FICOR: Festa M80 em sábado dedicado à “Tiragem da Cortiça” em Coruche

Este sábado, 27 de maio, o dia, na FICOR, a Feira Internacional da Cortiça, em Coruche, é  de homenagem à atividade da tiragem da cortiça, reconhecida em 2021 como Património Cultural Imaterial.

De manhã prosseguem no Observatório as sessões do Congresso de Encerramento do PROVERE e, ao meio-dia, no Centro de Exposições, há nova demonstração gastronómica no Espaço Showcooking. Subindo ao primeiro piso encontra-se o Espaço Crianças e Sustentabilidade, onde, das 14 às 19 horas, os mais pequenos podem usufruir de várias atividades pedagógicas e lúdicas, tais como o Playnetário – um cinema imersivo que irá deliciar os mais novos.

Entretanto, às 15 horas é inaugurada a exposição “A Cortiça na Arte Contemporânea”, de Alves Piloto, na Galeria do Mercado Municipal – uma exposição de pintura que usa a cortiça como tela para arte contemporânea impressa em 3D. Quase em simultâneo, no Auditório FICOR iniciam-se as provas de vinhos e as conversas sobre o vinho com a sommelier Sara Barbosa no âmbito do Wine & Cork, ao passo que no Parque do Sorraia são executadas esculturas em madeira com motosserras Stihl, cuja demonstração se reedita às 20 horas.

Após o Concurso Morfofuncional de Ovelhas de Raça Suffolk, junto à Praça de Toiros, organizado à tarde pela Associação de Criadores Suffolk (APCORS), que promove ainda a exposição de ovinos de raça Suffolk, regressam também as conversas sobre o vinho. “A simbiose entre os vinhos e a gastronomia” é o tema que Sara Barbosa explora muito oportunamente no Wine & Cork, uma vez que o chef Luís Machado inicia à mesma hora uma sessão de showcooking, ensaiando uma receita de estufado de toiro bravo.

À animação no Palco FICOR segue-se, às 22 horas, a Festa M80 no Parque do Sorraia – uma megafesta imersiva da tour de Festas M80 que promete mais surpresas ao som dos sucessos das décadas de 1970 a 1990 com os DJs da rádio num espetáculo audiovisual dinâmico e interativo.