Coruche com presença na Feira Internacional de Artesanato em Lisboa

De 24 de junho a 2 de julho o Município de Coruche está presente no Pavilhão 01, stand 1D08, para a 35.ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIA 2023) com uma mostra do típico artesanato de Coruche, incluindo peças de junco e cortiça, com particular destaque para os produtos locais.

Esta é uma oportunidade única de ver e adquirir artesanato da região, mas também nacional e internacional, naquele que é um verdadeiro encontro de culturas e tradições em plenos Santos Populares, não faltando as sardinhas assadas e o ambiente de arraial.

Com 30 mil metros quadrados de exposição e área gastronómica, 500 expositores, 31 países representados e nove dias de exposição, a FIA assume-se como a maior feira internacional de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa. Localizada na FIL, no coração do Parque das Nações, a FIA 2023 aposta fortemente na cultura dos territórios e na animação musical, mas também na partilha de conhecimento e de experiências quelevam os visitantes numa verdadeira viagem multicultural, além-fronteiras.

No Pavilhão 1, onde se encontra Coruche, está representado o artesanato tradicional e contemporâneo de todo o País, registando-se um número recorde de municípios presentes, que veem na FIA Lisboa a oportunidade de promover a cultura do seu território e impulsionar o turismo da sua região. No Pavilhão 2 estão representadas as diferentes culturas do mundo. A área internacional conta com a representação de cerca de 30 países, entre os quais Cuba e Tunísia, Brasil, Colômbia, Senegal, Zimbabwe, Marrocos, Mali, Equador, Congo e Peru. No Pavilhão 3 encontramos a melhor gastronomia, jogos tradicionais para as famílias, folclore, animação e atuações musicais.

Os Pavilhões de Exposição (1 e 2) estarão abertos todos os dias a partir das 15 horas, encerrando de segunda a quinta-feira e aos domingos às 22 horas. Na sexta-feira e no sábado o encerramento é às 23 horas. Já o Pavilhão da Gastronomia funcionará a partir das 12h30, encerrando segunda-feira, quinta-feira e domingos às 22 horas, e na sexta-feira e no sábado às 23 horas, com entrada gratuita até às 15 horas.

Montemor: Conselho Geral SMEA realizou quarta reunião

A 4.ª Reunião do Conselho Geral SMEA – Estratégia Alimentar (CGS) realizou-se no passado dia 19 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

A abertura dos trabalhos foi efetuada pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, enquanto presidente do Conselho SMEA, dando as boas vindas aos participantes. A manhã prosseguiu com a apresentação da proposta de plano de ação SMEA (PA) para 2023/2024 e um momento de autorreflexão e preenchimento de ficha de contributos dos parceiros para o PA.

Depois tiveram lugar as mesas de trabalho por eixo, no âmbito do PA, a que se seguiu um período de discussão conjunta e apresentação de propostas pelo grupo de trabalho de cada eixo.

A reunião contou com a participação ativa e empenhada dos participantes do CGS, reafirmando-se a importância da existência do conselho, sendo aprovado o Plano de Ação apresentado! Foi igualmente realçada a importância e continuidade da SMEA e da implementação das ações propostas. A iniciativa foi concluída com breves palavras do presidente da Câmara, agradecendo o empenho de todos para esta Estratégia Alimentar.

De seguida, os parceiros dirigiram-se ao Mercado Municipal para um convivial repasto em torno de um menu delicioso, numa tertúlia à antiga com sabores a repetir.

A SMEA é uma Estratégia Alimentar que se consubstancia na promoção do desenvolvimento da economia local e do setor agroalimentar, na preservação dos recursos naturais e culturais, e na sustentabilidade alimentar do concelho. Através da SMEA, as entidades, associações, empresas e cidadãos partilham conhecimentos, experiências, promovem e consolidam iniciativas/projetos, cumprindo assim com alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2020-2030. O CGS tem como objetivo, no âmbito da governância, o acompanhamento da Carta de Compromisso, assegurando o seu espírito aberto, participado, sinergético e generativo.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

​Secretário de Estado visita Marca e Clube de Ténis de Montemor

Integradas na iniciativa “Governo Mais Próximo”, que acontece no distrito de Évora nos dias 21 e 22 de junho, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, acompanhado pelo diretor Regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Miguel Rasquinho, visitaram a Marca ADL e o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, na manhã de ontem, quarta-feira, 21 de junho.

