“Outros Sons” de regresso a Campo Maior com Músicas do Mundo

O Festival “Outros Sons” está de regresso a Campo Maior, para a segunda edição que promete trazer até à vila alentejana músicas do mundo.

A programação para o evento, que vai acontecer de 16 a 18 de junho, é já conhecida.

O festival vai abrir portas no dia 16 com a atuação de Eduardo Ramos pelas 21h30, no Castelo de Campo Maior.

No segundo dia, dia 17 de junho, há música a dobrar com as atuações do Duo Cubalibre pelas 18h30 no Jardim Municipal, e do grupo ACETRE, pelas 21h30, no mesmo espaço.

Já dia 18, o último dia de “Outros Sons”, Os Luzia são os cabeça de cartaz de um momento musical que vai decorrer também no Jardim Municipal.

José Geadas e Miguel Ramos este fim de semana no Festival de Fado de Estremoz

José Geadas e Miguel Ramos

O Município de Estremoz organiza o II Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, com a direção artística do estremocense José Gonçalez.

Esta edição está a decorrer durante o mês de junho, em todas as freguesias do concelho de Estremoz, tendo ainda na agenda os seguintes espetáculos:

– Arcos: 9 de junho, às 20 horas, no Rossio, o fadista José Geadas;

– Veiros: 10 de junho, às 20 horas, na envolvente da Junta de Freguesia, o fadista Miguel Ramos;

– São Bento do Ameixial: 16 de junho, às 20 horas, no terreiro da Igreja, a fadista Maria João Quadros;

– Tarde de Amadores: 17 de junho, às 15 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro (inscrições, gratuitas, até dia 13 de junho para: cultura@cm-estremoz.pt);

– São Bento do Cortiço: 17 de junho, às 20 horas, no terreiro da Igreja, o fadista Pedro Calado;

– Evoramonte: 23 de junho, às 21 horas, na envolvente da Junta de Freguesia, o fadista Miguel Moura;

– Estremoz: 24 de junho, às 21 horas, na Praça de Touros, o fadista José Leal e às 22h a fadista Sara Correia;

– São Domingos: 30 de junho, às 20 horas, na envolvente da Junta de Freguesia, a fadista Maritina;

– e Estremoz: 1 de julho, às 21 horas, no Rossio Marquês de Pombal, “Em Casa d’Amália”, apresentado por José Gonçalez, sendo a 1.ª parte do espetáculo realizada pelo fadista Silvino Sardo e às 22h a participação de Paulo de Carvalho, Ricardo Ribeiro, FF, Jorge Fernando e José Manuel Neto.

Os espetáculos nas freguesias terão à guitarra José Manuel Neto, José Geadas, Miguel Ramos e Bernardo Saldanha e festa popular associada. A entrada é gratuita.

GUS organizou 15º Convívio da Velha Guarda

O relvado do Estádio 1.º de Maio foi palco, no passado sábado, 3 de junho, da 15ª edição do Convívio da Velha Guarda do Grupo União Sport (GUS).

A partir das 10h30, jogou-se uma peladinha indispensável, entre a equipa de Veteranos do GUS e os atletas da Velha Guarda, que marcaram presença no convívio.

Foi mais um dia e mais um convívio, no qual a mística alvinegra foi celebrada por atletas que passaram pelo GUS, fazendo parte da história do clube.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Tarifa Social da Internet em destaque na rubrica da “DECO”

A Tarifa Social da Internet é uma medida definida anualmente pelo Governo que permite às famílias com baixos rendimento ou com necessidades sociais especiais aceder a serviços de internet em banda larga, fixa ou móvel. Através desta medida, é assegurado aos consumidores o fornecimento de um conjunto de serviços mínimos como o acesso ao correio eletrónico, compra de bens online ou ofertas de emprego.

A Tarifa Social da Internet tem o custo de 5,00€ acrescido de IVA, podendo ainda ser cobrado um valor máximo e único de cerca de 21,00€ para serviços de ativação ou para equipamentos de acesso, e permite a utilização de 15GB de Internet por mês.

