Trânsito condicionado na EN373 entre Elvas e Alandroal a partir de dia 16

A Infraestruturas de Portugal informa que, a partir do dia 16 deste mês, a circulação será alternada e o trânsito condicionado, na EN 373 entre Elvas e Alandroal.

Em causa, segundo a IP, “a empreitada geral de construção civil do subtroço Alandroal – Linha do Leste, do Corredor Internacional Sul e os trabalhos para execução do restabelecimento à EN373, pelo que será necessário condicionar o trânsito no local, com implementação de circulação alternada”.

Os trabalhos decorrem entre os quilómetros 36,600 e 37,200 e têm uma duração prevista de 30 dias.

Festas de São Romão começam na sexta-feira

As Festas em Honra de São Romão têm início na sexta-feira, 10 de agosto, nesta freguesia do concelho de Vila Viçosa, numa organização do Clube Caça e Pesca de São Romão e decorrem até à próxima terça-feira, 15 de agosto.

Márcio Solda, membro da organização, revela que “há pessoas que tiram férias para aproveitar estas festas, sendo que é também uma altura em que muitos forasteiros regressam à freguesia”.

Márcio Solda revela qual o programa destes cinco dias de festa. Na sexta-feira, 11 de agosto, há garraiada na Praça de Touros, baile com o grupo “Pimba Pra Diante” e Dj S-Silva.

No sábado, há corrida de touros às 18 horas, a abertura do baile às 21.30 horas com a banda Karisma, espetáculo com Nuno Ess, Cromos da Noite e a animação prossegue com o Dj Ramox.

Quanto à corrida de touros, marcada para sábado, conta com os cavaleiros João Moura Júnior, Francisco Núncio e Joaquim Brito Paes, em praça, com touros da Ganadaria Lopes Branco. Pegam os forcados de Lisboa e de São Manços. Nesta ocasião será ainda feita uma homenagem a Francisco Leitão, que faleceu recentemente.

No domingo, 13 de agosto, a festa abre com garraiada; já pelas 21.15 há o apregoar do pendão, para quem quiser fazer as festas no próximo ano, na igreja. Neste dia a animação musical com Z é Pedro Sousa e DJ Peat.

Na segunda-feira, 14 de agosto, há novamente garraiada, seguindo-se as atuações de Duo Thy Subry, Micaela, Kiss Kiss Bang Bang e Dj Ramox.

As Festas terminam na terça-feira, 15 de agosto, com garraiada, e a atuação da Banda Nova Onda e o Dj Zé Andrade.

Márcio Solda revela que a entrada nos espetáculos é gratuita, mas a particiação nas garraiadas é paga.

Ethno Portugal apresenta resultado de residência artística com concerto em Arraiolos

Foto: Facebook “Ethno Portugal”

A residência artística de música tradicional “Ethno Portugal” reúne jovens músicos de todo o mundo, desde a passada sexta-feira, 4 de agosto, e até ao próximo dia 13, em Arraiolos. Esta quinta-feira, dia 10, será já possível ouvir o resultado desta residência em concerto, a partir das 21h30, na iniciativa “Às 5ªs Feiras no Castelo”, promovida pela Câmara Municipal de Arraiolos.

Esta residência artística resulta numa “partilha de música, dança e cultura, onde será construído um espetáculo de sonoridades originais a apresentar em diferentes locais”. Esta residência artística de dez dias oferece aos músicos participantes a oportunidade de aprender e ensinar, de forma individual e personalizada, música de diferentes culturas do mundo inteiro, partilhando o aprendido com diferentes audiências e mantendo as tradições musicais vivas e renovadas.

O Ethno é “um espaço para intercâmbio cultural, amizade, aprendizagem e partilha. Este ano conta com 31 jovens músicos de 14 nacionalidades diferentes”. Juan de la Fuente, Teresa Campos, Denys Stetsenko, Tiago Candal e Inês Lapa são os mentores musicais de mais edição e vão acompanhar esta orquestra na preparação do repertório e de três concertos.

Depois do espetáculo no Castelo de Arraiolos, seguem-se, na sexta-feira, 11 de agosto, um concerto na praia fluvial de Lavacolhos, no Fundão, e no sábado, dia 12, em Vila Cova de Alva (Arganil).

O Ethno Portugal é uma produção PédeXumbo e conta com a parceria da Câmara Municipal e da Casa das Artes de Arraiolos.