Na Marca ADL, a visita que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, dos vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier, e do presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, a presidente da Direção da Marca ADL, Rosa Coelho, explicou alguns dos projetos e atividades que a associação está a promover, nomeadamente relacionados com a juventude, onde existe cooperação com organizações de vários países, que possibilitam inclusivamente receber em Montemor jovens desses países e que jovens de Montemor tenham também experiências internacionais. Tanto João Paulo Correia como Miguel Rasquinho, deram nota das candidaturas a subsídios existentes, que poderão enquadrar-se no trabalho desenvolvido pela Marca, desafiando a associação a apresentar candidatura.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto e o Diretor Regional do Alentejo do IPDJ, visitaram depois o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, enquanto decorria a Festa do Mini-Ténis, uma iniciativa de final de ano letivo, inserida no projeto de promoção do ténis junto dos Jardins de Infância do concelho de Montemor-o-Novo.

Durante a visita, também acompanhada pelo Coordenador Nacional do Fomento da Federação Portuguesa de Ténis, Pedro Lobão, Dora Sampaio, Presidente do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, deu a conhecer as instalações e os vários courts de ténis e padel do Clube, destacando os dois courts de padel inaugurados a 7 de janeiro de 2023.

Queimas e queimadas proibidas até 30 de setembro

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Montemor-o-Novo informa que, até ao dia 30 de setembro, como medida preventiva, não são permitidas queimas de amontoados, queimadas extensivas e realização de fogueiras em espaço rural, no concelho.

Devido às condições meteorológicas expetáveis para o período referido, esta medida tem como objetivo evitar incêndios rurais, provocados por utilização de fogo em espaço rural.

Recordamos que “a queima de amontoados e queimadas extensivas sem autorização e sem o acompanhamento definido pela autarquia é considerado uso de fogo intencional”.

Secretário de Estado Mário Campolargo conhece trabalho da StartUP Montemor-o-Novo

A startUP Montemor-o-Novo recebeu ontem, quarta-feira, 21 de junho, a visita do secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, tendo sido recebido pelo vereador António Pinto Xavier e a equipa responsável pela incubadora.

O programa da visita, que surgiu no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, que decorre no distrito de Évora, contou com uma visita às instalações, uma apresentação sobre a incubadora e o trabalho desenvolvimento ao longo dos seus 10 anos de existência, seguindo-se a visita a algumas das empresas incubadas.

Houve oportunidade de conhecer em detalhe o trabalho desenvolvido pelas empresas DWP Consultoria, Arrow4D, Célia Macedo Ceramics e Id Velit, assim como, discutir oportunidades de financiamento disponíveis tanto para as incubadoras como para as startups.

Jogos do Município: padel e ténis no Clube de Ténis de Montemor

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo abriu portas no passado domingo, 18 de junho, para servir de casa para duas modalidades nos Jogos do Município.

O padel e o ténis tiveram as suas fases concelhias disputadas em vários escalões e reunindo a participação de muitos amantes dos desportos de raquete, que têm crescido em popularidade a olhos vistos no concelho.

A competição e a disputa pelas medalhas foi importante, mas o desportivismo esteve sempre presente ao longo de todo o dia, sendo os Jogos do Município, como é habitual, sinónimo de competição saudável e de convívio em torno do desporto.

Convívio na prova de cicloturismo dos Jogos do Município de Montemor

A fase concelhia de Cicloturismo realizou-se no passado domingo, 18 de junho, em Montemor-o-Novo, sendo mais uma iniciativa inserida no âmbito dos Jogos do Município.

A concentração aconteceu no Parque Urbano de Montemor-o-Novo, tendo a prova contado com mais de duas dezenas de participantes de diferentes gerações, mas com uma coisa em comum: o gosto pelo cicloturismo.

Os passeios da modalidade são sempre sinónimo de convívio e de muito desportivismo e amizade, ao ritmo que dita o pedal.

Clube Top em Montemor: “ferramenta importante para que as associações possam caminhar sozinhas”

O Município de Montemor-o-Novo organiza, este sábado, 24 de junho, uma formação, no âmbito do programa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) Clube Top, dedicada ao tema “Fontes de Financiamento de Clubes”, na Casa das Associações.

A receção aos participantes está marcada para as 14 horas, com a abertura a ser feita, meia hora mais tarde, pelo vereador António Pinto Xavier. Na mesma ocasião será assinado o memorando de entendimento com o IPDJ.

Considerando esta uma “ferramenta importante” para que as associações do concelho possam “caminhar sozinhas”, António Pinto Xavier adianta que o acordo com o IPDJ foi já aprovado em reunião de Câmara. “É importante para as associações, para que possam caminhar do ponto de vista administrativo, para uma profissionalização administrativa, e do ponto de vista desportivo, para que possam caminhar para um modelo de academia, em que os jovens têm todas as condições para praticar o seu desporto e para desempenhar as atividades ao mais alto nível, sem por em causa a sua saúde ou desempenho escolar”, assegura.