Como funciona a Tarifa Social de Internet e como saber se tem direito a ela na edição desta semana da rubrica da “Deco”, com Ana Sofia Rosa, jurista na Delegação Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, que pode ouvir no podcast abaixo:

GNR regista acidente de trabalho e efetua uma detenção em Montemor

O Comando Territorial de Évora da GNR registou, entre quarta-feira, 7 de junho, e ontem, dia 8, nove acidentes de viação, sendo seis colisões e três despistes, sem qualquer vítima.

Foi também registado um acidente de trabalho, em Montemor-o-Novo, do qual resultou um ferido leve.

No âmbito da criminalidade, a GNR registou 12 ocorrências: seis por crimes cometidos contra o património, três contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e dois crimes previsto em legislação avulsa.

Foram ainda efetuadas duas detenções, em Vendas Novas e Montemor-o-Novo, pelos crimes de furto em supermercado e condução de veículo sem habilitação legal

No âmbito do contraordenacional, foram registadas 66 infrações relativas à legislação de trânsito e duas à legislação ambiental.

Elvas: esperados cerca de 2500 jovens futebolistas no 12º Mundialito

Entre esta sexta-feira, 9 de junho, e domingo, dia 11, cerca de 2500 jovens futebolistas, quer portugueses, quer espanhóis, vão estar, entre o concelho de Elvas, Badajoz e Santa Marta, a disputar a 12ª edição do Mundialito.

O evento, organizado pela Associação Desportiva de Funcionários de Badajoz, com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Elvas, garante o presidente do município, Rondão Almeida, deverá trazer à cidade mais de dez mil pessoas. Dando os parabéns à organização, o autarca adianta que o evento desportivo irá “mobilizar cerca de 150 equipas, o que corresponde, praticamente, a 2500 atletas, que vão estar a jogar futebol durante três dias”.

Rondão Almeida explica que a competição vai-se dividir por um total de 14 campos: sete em cada lado da fronteira. “Mas isto só se torna possível, porque houve um trabalho estruturante, desde 1994 até esta data, que foi preparar o nosso concelho, para receber todos os desafios que se nos colocam, em todas as áreas”, assegura.

O presidente da Câmara apela ainda a todos os elvenses para que, durante estes três dias, possam assistir aos jogos, que se vão disputar nos campos relvados de Elvas, Santa Eulália, Terrugem e Vila Boim. “Estou convencido que, para estas aldeias, vão ser momentos de grande festa”, remata.

Já o presidente da Associação Desportiva de Funcionários de Badajoz, Eugenio Cuadrado, que adianta que serão disputados mais de 150 jogos, em diferentes categorias do futebol de formação, garante que sem o apoio da Câmara Municipal de Elvas, seria “impossível” levar por diante este evento desportivo.

Entre os clubes participantes neste Mundialito, encontram-se equipas como o Benfica, Sporting, Vitória de Setúbal e Atlético de Madrid.

Bombeiros de Montemor promovem Festa Popular este fim de semana

Os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo organizam, entre hoje e amanhã, dias 9 e 10 de junho, uma Festa Popular, no Jardim do Mercado. Não vão faltar sardinhas, febras e frangos na brasa.

A festa tem início esta sexta-feira, pelas 19 horas. Às 20 horas, atua o Grupo Académico Seistetos. Às 22 horas, há concerto do Projeto CID e a partir das 23h30 baile com Pedro Pé Leve.

Para amanhã, está prevista uma aula de zumba, às 10 horas; concerto com “Cantigas do Festival”, às 22 horas; e baile com João Machorrinho, a partir das 23h30.

Durante a festa, decorrerá uma angariação de fundos para uma nova ambulância para a corporação.

Animação de rua, arraial popular e concerto de Syro esta sexta-feira em Arraiolos

“Defesa, Salvaguarda e Promoção do Tapete de Arraiolos” é tema para uma conferência, esta sexta-feira, 9 de junho, a partir das 10 horas, no Cineteatro de Arraiolos, no âmbito da 20ª edição do evento “O Tapete está na Rua”, que decorre até domingo, dia 11, na vila.

Pelas 11 horas, no centro histórico, haverá animação de rua itinerante, com “As Aventuras do Tapete: O Restauro”; segue-se, meia hora depois, animação com “Bora Zapanão”. Às 17 horas, a animação de rua está a cargo do grupo de Cante da Associação Casa das Artes de Arraiolos.

Na Praça da República, a partir das 18 horas, é apresentado o espetáculo “El Bechim”, da Bienal Internacional de Marionetas de Évora.