Jovens de Vila Viçosa têm entrada gratuita nas piscinas e museus no sábado

O Município de Vila Viçosa informa que, Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, que se celebra no sábado, 12 de agosto, os jovens até aos 35 anos, de Vila Viçosa têm entradas gratuitas em vários espaços municipais.

Os espaços com entrada gratuita, no sábado, são as pisvcinas municipais, a Farmácia Monte Coleção Visitável, Casa Museu Bento de Jesus Caraça, Museu Agrícola e Etnográfico, Museu do Estanho “Apeles Coelho” e Museu do Mármore “Raquel de Castro”

A autarquia relembra que este dia se celebra anualmente a 12 de agosto, com o objetivo de reconhecer o papel fundamental dos jovens nas sociedades e afirma-se como uma oportunidade de chamar a atenção da comunidade internacional para as questões juvenis. Esta data procura destacar a importância da juventude para o progresso da sociedade e para o desenvolvimento sustentável.

De recordar que o tema, este ano, para o Dia Internacional da Juventude é “Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável”.

GNR recolhe flamingo comum em Gavião

Um flamingo comum foi recolhido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no concelho de Gavião, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), de Nisa, no passado domingo, 6 de agosto.

Em comunicado, a GNR revela que “foi alertada por um cidadão, indicando que esta espécie de flamingo se encontrava no chão”. Os militares da Guarda “transportaram o animal para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS), em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural”.

A Guarda Nacional Republicana tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando “à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono”.

A inovação no campo para sustentabilidade em destaque no programa “ABC”

Com o avanço tecnológico, é possível, hoje em dia, implementar práticas agrícolas mais eficientes, reduzindo o consumo de água, energia e recursos.

Em Portugal, segundo explica a investigadora no InnovPlantProtect, Maysa Toledo, tem-se assistido “a avanços significativos na implementação de tecnologias sustentáveis no campo”. Um exemplo é “o uso de sensores inteligentes para monitorizar a humidade do solo, permitindo uma irrigação mais precisa e evitando o desperdício de água”.

Além disso, “a utilização de drones na aplicação de herbicidas agrícolas ajuda a reduzir o uso de produtos químicos e diminui o impacto ambiental”. Ainda é possível, por meio de drones e modelos baseados em inteligência artificial, “realizar a monitorização remota de ambientes agroflorestais e a incidência de pragas”.

“A Tecnologia e a Economia Circular: a inovação no campo para sustentabilidade” é o tema em destaque esta semana no programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a investigadora no departamento de Monitorização e Diagnóstico do InnovPlantProtect, Maysa Toledo. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

“ADIANTE”: espetáculo de clown apresentado esta quinta-feira em Montemor

O espetáculo de teatro “ADIANTE”, que resulta de uma residência artística, desenvolvida na Oficinas do Convento, no Convento de São Francisco, em Montemor-o-Novo, é apresentado, amanhã, quinta-feira, 10 de agosto, em ensaio aberto, pelas 18 horas, no ringue de futebol da Avenida Capitão Salgueiro Maia (em Montemor).

“ADIANTE”, segundo explica a responsável de comunicação da Oficinas do Convento, Joana Sacristão, “é um espetáculo de teatro luso-brasileiro, que nasce da inquietação de quatro atrizes-palhaças, Eva Ribeiro, Miriam Freitas, Rafa Santos e Rozí Fêr e do encenador Ricardo Puccetti”.

Neste espetáculo, “quatro palhaças conduzem o espectador numa viagem pelas narrativas do sonho e da poética que definem a simbologia da escada. Uma escada que conduz para lugar nenhum e que ao mesmo tempo oferece ao espectador um quadro sem limites para sonhar e criar a sua própria realidade. Quatro mulheres que traçam de forma cómica, grotesca e absurda narrativas no campo da migração de suas distintas realidades e tudo que repercute desse contexto, frágil e vulnerável a que mulheres têm se submetido nas últimas décadas”, explica ainda Joana Sacristão

A residência artística, que deu origem a este espetáculo de clown sem palavras, que é financiado pela Direção-Geral das Artes, decorreu entre junho e este mês de agosto, nas instalações da Oficinas do Convento.

 

GNR nas estradas com operação de controlo de velocidade até domingo

A GNR começa hoje, 9 de agosto, uma operação de segurança rodoviária que envolve o controlo e fiscalização de velocidade, no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol).

Nesta operação, que decorre até domingo, dia 13, em todo o território nacional continental, a fiscalização está orientada para as vias mais críticas e onde se verifique uma maior sinistralidade e infração aos limites de velocidade.

Com esta ação, a GNR pretende ainda “sensibilizar a sociedade para comportamentos mais seguros por parte dos condutores e passageiros”, revela esta força de segurança, em comunicado.

A GNR, no ano passado, registou um total de 78.896 acidentes de viação, dos quais, pelo menos, 3.816 tiveram como principal causa o excesso de velocidade. Relativamente à fiscalização da velocidade, em 2022, foram registadas 119.651 infrações.

Biblioteca Almeida Faria: crianças são desafiadas a “Brincar com as Histórias”

“Brincar com as histórias” é o mote para uma das atividades que a Biblioteca Muncipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, tem vindo a desenvolver, com os mais novos, desde 13 de julho.

Até 24 de agosto, sempre às quintas-feiras, a atividade vai decorrer entre as 15 e as 18 horas, sendo destinada a crianças a partir dos três anos.

As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas  através do contacto 266 898 105 ou do e-mail biblioteca@cm-montemoronovo.pt.

Esta atividade decorre ainda nas seguintes datas: 10, 17 e 24 de agosto.

Montemor: corte de ervas nas rotundas das chaves esta quinta-feira

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo leva a cabo, esta quinta-feira, 10 de agosto, trabalhos de controlo de vegetação, ou seja, corte de ervas, entre as 7 e as 13 horas, nas rotundas das chaves, situadas na Maia, estrada N253.

Devido à realização deste tipo de trabalho e de modo a permitir a realização dos mesmos e evitar eventuais danos, o município de Montemor-o-Novo aconselha “precaução na aproximação destes locais”.

O Município revela ainda que os trabalhos “poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos”.

Vítima mortal em acidente registado esta terça-feira pela GNR de Évora

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, terça-feira, 8 de agosto, na sua área de responsabilidade, sete acidentes de viação, sendo três atropelamentos, duas colisões e dois despistes, dos quais resultou uma vítima mortal.

A vítima mortal é um homem de 51 anos. Este homem morreu ontem, na sequência do despiste do veículo ligeiro de mercadorias que conduzia, na Estrada Nacional 18, no concelho de Portel.

A GNR registou também ontem um acidente de trabalho, em Montemor-o-Novo, do qual resultou um ferido leve, e dois incêndios: um agrícola, em Reguengos de Monsaraz, e outro urbano, em Arraiolos.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 12 ocorrências: quatro por crimes contra o património, quatro por crimes contra a vida em sociedade, duas por crimes cometidos contra as pessoas e duas por crimes previstos em legislação avulsa.

Também ontem a GNR efetuou quatro detenções, sendo uma por tráfico de estupefacientes, em Mora, e três, por condução sob efeito do álcool e por condução sem habilitação legal, em Viana do Alentejo.

Ao nível contraordenacional, registaram-se 26 infrações à legislação de trânsito e duas à legislação policial.

Henrique Lopes e o cartaz da Feira da Luz: “é impossível agradar a todos”

Nena, a 30 de agosto, Blaya, no dia 31, Pedro Mafama, a 1 de setembro, Tito Paris, no dia 2, Ana Bacalhau, no dia 3, e Miguel Gameiro & Polo Norte, no dia 4, são os artistas responsáveis por animar a edição deste ano da Feira da Luz/Expomor, no Parque de Feiras e Exposições de Montemor.

Com a consciência que “é impossível agradar a gregos e a troianos”, o vice-presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, explica que o cartaz que foi elaborado com base num trabalho desenvolvido entre o Executivo e os serviços do Município. O cartaz, diz ainda, “resulta de um conjunto de opiniões e dessa essa visão integrada de um conjunto de pessoas e serviços”. “Há quem goste, há quem não goste, mas não se consegue agradar a todos”, acrescenta.

Mas para além do palco principal, a feira da Luz conta com outros dois. No Palco Tasquinhas, a música também se fará ouvir, num espaço acolhedor para vários géneros musicais e para vários artistas, alguns dos quais locais: a 30 de agosto, atuam Mambo Jambo; a 31 de agosto, o Coletivo da Oficina de Produção; 1 de setembro, os DJs Rich e Mendes; a 2 de setembro, Pearl Band; e a 3 de setembro, Omiri.