No que toca à formação, o vereador garante ser relevante, nesta altura do ano, por ser o final de uma época e o início de outra: “é aquele espaço em que os clubes têm mais tempo para pensar a questão administrativa, o projeto da próxima época e pensar em como é que vão obter os fundos para concretizar estes objetivos”.

A inscrição na formação (que deve ser feita aqui) é obrigatória e limitada ao número de participantes. As inscrições são gratuitas para associações e residentes de Montemor-o-Novo, tendo um custo de cinco euros para não residentes.

Quatro projetos portugueses entre os vencedores dos Prémios “Europa Nostra”

A Comissão Europeia e a Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, já anunciaram os vencedores da edição deste ano dos Prémios “Europa Nostra”.

Este ano, 30 projetos de 21 países europeus foram distinguidos com este prestigiado galardão. Entre os vencedores deste ano estão quatro projetos portugueses: Tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal, da Madeira; Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega”; Projeto Almada, de Lisboa; e Cláudio Torres, de Mértola, que promove a valorização e conservação do património islâmico.

No entanto falta ainda anunciar os vencedores do Grande Prémio e do Prémio “Escolha do Público”, pelo que quem quiser pode votar online, em três projetos, até dia 28 de agosto. Este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Reparação de quadro elétrico da E-Redes deixa RNA sem emissão

Os trabalhos de reparação no quadro elétrico do posto de transformação em Vila Boim deixam a Rádio Elvas e a Rádio Nova Antena sem emissão.

O gerador, que devia fornecer energia, durante o período da reparação avariou, deixando as duas rádio sem emissão.

Pedimos desculpa pelo incómodo aos nossos ouvintes e anunciantes, apesar de sermos totalmente alheios a esta situação.

São Geraldo está em festa este fim de semana

São Geraldo está em festa este fim de semana, dias 23 e 24 de junho, com um dia e duas noites de muita animação, diversão e atividades para todos os gostos.

As tradicionais festas de verão, que contam sempre com “um apoio importante” por parte do Centro Popular e Recreativo 1º de Maio, diz Diogo Mariano, do Grupo de Amigos de São Geraldo, responsável pela organização do evento, já não se realizavam desde 2019.

A programação da festa, garante o responsável, vai de encontro, quer ao público mais jovem, bem como ao mais velho, ou não fosse São Geraldo uma aldeia “muito envelhecida”. “Queremos ter algo mais adequado à população mais velha, mas, ao mesmo tempo, não queremos perder o público jovem, até que os jovens gostem da aldeia e estejam por cá, pelo que também temos atividades para eles”, assegura.

O evento começa esta sexta-feira, pelas 21h30, com uma atuação do Rancho Folclórico do Ciborro. Segue-se, a partir das 22h30, um baile animado por David Melão.

No sábado, às 9h45, há caminhada, antes de um almoço convívio, marcado para as 13 horas. Pelas 14h30, tem início um torneio de sueca e, às 18h30, um peddy-paper familiar. A partir das 22 horas, haverá baile com Miguel Oliveira, seguindo-se, às 23 horas, a atuação de Los Perdición. A partir das 2h30, é o DJ Saints quem anima o público.

As entradas no evento, como vem sendo habitual, são gratuitas.

GNR de Évora regista incêndio agrícola em Mourão

Quatro acidentes de viação, dos quais duas colisões, um despiste e um atropelamento, foram registados ontem, quarta-feira, 21 de junho, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes sinistros resultaram um ferido leve, um ferido grave e danos materiais.

Um incêndio agrícola deflagrou na localidade de Mourão, onde arderam 130 m2 de pasto.

No âmbito da criminalidade, foram registadas seis ocorrências, sendo um crime contra as pessoas, dois contra o património, dois contra a vida em sociedade, e um previsto em legislação avulsa

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 36 infrações à legislação rodoviária, e duas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, Resina 2023, Floresta Segura 2023, Pica Pau Exames Nacionais 2023, PNF Fase 5 Dispositivos de Segurança e Operação Verão Seguro- Chave Direta.

Secretário de Estado Carlos Miguel visita obras em Estremoz

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, esteve ontem, quarta-feira, 21 de junho, em Estremoz, para visitar o Edifício Luís de Campos, na Biblioteca Municipal, bem como as obras de requalificação do Largo General Graça.

Esta visita inseriu-se no âmbito do programa Governo + Próximo, que decorre no distrito.