Montemor: jovens voltam a poder ocupar as férias de verão com programa de voluntariado

Como já vem sendo hábito, e com o aproximar da chegada do verão, o Município de Montemor-o-Novo volta a promover o Programa de Voluntariado Jovem.

Ainda que se trate de voluntariado, os jovens, que podem ter idades compreendidas entre os 14 e os 35 anos, ao participar neste programa vão ser recompensados pelo trabalho desenvolvido, explica o vereador António Pinto Xavier (na imagem).

Este ano, há áreas deste programa que se vão manter, pela sua “importância”, como é o caso daquelas que estão relacionadas com a Proteção Florestal, desenvolvidas em parceria com os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e o serviço de Proteção Civil Municipal. “Este é o primeiro programa que eu começo por dar mais destaque, até pela importância que esta realidade dos fogos tem em Portugal”, adianta o vereador.

A oferta de programas de voluntariado ainda não está totalmente fechada, porque há “oportunidades relacionadas com o Ambiente, e nomeadamente com o Rio Almansor” que a autarquia gostava de aproveitar. Nesse sentido, explica António Pinto Xavier, o Município está ainda a tentar ainda chegar a acordo com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Por outro lado, o vereador adianta que é possível ainda realizar voluntariado, entre os meses de julho e setembro, em serviços como o Arquivo Municipal, no Centro Interpretativo do Castelo, no Centro Juvenil, na Oficina da Criança, no Património Cultural, nas Piscinas Recreativas Municipais e no Serviço de Resíduos Urbanos.

As inscrições devem ser feitas, até dia 15 de junho, de forma presencial, no Centro Juvenil.