Integrada na iniciativa “Governo Mais Próximo”, que se realizou no distrito de Évora nos dias 21 e 22, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, visitou as instalações do futuro “Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago”, em Montemor-o-Novo, na tarde desta quinta-feira, 22 de junho.
Nesta visita, Nuno Fazendo foi acompanhado pelo presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e dos vogais do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro e Catarina Paiva. Também marcou presença o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, participando ainda no evento o vereador do Turismo, António Pinto Xavier, e o vogal da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, André Banha.
Nas instalações do futuro “Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago”, os técnicos do Município, Nuno Cacilhas e Joana Sofio, realizaram uma apresentação geral do Roteiro Literário Levantado do Chão, com particular destaque para o “Percurso Pedestre Germano Vidigal e José Adelino dos Santos”, em Montemor-o-Novo.
Seguiu-se a apresentação da maquete da exposição permanente que será implementada no “Centro Interpretativo Levantado do Chão – José Saramago”. A apresentação terminou com o desafio para experienciar alguns dos equipamentos afetos à exposição, como o jogo de realidade aumentada “Monte Alentejano” e o dispositivo digital dedicado aos presos políticos naturais ou residentes no concelho de Montemor-o-Novo. Este espaço será aberto ao público no final deste ano e dará um forte contributo para a divulgação do património cultural do concelho de Montemor-o-Novo assim como para a divulgação da obra “Levantado do Chão”, de José Saramago.
Fonte: Município de Montemor-o-Novo