Este ano, vai haver ainda um terceiro palco, onde será dado espaço a associações, financiadas pela Direção-Geral das Artes e o Município de Montemor, como “O Espaço do Tempo” e a Trimagisto, para que possam apresentar os seus trabalhos.

A Feira da Luz/Expomor, um evento com grande relevância de natureza cultural e social, tem servido, ao longo dos anos, de veículo de promoção da atividade económica local, regional e até nacional. A música é uma das componentes mais importantes e, pelos palcos do certame, têm passado alguns dos maiores nomes da música portuguesa.

“Alma Viva” em exibição até final de agosto nas freguesias de Montemor

Encontram-se em curso as Noites de Verão com Cinema ao Ar Livre no concelho de Montemor-o-Novo.

Desde o passado mês de julho e até ao próximo dia 25 de agosto, o filme “Alma Viva”, de Cristèle Alves Meira, percorre as freguesias e localidades do Município de Montemor-o-Novo, sendo exibida sob as estrelas, num total de nove sessões.

Ainda previstas estão as exibições do filme, a 11 de agosto, no exterior do Centro Cultural das Silveiras; no dia 12, no Largo Dr. Pascoal Coelho; no dia 18, no exterior do Centro Cultural de Foros de Vale de Figueira; no dia 19, na Torre do Relógio, em Lavre; e no dia 25, no Largo do Povo, no Ciborro.

Esta iniciativa é promovida pelo Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo.

Reunião de Câmara de Montemor-o-Novo esta quarta-feira às 15 horas

A 16ª reunião da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo decorre esta quarta-feira, dia 9 de agosto, de forma presencial, no Salão Nobre do Município, pelas 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.

A ordem de trabalhos desta reunião de Câmara é a seguinte:

1. GABINETE DE APOIO À PRESIDÊNCIA E VEREAÇÃO

A) Proposta de Ata nº 05 de 09/03/2023;

B) Proposta de Ata nº 06 de 22/03/2023.

2. GABINETE DAS ASSOCIAÇÕES

A) Proposta de Apoio a Alunos Carenciados – julho 23/ Associação Pequenos Alentejanitos Cabrela;

B) Proposta de Apoio a Alunos Carenciados – julho 23/ Associação de Solidariedade Social de Silveiras;

C) Proposta de Apoio a Alunos Carenciados – julho 23/ Associação de Pais da E.B.1 de Foros de Vale de Figueira;

D) Proposta de Apoio a Alunos Carenciados – julho 23/ “Saber Crescer” Associação de Pais da EB Nº 1 de Montemor-o-Novo;

E) Proposta de Apoio a Alunos Carenciados – julho 23/ Associação Amigos Unidos pelo Escoural;

3. DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E FINANCEIRA

A) Apreciação Financeira;

B) Proposta de Recrutamento com Recurso a Reserva – CTFP por Tempo Indeterminado – DESAS-EU – 1 Assistente Técnico/Animador Cultural;

C) Proposta de Recrutamento com Recurso a Reserva – CTFP a Tempo Resolutivo Incerto – DESAS-EU – 4 AO/Aux. AP. Operacional;

D) Proposta de Abertura de Procedimento Concursal – CTFP por Tempo Indeterminado – DESAS – TS/Gestão;

E) Proposta de Abertura de Procedimento Concursal para Conversão de Vínculos a Termo Resolutivo em Vínculos por Tempo Indeterminado – DESAS-USAS – 2 AO/AUX. Apoio Operacional – Transferência de Competências na Área da Saúde.

4. DIVISÃO DE PLANEAMENTO E APOIO AO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO

A) Proposta de Regras de Funcionamento dos Mercados Mensais de outubro de 2023 a agosto de 2024;

B) Proposta de normas do 19º Festival de Sopas.

5. DIVISÃO DE GESTÃO URBANÍSTICA

A) Processos de Licenciamento;

De: JOANA MARIA DE ALMEIDA TORRINHA MADEIRA, requerendo aprovação do projeto de arquitetura e emissão do alvará de Alteração de Utilização para habitação, para o prédio sito na Praça Cândido dos Reis, nº 3, em Montemor-o-Novo, na União das Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

De: LUIS ADRIANO RODRIGUES, requerendo aprovação do projeto de Legalização de um Muro de Vedação, no prédio sito no lote LI 17 da Zona Industrial da Adua, na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

De: RENATA DE CAVALHO PINTO BUENO E DANIEL ARAÚJO MEDINA, requerendo aprovação dos projetos de especialidades e licenciamento da obra de Alteração e Ampliação de uma habitação com piscina sita no prédio denominado por “Monte da Pontinha – Gigantas”, em Montemor-o-Novo, na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

De: JOSÉ ALEXANDRE DE CAMPOS PINTO, requerendo aprovação do projeto de estabilidade e licenciamento para a obra de alteração da cobertura do prédio sito na Rua Cândido dos Reis, n.º 13, em Lavre., na União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre.

