Portalegre: projeto “São Mamede 1205” divulga potencial turístico da serra

“São Mamede 1205” é o nome do projeto que está a ser implementado pela União de Freguesias de Reguengo e São Julião, com o objetivo de valorizar o potencial da Serra de São Mamede, em Portalegre.

Este projeto nasce da vontade da União de Freguesias, revela o presidente Bruno Calha, adiantando que se pretende “apresentar o que de mais bonito temos na freguesia, a beleza natural, produtos, locais originais da nossa Serra, bem como orientar os turistas para que saibam o que podem ver e na máxima segurança”.

Bruno Calha revela que os visitantes poderão conhecer os locais emblemáticos através de um guia turístico em papel e um guia online, “onde podem ver todos os locais, coordenadas, a facilidade de acessos, para ajudar o turista a deslocar-se com mais segurança e organizar a sua viagem”.

O presidente revela que a informação disponível era “escassa e pouco correta”, pelo que através deste projeto se pretende dar uma “informação correta e segura, que permita ao visitante deslocar-se aos locais”.

Município de Borba abre inscrições para programa “Juventude em Movimento”

O Município de Borba volta a promover o programa “Juventude em Movimento”, através do qual procura ocupar os jovens nas suas férias, ajudando-os, ao mesmo tempo, “a desenvolver um espírito de cidadania, potenciando a sua capacidade de participação social e cívica na comunidade”.

Este programa, que decorre entre os meses de julho e agosto, destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, com o 9º ano de escolaridade completo.

Estes jovens terão oportunidade de integrar um serviço (projeto de Mediação Cultural; acolhimento de jovens no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude; Educação e Juventude;  Desporto e Tempos Livres; Feiras e Eventos; Cultura e Património; ou Ambiente e Espaços Verdes), durante dez dias úteis, num total de quatro horas por dia.

Durante o período de atividade os jovens têm direito a seguro de acidentes pessoais, da responsabilidade da autarquia e a uma bolsa horária no montante de 2,50 euros, por cada hora realizada em regime ocupacional, e ao qual corresponde o total de cem euros. A bolsa será paga na totalidade e após completo o período de integração na vaga.

Os jovens podem realizar a sua candidatura, através do preenchimento de um impresso próprio, no Balcão Único da Câmara Municipal de Borba, até 30 de junho.

Programa Saber Fazer da DGARTES de visita a Montemor-o-Novo

Decorreu no dia 24 de maio, uma visita a Montemor-o-Novo do Programa Saber Fazer da DGARTES.

O Município de Montemor-o-Novo, parceiro deste programa,  recebeu a equipa da DGARTES, com a presença dos vereadores Henrique Lopes e António Pinto Xavier. Durante a visita técnica houve oportunidade de conhecer alguns dos espaços dos parceiros do programa, como as Oficinas do Convento e a ceramista Célia Macedo, assim como o trabalho que estes desenvolvem na preservação e valorização das artes do saber fazer, quer tradicionais, quer contemporâneas, bem como o conhecimento mais aprofundado dos trabalhos dos artesão locais, com a envolvência da Associação de Artesãos A Ciranda.

Foi um dia de boas partilhas e aquisição de mais conhecimentos das artes do Saber Fazer Nacionais. Este programa vem contribuir para um maior conhecimento destas práticas ancestrais, conjugando-as com a possibilidade de criação de áreas do novo design. Depois da apresentação do programa ao público, com a presença de várias associações culturais de Montemor-o-Novo, houve espaço para uma reflexão para a importância e salvaguarda no futuro de uma identidade cultural, que é de todos.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Dia da Criança celebrado na quinta-feira no Parque Urbano de Montemor

O Dia Mundial da Criança vai ser comemorado em Montemor-o-Novo, no local habitual.

Para o Parque Urbano de Montemor-o-Novo, o Município de Montemor-o-Novo preparou uma programação onde a diversão é totalmente garantida pelas atrações destinadas aos reis do dia.

Teatro, insufláveis, ateliers, Feira do Livro e muito mais, estão à espera de centenas de crianças e famílias, na quinta-feira, dia 1 de junho, das 16 às 22 horas.

Programa:

– 16h00 > 21h00: Ateliers, Feira do Livro, Insufláveis, Trampolim, Piscina de Bolas e muito mais (com oferta de pipocas, algodão doce e gelados);

– 17h00: Espetáculo itinerante: ‘Bicimariofone’ (Companhia Boca de Cão);

– 18h00 e 20h00: Espetáculo itinerante: ‘Brimborions’ (Companhia PICTO FACTO – extensão Festival Sementes);

– 20h00 > 20h30: Aula livre de Capoeira (com Leodione Souza)

– 21h00: Discoteca no Auditório do Parque Urbano (animação com Pedro Pais).

Novo corte de vegetação durante a próxima semana em Montemor

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que irão decorrer trabalhos de controlo de vegetação (corte de ervas com roçadora) de 29 de maio a 2 de junho de 2023, das 7 às 15 horas, na cidade de Montemor-o-Novo.

Os trabalhos decorrem na Rua de Lisboa, Rua Curvo Semedo, Rua do Passo, Rua 5 de Outubro, Rua Horácio Macedo, Praça Prof. Bento Jesus Caraça, Beco Bento de Jesus Caraça, Rua de Olivença, Rua João Luís Ricardo, Rua Álvaro Castelões, Travessa das Flores, Rua Irmã Sousa e Rua Irmão Luís Ricardo.

“De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado. Pedimos que esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção assinalada no terreno. Se possível feche vidros, estores ou portadas de janelas e portas. Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos. Pelo incómodo apresentamos as nossas desculpas”, diz a Câmara Municipal.

Município de Montemor-o-Novo continua visita a alojamentos do concelho

Dando continuidade às visitas aos alojamentos do concelho, onde o objetivo é fazer uma aproximação aos agentes locais, na passada quinta-feira, dia 25 de maio, o vereador António Pinto Xavier, acompanhado por elementos da Unidade de Turismo, visitou o Monte dos Cagulos e a Casa da Malta, em Santiago do Escoural.

“Mais uma vez se notou a extrema importância do contacto do Município com os referidos proprietários dos locais, sendo ouvidas algumas das necessidades sentidas pelos mesmos”, revela o Município de Montemor-o-Novo.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Ciclo “Caminhar Pela Saúde” terminou no Ciborro e Santiago do Escoural

O Ciclo “Caminhar Pela Saúde” levou, mais uma vez, em 2023, a promoção de um estilo de vida saudável e o gosto pela atividade física até às freguesias do Município de Montemor-o-Novo, com um total de oito caminhadas, entre 18 de abril e 25 de maio.

A iniciativa terminou com duas caminhadas em dias consecutivos, dia 24, no Ciborro, e dia 25, em Santiago do Escoural, partindo ambas da Escola Básica N.º 1 das respetivas freguesias e terminando com outras atividades lúdicas.

Uma vez mais, parte da população juntou-se, na caminhada, às crianças em idade escolar e pré-escolar das freguesias, às associações de idosos e aos técnicos do Município que acompanharam as iniciativas.

Sociedade Filarmónica União Calipolense assinala 153 anos no domingo

Foto: facebook Filarmónica Calipolense – SFUC

A Sociedade Filarmónica União Calipolense comemora este domingo, 28 de maio, os seus 153 anos.

Para assinalar esta data, no domingo, às 10 horas, tem lugar o hastear das bandeiras na Sede da coletividade, seguida de arruada e apresentação de cumprimentos às autoridades.

Pelas 11 horas segue-se um concerto na mata municipal, com a participação especial do ginásio “100 Pança”.

As comemorações do 153º aniversário da Sociedade Filarmónica União Calipolense terminam com uma audição da Escola de Música, no salão de festas da coletividade.

FICOR: Festa M80 em sábado dedicado à “Tiragem da Cortiça” em Coruche

Este sábado, 27 de maio, o dia, na FICOR, a Feira Internacional da Cortiça, em Coruche, é  de homenagem à atividade da tiragem da cortiça, reconhecida em 2021 como Património Cultural Imaterial.

De manhã prosseguem no Observatório as sessões do Congresso de Encerramento do PROVERE e, ao meio-dia, no Centro de Exposições, há nova demonstração gastronómica no Espaço Showcooking. Subindo ao primeiro piso encontra-se o Espaço Crianças e Sustentabilidade, onde, das 14 às 19 horas, os mais pequenos podem usufruir de várias atividades pedagógicas e lúdicas, tais como o Playnetário – um cinema imersivo que irá deliciar os mais novos.

Entretanto, às 15 horas é inaugurada a exposição “A Cortiça na Arte Contemporânea”, de Alves Piloto, na Galeria do Mercado Municipal – uma exposição de pintura que usa a cortiça como tela para arte contemporânea impressa em 3D. Quase em simultâneo, no Auditório FICOR iniciam-se as provas de vinhos e as conversas sobre o vinho com a sommelier Sara Barbosa no âmbito do Wine & Cork, ao passo que no Parque do Sorraia são executadas esculturas em madeira com motosserras Stihl, cuja demonstração se reedita às 20 horas.

Após o Concurso Morfofuncional de Ovelhas de Raça Suffolk, junto à Praça de Toiros, organizado à tarde pela Associação de Criadores Suffolk (APCORS), que promove ainda a exposição de ovinos de raça Suffolk, regressam também as conversas sobre o vinho. “A simbiose entre os vinhos e a gastronomia” é o tema que Sara Barbosa explora muito oportunamente no Wine & Cork, uma vez que o chef Luís Machado inicia à mesma hora uma sessão de showcooking, ensaiando uma receita de estufado de toiro bravo.

À animação no Palco FICOR segue-se, às 22 horas, a Festa M80 no Parque do Sorraia – uma megafesta imersiva da tour de Festas M80 que promete mais surpresas ao som dos sucessos das décadas de 1970 a 1990 com os DJs da rádio num espetáculo audiovisual dinâmico e interativo.

“Color Run” este sábado em Alandroal

Alandroal acolhe este sábado, dia 27 de maio, uma “Color Run”. A iniciativa tem concentração marcada para as 17 horas, no Complexo Miguel Figueiredo Lérias.

Os inscritos terão direito a um Kit colorido, seguro e banhos.

17ª Corrida das Pontes no último dia da Feira da Cortiça

A 17.ª Corrida das Pontes, que integra a 17.ª Corrida da Família, em Coruche, realiza-se este domingo, 28 de maio, no último dia da FICOR – Feira Internacional da Cortiça de Coruche.

Esta corrida, revela a vereadora na Câmara de Municipal de Coruche, Fátima Galhardo, é “mítica para o concelho, uma vez que é o atravessamento das sete pontes que ligam à vila de Coruche”. Esta corrida conta ainda com centenas de inscrições de vários sítios do país”.

Organizada pelo Município de Coruche, com colaboração técnica da empresa Trilho Perdido, a prova principal compreende um circuito de dez quilómetros em estrada plana, a que se somam três quilómetros da Corrida da Família, destinada a todos os que desejam participar na festa desportiva pelo prazer de correr ou caminhar, sem intuito competitivo. Como habitual, está prevista uma aula prévia de aquecimento.

“Esta corrida tem como principal enfoque não só dar a conhecer as características naturais do concelho de Coruche, nomeadamente, o Montado, como também é um momento mítico para os interessados que queiram participar”, sublinha ainda Fátima Galhardo.

Com início às 10 horas, a Corrida das Pontes tem partida e chegada marcada para o Parque do Sorraia, junto ao Pavilhão Exposições de Coruche. Já a Corrida da Família inicia-se cinco minutos depois. Aos cinco e aos 7,5 quilómetros haverá abastecimento de água e, na chegada à meta, fruta e líquidos.

São oito os escalões de participação na 17.ª Corrida das Pontes – juniores (18 a 19 anos), seniores (dos 20 aos 34 anos) e seis escalões de veteranos (dos 35 anos a maiores de 60 anos) -, e cinco os prémios individuais atribuídos aos cinco primeiros das classificações gerais masculina e feminina.

Os três primeiros classificados de cada escalão recebem troféus e aos quartos e quintos classificados serão atribuídos medalhões Mas há mais: serão ainda atribuídos troféus ao atleta e à atleta mais velhos que terminem a prova, estando prevista a oferta de lembranças a todos os participantes, desde que cortem a meta. Por fim, os prémios por equipas compreendem a entrega de troféus às cinco primeiras equipas, das quais pontuam os três primeiros atletas, independentemente de escalão e sexo.

“A Viagem” apresentada em dose dupla este sábado em Montemor

No âmbito do 15º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, a companhia Mãozorra apresenta este sábado, 27 de maio, “Viagem”, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a partir das 11 horas. O mesmo espetáculo é apresentado, no Largo Machado dos Santos, pelas 21 horas.

Pelas 16 horas, a Era Uma Vez dá a conhecer a “Azinheira Sinaleira”, em Foros de Vale de Figueira.

Na Alma Box, entre as 21 e as 23 horas, é David Espinosa quem apresenta ao público “Mi Gran Obra”.

Cabrela: esperados mais de 300 participantes este domingo no III Trail da Filhós

O Trail da Filhós está de regresso a Cabrela, já este domingo, dia 28 de maio, com caminhada de sete quilómetros, e corrida, nas distâncias de dez e 17 quilómetros.

Esta prova, que vai já para a sua terceira edição, está inserida no circuito Trilhos do Montado, promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, que, ao longo deste ano, soma um total de quatro provas, segundo revela a presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins: “a passada prova na Herdade dos Hospitais, o Trail da Filhós em Cabrela, o Run Castle em Montemor e o Trail por Terras de Lavre”. Os atletas que participarem em três destas provas estão a concorrer para um prémio final.

O Trail da Filhós, à semelhança do Trilho da Filhós, a última prova de BTT realizada na freguesia, segundo Paula Martins, também vai ter prémios “para a equipa com mais participações, seja nos 17 quilómetros, nos dez ou nos sete da caminhada”. Para além de um leitão para a equipa mais numerosa, também vão haver prémios por escalões e ainda o ecosorteio, com direito a uma noite com estadia na Casa das Letras, em Cabrela.

