Startup Montemor: Concurso de Ideias de Negócio tem oito candidatos

Encontram-se já em análise os oito projetos recebidos pela Startup Montemor-o-Novo no âmbito da 2.ª edição do Concurso Ideias de Negócio.

As candidaturas encontram-se agora em análise pelo júri, constituído pela Startup Montemor-o-Novo, Marca – Associação de Desenvolvimento Local, Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e Oficinas Do Convento.

Brevemente, serão anunciados os projetos que passam à fase seguinte: Bootcamp e Mentorias.

ABITS: Warm Up esta quinta-feira na Praia Fluvial de Azenhas d’El Rei

Cervejas artesanais e petiscos regionais são os ingredientes chave da segunda edição do festival A Beer in the Sky (ABITS), que tem início amanhã, sexta-feira, 26 de maio, no Castelo de Alandroal.

No entanto, de forma iniciar este festival, ao início da noite desta quinta-feira, 25 de maio, decorre um Warm Up, na Praia Fluvial de Azenhas d’El Rei, que segundo revela o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, “assume-se como um aquecimento para o festival, onde não faltará animação musical com Dj’s convidados, nem a cerveja e alguns petiscos, neste local bastante agradável”.

O Warm Up tem início marcado para as 19 horas.

Primeiro Hospital de Campanha Europeu na rubrica “Espaço Europa”

Para todas as questões ligadas a uma situação de emergência, seja por razão humana ou catástrofe natural, a União Europeia tem um mecanismo de Proteção Civil que atua em equipas para ajudar.

Para reforçar a capacidade de resposta, está a ser desenvolvido o primeiro hospital de campanha europeu e Portugal é um dos oito países que integram o projeto.

O hospital de campanha vai ser o maior da Europa e um dos mais avançados a nível mundial e vão ser criadas equipas médicas com serviços cirúrgicos e de diagnóstico, mas também cuidados especializados de apoio à maternidade e à saúde mental.

O primeiro hospital de campanha europeu é o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir, no podcast abaixo:

Exposição “Ser Marioneta” para visitar no Curvo Semedo até 4 de junho

No âmbito do XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, a exposição “Ser Marioneta” está patente e disponível para visita no Cineteatro Curvo Semedo, desde ontem, 24 de maio, e até ao próximo dia 4 de junho.

“Ser Marioneta” é um projeto do coletivo A.C.A.S.O. – Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original, que circulou pelo país entre 2009 a 2011 e que, em 2023, numa passagem de testemunho à Alma d’Arame, entra num novo ciclo de existência.

Esta é “uma viagem ao universo fantástico da Marioneta, partindo à sua descoberta enquanto forma de arte, instrumento de comunicação mágico e intemporal. A exposição, dividida em núcleos, apresenta três tipologias de marionetas, segundo o método de manipulação – de fio, de luva e de vara – recorrendo a exemplos que simultaneamente ilustram diferentes possibilidades de movimento e de utilização de materiais.

O processo construtivo e a demonstração de algumas fases desse processo são também abordados, não de forma exaustiva, mas apontando sobretudo para algumas potencialidades específicas dos materiais aplicados, segundo diferentes opções técnicas e estéticas. É proposto aos visitantes que completem a viagem a este universo, através de uma visita guiada, e que construam a sua própria marioneta nos ateliers.

O Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo é uma coprodução da Alma d’Arame e do Município de Montemor-o-Novo.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

“Palomar” no arranque XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor

Foi com o espetáculo “Palomar”, da companhia francesa Pensée Visible, que teve início esta quarta-feira, 24 de maio, no cineteatro Curvo Semedo, a 15.ª edição do Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, numa coprodução da Alma d’Arame e do Município de Montemor-o-Novo.

“Palomar” tem a interessante curiosidade de ser um espetáculo encenado pela portuguesa Raquel Silva, que assim teve a feliz oportunidade de o apresentar, pela primeira vez, em português.

Este é um espetáculo de teatro de papel baseado no livro homónimo de Italo Calvino, sendo o primeiro espetáculo criado do encontro entre Raquel Silva com Alessandra Solimene, Daniela Cattivelli e Elisabetta Scarin.

No final do espetáculo, o público que praticamente esgotou este primeiro momento do Encontro Internacional de Marionetas, foi convidado a conhecer os bastidores e segredos desta peça, num momento de proximidade entre público e artistas.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Serão no Centro Cultural da Maia animado pelo duo Leemar

O Centro Cultural da Maia acolheu o Ciclo da Primavera ’23, promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, na noite do passado sábado, 20 de maio.

Foi aí que o duo Leemar teve o seu primeiro espetáculo inserido no Ciclo, perante uma plateia que se deixou envolver pela animação de alguns dos temas mais reconhecidos da música popular portuguesa.

Com voz de Francisco Martins e acompanhamento de José Liaça no teclado, os Leemar serão praticamente “residentes” neste Ciclo, seja com ou sem banda.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Primeiro dia da FICOR dedicado ao “Conhecimento e Inovação”

A 15ª edição da FICOR, Feira Internacional da Cortiça, tem início esta quinta-feira, 25 de maio, em Coruche, onde decorre até domingo, dia 28.

O certame, que se caracteriza também por divulgar, partilhar e debater temas relativos à investigação e à inovação, à valorização turística e à animação territorial do montado, nomeadamente projetos desenvolvidos no âmbito da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, inicia-se no Observatório com a abertura da reunião anual do “Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça” por João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas. Encerrada a reunião, João Paulo Catarino torna a estar presente no púlpito, acompanhado por Francisco Oliveira, presidente da Câmara de Coruche, para a abertura do Congresso de Encerramento do PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” 2021-2023, que se inicia com reunião do Conselho Geral do Centro de Competências.

Às 18 horas, no Pavilhão Multiusos, é oficialmente inaugurada a FICOR no Centro de Exposições. O dia inaugural é preenchido por múltiplas atividades e iniciativas dispersas pelo Parque do Sorraia e pelo Centro de Exposições, como demonstrações de tiragem de cortiça à falca ou a visita à plataforma de transação de cortiça, organizada pela Associação de Produtores Florestais de Coruche (APFC), mas é ao final da tarde que o espaço Wine & Cork é inaugurado pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos com a degustação de sabores do montado e dos melhores vinhos da região.

Sucedem-se mais duas inaugurações, do espaço Crianças e Sustentabilidade, no primeiro piso do Centro de Exposições, e do espaço Artesanato e Produtos Locais, no Parque do Sorraia. A noite está guardada, às 22 horas, para o concerto do grupo Monda, que condimenta com guitarras, teclados e contrabaixo canções com sabor a Alentejo.

FICOR de regresso a Coruche esta quinta-feira

A 15ª edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, este ano subordinada às temáticas
do Ano Europeu das Competências, realiza-se em Coruche, entre esta quinta-feira, 25 de maio, e domingo, dia 28.

O programa, repleto de eventos temáticos, culturais e até gastronómicos que abrangem seminários, espetáculos e exposições, alia ainda conferências e debates a desfiles de moda, concertos, artesanato ou provas de vinho no espaço Wine & Cork.

Aos concertos de Monda e Beatriz Rosário somam-se o desfile de moda Coruche Fashion Cork, a exposição de pintura “A Cortiça na Arte Contemporânea”, de Alves Piloto, o Playnetário no Espaço Criança e Sustentabilidade, a arrasadora Festa M80 ou, no último dia de FICOR, a Corrida das Pontes e da Família.

Valorizando o montado de sobro como nicho ecológico e económico de valor inestimável e reforçando a liderança internacional de Portugal no setor, a FICOR abre novamente uma janela de Coruche para o mundo, assumindo-se como certame internacional capaz de reunir os principais atores da fileira do sobreiro e da cortiça. Porque Coruche é Capital Mundial da Cortiça.

São incontáveis os motivos de interesse da maior feira de cortiça do país, que reúne expositores, produtores, transformadores e agentes económicos nacionais e estrangeiros da fileira no Centro de Exposições e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, reservado para conferências e debates.

A forte aposta do Município na FICOR mantém-se, como “reflexo do trabalho desenvolvido em prol da fileira da cortiça”, afirma Susana Cruz, vereadora da Câmara de Coruche. “É legítimo que, sendo Coruche a Capital Mundial da Cortiça, seja este o local privilegiado para realizar e acolher o único certame nacional dedicado ao recurso natural da cortiça”, observa a vereadora, assumindo que, em 2023, Ano Europeu das Competências, a FICOR representa também “um investimento acrescido, mais eficaz e inclusivo na formação e na melhoria de competências”. “Queremos aproveitar todo o potencial da mão-de-obra e adequar as aspirações e as competências das pessoas às oportunidades no mercado de trabalho, em particular no respeita às transições ecológica e digital, bem como à recuperação económica”, acrescenta.

O programa completo para consultar aqui.

“Sopa da Pedra” e “Cheiro dos Velhos” esta quinta-feira no Encontro de Marionetas

Esta quinta-feira, dia 25 de maio, no âmbito do 15º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, a Trava Línguas apresenta “Sopa da Pedra”, às crianças do ensino pré-escolar, na Sociedade Carlista, pelas 10h30.

O mesmo espetáculo é apresentado às crianças do 1º ciclo, pelas 14h30, também na Sociedade Carlista.

Pelas 21h30, o Grupo Cultural de Teatro do Mindelo (Cabo Verde) sobe ao palco do cineteatro Curvo Semedo com “Cheiro dos Velhos”. A sessão é destinada ao público em geral.

O programa completo:

GNR: incêndio urbano em Montemor entre as ocorrências desta quarta-feira

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, 24 de maio, na sua área de responsabilidade, seis acidentes de viação, sendo cinco colisões e um despiste, dos quais resultaram uma vítima mortal e danos materiais.

A GNR registou também ontem dois incêndios: um urbano, em Montemor-o-Novo, tendo ardido um fogão e parte de um exaustor; e outro em veículo, na Azaruja, concelho de Évora, tendo ardido uma retroescavadora.

No âmbito criminal, os militares registaram nove ocorrências, sendo quatro crimes contra as pessoas, três contra o património e dois contra a vida em sociedade.

Foram ainda detidas duas  pessoas em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez.

No âmbito contraordenacional, foram registadas 35 infrações à legislação rodoviária.

Bombeiros de Montemor têm Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais

Teve início, a 15 de maio, em todo o país, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Até final do mês, explica o comandante dos Bombeiros de Montemor, Hugo Ventura, a corporação está empenhada, para fazer face a qualquer ocorrência, ao nível dos incêndios florestais, com uma equipa de cinco elementos e um carro de combate a incêndios e uma equipa de apoio logístico, formada por mais dois operacionais e um autotanque.

Estas equipas, em permanência, “24 horas por dia”, poderão vir a ser reforçadas, explica o comandante, “com o decorrer do verão e as várias fases do DECIR”, até 15 de outubro.

Assegurando que a corporação consegue dar uma resposta pronta às ocorrências que vão surgindo, Hugo Valente explica ainda que os elementos das duas equipas de intervenção permanente dos Bombeiros de Montemor poderão também vir a intervir no combate aos incêndios.

De recordar que o financiamento permanente do Estado aos corpos de bombeiros, no que diz respeito ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais passa, este ano, dos 29,7 milhões de euros para 31,7 milhões.