De: TIAGO MIGUEL PELICA BRAZ GAITAS MARQUES, requerendo aprovação dos projetos de especialidades e licenciamento da obra de reconstrução de uma habitação sita no prédio denominado por “Fazenda do Monteiro”, em Montemor-o-Novo, na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

De: PEDRO MIGUEL COSTA CANDEIAS, requerendo aprovação dos projetos de especialidades e licenciamento da obra de construção de uma moradia no lote 15 do Loteamento de Terrins, em Silveiras, na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

De: JORGE VICENTE BREJO ROQUE, requerendo aprovação dos projetos de especialidades e licenciamento das alterações efetuadas no decorrer da obra de construção de uma moradia no prédio sito na Rua Mário Viegas, nº 4, em Montemor-o-Novo, na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

De: CAIXILHÉVORA, LDA., requerendo aprovação dos projetos de especialidades e licenciamento das alterações efetuadas no decorrer da obra de construção de uma moradia unifamiliar de r/chão, muros de vedação e piscina, na Rua Catarina Eufémia e Rua Humberto Delgado, lote 2, na Freguesia de Foros de Vale Figueira.

B) Processos de Requerimentos.

De: CENTRO HIPICO DOM DUARTE, requerendo isenção do pagamento de taxas referente à emissão da Licença Especial de Ruído e Licença de Recinto, para a realização de um evento no dia 05 de agosto de 2023, a realizar no Centro Hípico Dom Duarte, em Montemor-o-Novo, na União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

De: CASA DE CULTURA E RECREIO DO CIBORRO, requerendo isenção do pagamento de taxas referente à emissão da Licença Especial de Ruído, para a realização de um encontro de folclore, a decorrer no dia 05 de agosto de 2023, no Largo do Povo, na freguesia de Ciborro.

6. DIVISÃO DE APOIO OPERACIONAL OBRAS, ÁGUAS E SANEAMENTO

A) Empreitada de “Instalação de Relvado Sintético no Campo de Futebol de Fazendas do Cortiço” – Pedido de prorrogação do prazo;

B) Empreitada de “Instalação de Relvado Sintético no Campo de Futebol de Fazendas do Cortiço” – Auto de medição N.º 6

7. DIVISÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, AÇÃO SOCIAL

A) Proposta de Atribuição de novo cartão – Cartão Social Mor Solidário – escalão C;

B) Proposta de Renovação de Cartão – Cartão Social Mor Solidário – alteração de escalão C para B;

C) Proposta de Protocolo entre a ARS e o Município de Montemor-o-Novo – Requalificação de Extensões de Saúde;

D) Proposta de Protocolo entre a ARS e o Município de Montemor-o-Novo – Construção de Extensões de Saúde;

E) Proposta de Abertura das Candidaturas de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior / Ano Letivo 2023/24;

F) Proposta de Ação Social Escolar Ano Letivo 2023/24.

8. DIVISÃO DE PLANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS MUNICIPAIS

A) Proposta de alteração ao preço base do Projeto de Execução para instalação do Centro Interpretativo do roteiro Literário “Levantado do Chão;

B) Proposta de alteração ao preço base do Projeto de Pormenorização Arquitetónica e Especialidades/Reutilização do Convento da Saudação.

9. ATENDIMENTO A MUNÍCIPES

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 39 milhões de euros

O sorteio do Euromilhões desta terça-feira, 8 de agosto, não teve totalistas, pelo que, na próxima sexta-feira, estará em jogo um “jackpot” de 39 milhões de euros.

O segundo prémio, no valor de 245.845,53 euros, saiu a dois jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro será repartido, também por dois jogadores, fora de Portugal, recebendo 57.458,15 euros cada um.

Já um total de 23 jogadores, um deles em Portugal, ganhou 1.556,24 euros do quarto prémio.

A chave completa do sorteio de ontem do Euromilhões é composta pelos números 8, 9, 33, 35 e 40 e as estrelas 3 e 6.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.