finais de noite bem preenchidos.

Montemor-o-Novo é a capital nacional da pecuária extensiva. No recinto do Parque de Leilões de Gado, a APORMOR, entidade parceira da Câmara Municipal na organização da Feira da Luz/Expomor, continua a pugnar “Pelo Mundo Rural”, realizando na Expomor um sem número de exposições e concursos de gado ovino, bovino, entre outros, no maior e melhor acontecimento nacional no que à pecuária do pastoreio extensivo diz respeito. Aí decorrerão ainda um conjunto diverso de iniciativas, nomeadamente concursos, leilões, colóquios e conversas ligadas ao setor agrícola e agropecuário, destacando-se e enaltecendo-se a importância deste setor no Concelho e na Região, numa edição que vai colocar em evidência a raça Charolesa.

As Freguesias do Concelho de Montemor-o-Novo terão a sua representação institucional, em 2023, num espaço mais digno e dinâmico. Para além da promoção das freguesias do concelho, no Espaço Freguesias, decorrerão diversas atividades, entre elas showcookings inspirados nas freguesias.

A Feira da Luz/Expomor 2023 permitirá ser ocasião de negócios, partilha de contactos, ponto de encontro entre as mais variadas entidades, associações e empresas, constituindo-se como um momento importante na dinamização das atividades económicas do Concelho e da Região. Nesta vertente, mantém-se no recinto da Feira um Espaço Empresas, que tem como objetivo promover o tecido empresarial do concelho.

Na zona de stands e de área descoberta, a gastronomia tem uma presença forte e marcante, com oferta de variadas tasquinhas, bares, restaurantes, Street Food e espaços de bebidas, onde será possível degustar produtos locais e pratos da gastronomia regional e, de seguida, visitar o tradicional espaço de feirantes, de divertimentos, bem como contactar com vários agentes económicos, entidades e associações locais.

No Pavilhão de Exposições vai estar patente a exposição Olhares Sobre Montemor, que inclui diversas iniciativas como demonstrações de aguarela ao vivo.

Como não podia deixar de ser, a Oficina da Criança vai estar na Brincafeira, um espaço privilegiado para os mais pequenos e famílias usufruírem de oficinas diversas e momentos únicos e inesquecíveis de diversão, alegria e brincadeira. Destaque na Brincafeira para a exposição, atelier e jogo didáticos do Projeto “Há vida no Rio Almansor”.

O Centro Juvenil irá também marcar presença na Feira, com um espaço onde se destaca a iniciativa “DJ por um dia”.

O Espaço Artesanato, dinamizado pela Associação A Ciranda, irá promover atividades diversificadas e com uma programação que inclui oficinas de artesanato e a habitual mostra de atividades artesanais.

No espaço dos Pequenos Agricultores, dinamizado pela Liga dos Pequenos e Médios Agricultores, estarão presentes agricultores do Concelho com oferta de produtos locais e da época, de qualidade inigualável.

Também no recinto os visitantes podem contar com Atividades de Voluntariado Jovem, o Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo, o Encontro de Marionetas Tradicionais, Espaço Aventura e Animação com Insufláveis, a Exposição das Oficinas do Convento “Criar Memórias em Terras de Ferro”, Feira do Livro, Roteiro Literário Levantado do Chão, Espaço ‘A Vida Secreta da Compostagem’, SMEA, etc.

Presença habitual no programa da Feira da Luz é também a do Concurso de Mel, que já vai na sua 23.ª edição, numa organização da Montemormel (Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que inclui igualmente um Colóquio sobre Apicultura.

O Desporto tem igualmente forte presença na programação da Feira da Luz/Expomor 2023, com modalidades e atividades desportivas para miúdos e graúdos. Para além do espaço aventura e insufláveis, a programação inclui kickboxing, kempo, cicloturismo, btt, capoeira, hipismo, natação e malha.

Para os apreciadores da leitura, a Feira do Livro surge em novos moldes e conceito, mas continuando a tentar proporcionar a oferta de centenas de publicações a preços mais acessíveis a todos os leitores.

E, mantendo a tradição, a tauromaquia está também presente na Feira, merecendo nota de destaque a Corrida de Touros organizada pela empresa “Montemor É Praça Cheia”.

Para que seja fácil o acesso de todos ao recinto da feira, os visitantes poderão usufruir gratuitamente dos itinerários dos Comboios Turísticos e o Autocarro Panorâmico, que percorrem e animam a cidade durante os dias do evento.

A Feira da Luz distingue-se pelo seu princípio de abertura a todos os públicos. Programam-se atividades que vão ao encontro de diferentes faixas etárias, interesses culturais, gostos e características da nossa região em geral e do concelho em particular, e abrem-se as portas a todos os que queiram prestigiar a Feira com a sua presença. Referência importante em toda a região, a Feira da Luz reflete a dinâmica económica, cultural e social do Concelho de Montemor-o-Novo, revelando-se assim como uma das imagens de marca do Concelho, reflexo da sua Identidade, com o reconhecimento e a preferência de centenas de milhares de visitantes de todo o país.

Respeitando a tradição, e todos os cuidados de segurança a ter, a Feira da Luz/Expomor terminará com um espetáculo de fogo de artifício.

Compartilhe este artigo: