A Câmara Municipal de Arraiolos promove de 7 a 11 de junho “O Tapete está na Rua’ 2023”, com as Casas de Tapetes de Arraiolos, outras empresas e entidades do concelho, cujo programa integra um conjunto atividades onde o nosso mais genuíno artesanato tem lugar de destaque.
“O Tapete está na Rua” tem como objetivo promover, salvaguardar, divulgar e dar a conhecer o concelho de Arraiolos, contando com exposições, espetáculos, artesanato, produtos regionais, gastronomia, património histórico e monumental.
Durante o evento estão previstos espetáculos musicais durante todos os dias do certame, sendo que no primeiro dia atua a Orquestra Ligeira do Exército, já no dia 8 (quinta-feira), sobem ao palco Ricardo Ribeiro e Ganhões de Castro Verde, na sexta-feira, dia 9, é Syro quem anima os presentes, no sábado, dia 10, Mara & Duarte, e no último dia sobe ao palco Dino D´Santiago
O programa integra ainda uma componente de danças tradicionais com ainda o Rancho Folclórico “Os camponeses” de Arraiolos e a Tuna e Grupo Folclórico Juvenil dos Flamengos (Horta/Faial/Açores), bem como exposições, recriação histórica, animação de rua e produtos locais.
“O Tapete está na Rua”, segundo município de Arraiolos, “será um desafio para a dinamização da economia local e ao desenvolvimento económico e social do concelho”.
O certame, para além da divulgação do conhecimento sobre a história e o património de Arraiolos, promove os saberes e os sabores, com a componente gastronómica presente nas “Semanas das Migas” a decorrerem nos restaurantes do concelho.
Arraiolos convida a visitar a história, a cultura, a gastronomia, o artesanato e um conjunto de atividades e exposições que o programa do “Tapete está na Rua” lhe pode facultar.





O Município de Montemor-o-Novo vai promover a campanha de vacinação antirrábica de cães a partir de dia 12 de junho.
O Montemor Ladies Open chega em 2023, à sua 20ª edição, sendo o ponto alto do ano, para o Clube de Ténis de Montemor-o-Novo. O torneio teve início no domingo, dia 28 de maio, contando com dezenas de tenistas nacionais e internacionais, num total de 19 nacionalidades representadas, e com um prémio de 40 mil dólares, o maior de sempre, e que se traduz num aumento da competitividade e qualidade da prova.
O XV Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo está a decorrer desde a passada quarta-feira, dia 24 de maio.
O montado é um tipo de floresta, com povoamentos de sobreiros e azinheiras, em que há exploração humana. No âmbito do projeto de cooperação transnacional “Montado – Conservação e Valorização” a iniciativa “Um dia no Montado” reuniu quase 200 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Alentejo e da Estremadura espanhola para sensibilizar para a conservação do montado mediterrânico.
Teve início no passado dia 23 de maio, na sala de formações da Casa das Associações, uma ação de formação de formato presencial, intitulada ‘Língua Inglesa – Informação Turística’.
Decorreu no passado dia 24 de maio uma visita a Montemor-o-Novo do Programa “Saber Fazer” da 
A tenista portuguesa Sara Lança foi a única, das sete jogadoras lusas em prova, na primeira ronda do qualifying do Montemor Ladies Open a conseguir vencer, ficando a uma vitória de aceder ao quadro principal.


O PCP realiza, esta terça-feira, 30 de maio, uma sessão pública em Évora, dedicada ao tema “Évora – Capital Europeia da Cultura: Um Património, uma Identidade, uma Dinâmica e um Desenvolvimento com Futuro”.
O festival Contra-Corrente está de regresso ao Parque Urbano de Montemor-o-Novo nos dias 16 e 17 de junho, entre outros atrativos, com espetáculos musicais, atividades desportivas e culturais e uma feira do livro.
O XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, a decorrer desde a passada quarta-feira, estende-se até ao próximo domingo, 4 de junho.