GNR realiza operação de sensibilização contra violência no desporto

A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a realizar, desde esta quarta-feira, 31 de maio, e domingo, 4 de junho, uma operação de prevenção e sensibilização, dirigida aos praticantes de atividades desportivas (escolar e não escolar), encarregados de educação, adeptos, agentes desportivos e escolares, com a finalidade de prevenir e fomentar uma maior consciencialização para a necessidade de erradicar todas as formas de violência no desporto e assim contribuir para um ambiente seguro nos espetáculos desportivos e nas escolas.

O desporto assume um papel de destaque na nossa sociedade, que, sendo transversal à mesma é por isso, considerado como o seu reflexo. Como tal, é tido como uma ferramenta de progresso social, um centro de aprendizagem paralelo com alta vocação para a promoção da saúde, do bem-estar físico e psicológico e da assimilação e vivência de valores e princípios éticos tão necessários à construção “dessa” sociedade mais justa e mais equilibrada.

O desporto congrega um conjunto de valores – respeito, fair-play, tolerância, espírito de equipa, disciplina, verdade, entre outros, sem a presença dos quais perderia todo o seu pendor educativo. Importa por isso salvaguardar o direito à prática desportiva saudável, criando as condições, necessárias para o efeito, nas quais se destacam a segurança.

A segurança no Desporto, é uma área identificada como uma necessidade prioritária de intervenção, face à expressividade que o fenómeno tem assumido nos últimos anos.

Na zona de ação da Guarda Nacional Republicana, existem cerca de 1 192 clubes e associações desportivas, considerando-se um total de aproximadamente 70 000 atletas/praticantes dos escalões inferiores aos séniores, os quais se constituem como o público-alvo privilegiado para a execução das ações de sensibilização e prevenção, que se pretendem levar a cabo no âmbito desta operação.

O desporto tornou-se um fenómeno mobilizador de massas, tendo adquirido uma importância vital na sociedade portuguesa, com a realização semanal de um número significativo de espetáculos desportivos, pelo que se torna fundamental prevenir e fomentar uma maior consciencialização para a necessidade de erradicar todas as formas de violência do desporto e assim contribuir para um ambiente seguro nos espetáculos desportivos e nas escolas.

Assim, através de ações de sensibilização, irá procurar apelar-se à não violência no desporto que pode assumir a forma verbal, física, de exclusão ou simbólica, bem como não ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança, procurando-se sensibilizar a população para o fenómeno da violência, promovendo os valores éticos do desporto, como a cooperação; o respeito, a solidariedade e a tolerância.