Exposição “Ser Marioneta” para visitar no Curvo Semedo até 4 de junho

No âmbito do XV Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, a exposição “Ser Marioneta” está patente e disponível para visita no Cineteatro Curvo Semedo, desde ontem, 24 de maio, e até ao próximo dia 4 de junho.

“Ser Marioneta” é um projeto do coletivo A.C.A.S.O. – Associação Cultural e Artística de uma Sociedade Original, que circulou pelo país entre 2009 a 2011 e que, em 2023, numa passagem de testemunho à Alma d’Arame, entra num novo ciclo de existência.

Esta é “uma viagem ao universo fantástico da Marioneta, partindo à sua descoberta enquanto forma de arte, instrumento de comunicação mágico e intemporal. A exposição, dividida em núcleos, apresenta três tipologias de marionetas, segundo o método de manipulação – de fio, de luva e de vara – recorrendo a exemplos que simultaneamente ilustram diferentes possibilidades de movimento e de utilização de materiais.

O processo construtivo e a demonstração de algumas fases desse processo são também abordados, não de forma exaustiva, mas apontando sobretudo para algumas potencialidades específicas dos materiais aplicados, segundo diferentes opções técnicas e estéticas. É proposto aos visitantes que completem a viagem a este universo, através de uma visita guiada, e que construam a sua própria marioneta nos ateliers.

O Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo é uma coprodução da Alma d’Arame e do Município de Montemor-o-Novo.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo