O aproveitamento hidroagrícola da Barragem dos Minutos foi recentemente ampliado, com a construção de um reservatório e tubagens necessárias à rega.
Trata-se, segundo recorda o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, de um investimento de cinco milhões de euros, “a complementar o investimento feito, há mais de 20 anos, que totalizou 11 milhões de euros”. “Por isso, 16 milhões de euros para a agricultura, em Montemor-o-Novo, o maior investimento no nosso território”, assegura o autarca.
Para o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, que destaca “o trabalho imenso” desenvolvido pela Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos, esta é uma obra “importante”, dado que com ela é possível reservar “alguma água”, sobretudo, quando a região está em seca. Ainda assim, Danado garante que, “dificilmente, a Barragem dos Minutos se vai manter com níveis aquíferos suficientes para alimentar todas as necessidades de Montemor”.
António Danado diz ainda que seria importante fazer a ligação de Alqueva à Barragem dos Minutos, para se poder “alimentar mais esta zona interior do país e dar uma melhor resposta às necessidades das sociedades agrícolas”.
Já João Mamede, um dos técnicos da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos, explica que este novo reservatório tem uma capacidade de armazenamento “cem vezes superior” ao antigo. “O existente tinha 600 mil litros e o de hoje tem 60 milhões de litros, o que nos dá mais descanso, é melhor para os agricultores e supomos que não vamos ter tantas faltas de água”, diz ainda.
Para terminar a obra, explica ainda João Mamede, falta apenas “a EDP instalar a eletricidade”. “Agora ainda estamos a trabalhar com um gerador”, remata.
De recordar que, na passada quarta-feira, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo” esteve de visita à Barragem dos Minutos. As imagens dessa visita para ver na galeria abaixo: