A pista do Sorraia, em Coruche, é palco, este fim de semana, dias 5 e 6 de agosto, do mundial de juniores de pesca desportiva em água doce, que reúne em competição por títulos individuais e coletivos as seleções de sub-15, sub-20 e sub-25 de 12 países, num total de 31 equipas distribuídas pelos três escalões.
A cerimónia de abertura e a apresentação das equipas acontece esta quinta-feira, 3 de agosto, no Parque do Sorraia. No domingo, dia 6, também no Parque do Sorraia, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios.
Segundo Carlos Baptista, presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD), o rio Sorraia foi o escolhido para a competição por ser “um cenário de rara beleza no Ribatejo”, ideal para acolher “o maior acontecimento mundial das referidas categorias e modalidade em 2023”.
Alemanha, Croácia, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, França e Irlanda são as nações representadas nestes campeonatos do mundo de jovens em água doce, sendo que as comitivas de Países Baixos, Irlanda e Alemanha não apresentam seleções em todos os escalões. A Alemanha compete apenas no escalão sub-25, os Países Baixos nos escalões sub-20 e sub-25, e a Irlanda apresenta-se somente no escalão sub-20.
Os capitães das 12 seleções reúnem-se pelas 16 horas de sexta-feira, no Pavilhão Multiusos, logo após o treino oficial que antecede os dois dias de competição. Às 8 horas de sábado, é dado o primeiro sinal para o início da prova e, às 16 horas, são publicados os resultados do dia, a que se segue nova reunião de capitães no Multiusos. No domingo, último dia de competição, o sorteio de pesqueiros realiza-se às 6h30. A prova é reiniciada às oito horas e a publicação de resultados acontece novamente às 16 horas, antecedendo o momento alto da cerimónia de entrega de prémios, às 19 horas, e o jantar de encerramento no Multiusos, às 20 horas.