Feira de Inspiração Renascentista pretende “dinamizar e revitalizar” Castelo de Vila Viçosa

A Feira de Inspiração Renascentista arranca esta sexta-feira, 9 de junho, em Vila Viçosa, onde decorre até domingo, 11 de junho, no recinto do castelo.

O presidente da Câmara, Inácio Esperança, garante que este ano a feira cresceu, uma vez que inclui “novas atividades e insere-se na estratégia do município para que a vila venha a ser considerada Património Mundial da UNESCO”. “Criamos este ambiente renascentista, que é muito do nosso património imaterial e com ele possibilitamos às pessoas que conheçam o nosso património material”, adianta.

A época renascentista assume-se, segundo o autarca, como “uma época de ouro, para Vila Viçosa e para a região”, pelo que a intenção “é mostrar todo esse legado de que somos herdeiros”.

Inácio Esperança revela ainda que outros dos objetivos do município com o certame é “revitalizar e dinamizar o castelo de Vila Viçosa, que estava com alguma dificuldade em termos de animação”.  A ideia, acrescenta, “é espalhar os expositores por várias zonas do castelo”.

Neste primeiro dia, sexta-feira, às 15 horas, são as aberturas do Mercado Ducal e da exposição de instrumentos de tortura.

A partir das 18 horas é feita a inauguração e abrem as áreas temáticas: acampamento castrense, exposição de falcoaria, fazenda com animais de quinta, jogos renascentistas para famílias e mestre de ofícios a trabalhar ao vivo.

Às 18.30 horas, há dança oriental e bailias do tempo; às 19 horas, alanos; às 19.30 horas, bailias do tempo; às 20 horas, dança oriental; às 20.30 horas, alanos; às 21 horas, dança oriental e bailias do tempo; às 21.30 horas, alanos; às 22 horas, bailias do tempo e dança oriental; às 23 horas, dança oriental; e às 23.30 horas, bailias do tempo.