Às 19 horas, no Parque de Estacionamento 2, tem início um arraial popular; no Largo 25 de Abril, é apresentado o espetáculo interativo “Saltimbanco Charneca”; enquanto no Córtex Frontal é dada a conhecer a exposição “Wireless e Performance Maria Matylevna & Julieta Ruiz”.

Syro atua, a partir das 22 horas, na Praça do Município.

Algumas da imagens do evento para ver na galeria:

“VÄRA” de Daniel Matos no último dia da PT.23 em Montemor-o-Novo

© BRUNO SIMÃO

A oitava edição da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas (PT.23), promovida pel’ “O Espaço do Tempo”, termina este sábado, 10 de junho, com o espetáculo coreográfico “VÄRA”, de Daniel Matos, a ser apresentado ao público, no cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, pelas 18 horas.

De acordo com o diretor artístico d’ “O Espaço do Tempo”, Pedro Barreiro, é a primeira vez que Daniel Matos, “artista português da nova geração da dança contemporânea nacional, do Algarve”, atua em Montemor-o-Novo.

Daniel Matos, adianta Pedro Barreiro, é conhecido por apresentar peças de “grande robustez física, coreografias complexas, de grupo, de grande esforço e potência”.

A programação completa da Plataforma Portuguesa de Artes Performativas para conhecer aqui.

Saiba mais sobre o espetáculo “VÄRA”:

Vära é um objeto coreográfico que surge na urgência do encontro entre corpos. Em palco, sete corpos habitam um espaço cercado por plásticos, aludindo à exposição da carne num talho. É aqui que procuram e potenciam a tentativa de diálogo através da repetição, acumulando erros e ampliando o confronto com a realidade de cada um.

Ficha Artística / Técnica

60min.

Maiores de 18 anos

Direção Artística, Coreografia e Conceito: Daniel Matos

Performers e Co.criadores: Adriana Xavier, Sofia Kafol, Joana Pinto, Jean-loup Gayrard, Lia Vohlgemuth, Mélanie Ferreira & Marco Olival

Colaboração Artística e Assistência de Ensaio: Beatriz Marques Dias

Desenho de Luz: Manuel Abrantes

Direção Técnica: Raúl Seguro

Banda Sonora Original: João Galante aka Coolgate

Espaço: Daniel Matos & Diogo Silva

Fotografia: Rui Palma

Fotografia de Cena: Bruno Simão

Adereços Têxteis: Marina Tabuado

Comunicação: Maria Tsukamoto

Direção de Produção e Administração: Joana Flor Duarte

Assistência de Produção: Filipa Garcez

Grafismo: Sergiu Toma

Produção: CAMA a.c.

Co.Produção: Câmara Municipal de Lagos, Teatro das Figuras

Residências Artísticas de Co.Produção: O Espaço do Tempo, Verão Azul – Festival Internacional de Artes, CAMADA – Centro Coreográfico

Apoio: Estúdios Victor Córdon / OPART, Musibéria, Companhia Olga Roriz, Teatro Experimental de Lagos, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Pro.Dança, Estúdio CAB, Casa da Dança de Almada, Casa das Laranjeiras, Herdade do Freixo do Meio, Escola de Dança de Lagos

Agradecimentos: Sofia Soromenho, Francisco Pedro, Mariana Malheiro, Hugo Cabral Mendes.

VÄRA é um projeto financiado pela República Portuguesa – Cultura / DGARTES e Ministério da Cultura Portuguesa e pelo programa Garantir Cultura.

BIOGRAFIA

Coreógrafo, performer e artista visual. Tem desenvolvido o seu trabalho como criador, colaborador artístico e intérprete nacional e internacionalmente, caminhando com Ana Borralho & João Galante, Angélica Liddell, Romeo Castellucci, Amélia Bentes, Luís Marrafa, André Uerba, entre outros. Desenvolve o seu trabalho desde 2016, através de práticas multidisciplinares, mas sempre com foco no corpo como campo de pesquisa biográfico , físico e emocional, questionando e redesenhando a ideia de limite. Em 2017, juntamente com Joana Flor Duarte, funda a CAMA associação cultural – uma estrutura para o desenvolvimento das artes performativas sediada em Lagos, onde assume a direção artística e é artista residente.