A expectativa é que, desta feita, o número de participantes ultrapasse os 300 da edição anterior deste Trail da Filhós.

Tenistas de todo o mundo disputam mais um Montemor Ladies Open

Montemor-o-Novo volta a ser a capital do ténis feminino, entre amanhã, 28 de maio, e dia 4 de junho, com a realização de mais um Montemor Ladies Open.

Em prova vão estar várias dezenas de tenistas nacionais, como Francisca Jorge – a única portuguesa no quadro principal do torneio –, e internacionais, duas delas que integram o top 200 do ranking mundial da modalidade.

De acordo com a presidente do Clube de Ténis de Montemor, Dora Sampaio, nesta, que é já a 20ª edição da competição, está em jogo um prémio de 40 mil dólares. “O prize money passou, do ano passado, de 25 mil dólares, para 40 mil dólares”, o que se traduz num “aumento considerável do nível das jogadoras”.

Não tendo dúvidas que este vai ser um “grande torneio”, Dora Sampaio adianta que participam, nesta prova, jogadoras de todo o mundo, num total de 19 nacionalidades. “Acho que é um torneio de referência a nível mundial e não apenas nacional”, acrescenta.

Por esta ocasião, diz ainda a presidente do clube, procura-se levar as crianças das escolas, entre outros, até ao Clube de Ténis de Montemor, sendo que o torneio também “chama a atenção” dos praticantes da modalidade. “Por isso, é importante que este torneio aconteça”, remata.

O Montemor Ladies Open integra o calendário da Tour Mundial da Federação Internacional de Ténis.

Coleção Visitável da Farmácia Monte galardoada com Prémio APOM

A Coleção Visitável da Farmácia Monte, em Vila Viçosa, foi ontem, 26 de maio, distinguida com o prémio APOM, na categoria “Coleção Visitável”, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia.

A entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia ocorreu no Museu do Ar, em Sintra. Estiveram presentes na cerimónia o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, o vice-presidente, Tiago Salgueiro, e a vereadora Mónica Lobo.

Os Prémios APOM são atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia e têm como objetivo distinguir instituições museológicas e outras entidades, reconhecendo o trabalho desenvolvido e dando visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia em todo o país.

Fonte e imagens: Município de Vila Viçosa

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios apresentado em Montemor

O Parque de Exposições, Mercados e Feiras de Montemor-o-Novo acolheu na passada quinta-feira, 25 de maio, a Sessão Pública de Apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2023, onde estiveram presentes cerca de 200 pessoas, entre agentes de Proteção Civil e outros convidados.

Este evento foi promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em conjunto com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e contou com a presença dos vários agentes de Proteção Civil do Alentejo Central com responsabilidades no DECIR.

Coube ao presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, abrir a sessão, juntamente com a comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Maria João Rosado, que fez de seguida a apresentação do Plano de Operações Sub-Regional do Alentejo Central nº 01 de 2023.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Festival “anti-crise” dedicado à cerveja artesanal anima Alandroal este fim de semana

O Castelo de Alandroal volta a ser palco do festival “A Beer in the Sky”, no qual a cerveja artesanal é o principal atrativo, mas onde também não faltam petiscos e muita animação.

Descrito pelo presidente da Câmara, João Grilo, como um festival “anti-crise”, com preços “muitos atrativos”, o autarca garante ainda que o evento conhece agora uma evolução, relativamente àquilo que foi a sua primeira edição, no ano passado. “O festival evoluiu bastante em relação ao primeiro ensaio que fizemos no ano passado, está mais apelativo, envolve mais a comunidade local”, assegura.

Apesar do “susto” com a chuva que caiu durante a tarde, o autarca diz estarem garantidas todas as condições para este seja mais uma grande festa. Por outro lado, espera que todas as atividades promovidas no concelho “envolvam a comunidade, tragam pessoas de fora e dinamizem os produtos locais e regionais”. “Que sejam sempre mais um motivo para nos juntarmos todos”, acrescenta.

João Grilo lembra ainda que, ao contrário do que se possa pensar, a cerveja artesanal “não é só para alguns” e que é vendida, no caso do festival, a partir de um euro e meio.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 87 milhões

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 26 de maio, do Euromilhões, pelo que na próxima terça-feira estará em um jogo um ‘jackpot’ no valor de 87 milhões de euros.

Quatro apostadores foram contemplados com um segundo prémio, no valor de 190.665,06 euros. Houve ainda três terceiros prémios, para o estrangeiro, com o valor de 59.415,42 euros.

Três apostadores, em Portugal, num total de 31, conquistaram o quarto prémio, no valor de 1.790,94 euros.

A chave sorteada do concurso de ontem é composta pelos números 15, 25, 37, 38 e 41 e pelas estrelas 1 e 7.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.