A arte do teatro de marionetas tem estado em destaque em Montemor-o-Novo, desde o passado dia 24 de maio, quando teve início o XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, co-produzido pela Alma d’Arame e pelo Município de Montemor-o-Novo.
Entre os espetáculos abertos ao público geral e os destinados ao público escolar, não houve ninguém na audiência que tenha ficado indiferente à animação, emoção e beleza deste Encontro Internacional de Marionetas.
Na segunda-feira, 29 de maio, os 1.º e 2.º Ciclos puderam assistir a ‘Horizonte’, da Limite Zero, no Cineteatro Curvo Semedo, que voltou a receber ‘King Kong’, da própria Alma d’Arame na noite seguinte, de 30 de maio. Durante esse mesmo dia, houve na Sociedade Carlista espaço para duas sessões de ‘Augusto Benjamin: À Procura da Terra do Nunca’, de Universo Paralelo, peça destinada aos 1.º Ciclos e à terceira idade.
No dia 31 de maio, quarta-feira, os mais pequenos voltaram a sentir a animação das marionetas: na Sociedade Carlista, viu-se ‘O Grande Lago’, de Imaginar do Gigante. À noite, André Murraças apresentou ‘Sombras Andantes’, no Cineteatro Curvo Semedo.
Quinta-feira foi em cheio, com três espetáculos a integrar o Encontro. Primeiro, o Curso de Artes da Escola Secundária de Montemor-o-Novo assistiu a ‘Forecasting’, de Barbara Matijevic (Croácia) e Giuzeppe Chico (Itália), na Alma Box. O espetáculo teve ainda nova sessão pela noite. Durante a tarde, a Companhia Boca de Cão juntou-se à festa do Dia Internacional da Criança no Parque Urbano, apresentando ‘Bicimariofone’.
O XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo tem oferecido uma programação rica, criando memórias inesquecíveis em miúdos e graúdos. Mas ainda não terminou… até domingo, o Encontro segue marcha.
Fonte: Município de Montemor-o-Novo