Observatório de aves da albufeira do Divor foi inaugurado

Foi inaugurado, no passado sábado, dia 8, um observatório de aves junto à albufeira do Divor, no concelho de Évora.

Este observatório tem duas plataformas localizadas em locais estratégicos da orla da albufeira, construídas com a preocupação de se integrar no ambiente, proporcionando aos interessados na observação de aves e de outros animais que povoam em grande quantidade e variedade a área envolvente da albufeira, condições ideais para o desenvolvimento desta prática.

A inauguração deste novo equipamento marcou a celebração do Dia Mundial das Aves Migratórias e foi assinalada com a realização de um worshop de anilhagem científica de aves, realizado pelos investigadores Carlos Godinho e Rui Lourenço, do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora.

Este observatório é uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora, que se integra no Projeto “Território EUROBIRD” financiado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

As duas plataformas de observação de aves estão localizadas junto às instalações da antiga central elevatória de água da albufeira do Divor e são de acesso livre e permanente.